A Nossa Clínica

A Vetcondeixa, fundada em 30 de Dezembro de 1990, localiza-se em Condeixa-a-Nova, dispõe de generosas instalações, moderno equipamento e sofisticados meios auxiliares de diagnóstico.

Disponibiliza um horário de atendimento alargado, (de segunda a sexta da 10:00h as 13:00h e das 15:00h as 20:30h e aos sábados das 10:00h as 13:00h e das 15:00h as 18:00h) e uma equipa de profissionais atenta às necessidades dos clientes que nos visitam.

A nossa essência é a prestação de um serviço de excelência ao nível dos cuidados médicos de animais de companhia.

sábado, setembro 30, 2006

A Hora da Papinha do Baby

Duas voluntárias agarram o baby Baleia-Piloto e a Paula (bióloga responsável do turno) orienta o tubo até o estomago do bebé

Aqui vemos o "Nazaré" a receber o seu leite pelo tubo, operação que se repete cada três horas

O baby Globicephala melas é entubado de três em três horas e recebe cerca de quase dois litros de alimento em cada entubação que inclui 800gr de arenque, 100gr de lulas, 130 gr de leite próprio para bebés cetáceos, vitaminas, aminoácidos, minerais, antibióticos, etc, numa mistura resultante da experiência de muitos delfinários por esse mundo fora. As informaçõe obtidas via e-mail na sua maioria, que ajudaram a "construir" essa miraculosa fórmula, vêm confirmar a grande solidariedade que existe entre os técnicos que trabalham em reabilitação de cetáceos, revelando uma grande abertura, não escondendo nenhuma ideia nem conhecimento, em prol do desenvolvimento da ciência e da recuperação dos cetáceos, contrariando alguma egoísmo e tacanhez que existem ainda nalguns sectores científicos. À medida que os trabalhos avançam, as informações sobre as análises sanguíneas, alimentação, medição, monitorização da respiração e comportamento, aspecto e volume das fezes, etc, etc, são enviados para diversos técnicos (veterinários, biólogos, etc) do globo que analisam as informações e ajudam com as suas sugestões. Neste momento são unânimes em considerar que se está a fazer um bom trabalho e um ciêntista de renome disse no seu último email :"Excellent case management thus far!"

A bem do Baby :o)

A Bem dos Animais.

A Biodiversidade do Dia

O Piruças deu um grande susto à dona quando foi atropelado à porta da casa, mas não foi tão grave como parecia, e agora está a recuperar da fractura resultante.
A Bidu veio de rotina para controlar a otite que está quase debelada; mas todo o cuidado é pouco por isso mais um tempinho de terapêutica não vá se tornar numa doença crónica.

O Kinkas a vender saúde com a dona sempre por perto a dar-lhe festinhas e protecção, foi desparasitado e vacinado.


O Apolo que adora ingerir substâncias estranhas à sua alimentação normal, apresentava uma ligeira gastroenterite e uma otite unilateral, contudo estava super activo e feliz. Foi medicado e depois volta para controle.



O Bidu foi visto no domicílio; apresentava uma infecção urinária e os donos queixavam-se que ele urinava pela casa toda a descontrolo. Medicado vai voltar a fazer chichi no sítio. Boa Bidu!

sexta-feira, setembro 29, 2006

Mimosa dá à Luz esta manhã

Após o parto a Mimosa lambe-me as mãos


o vitelo segundos após o nascimento

logo após ter limpo as vias respiratórias e tê-lo estimulado friccionando um pano

auscultando o vitelo e constatando o seu saudável estado


Acordei estremunhado com o telefonema da minha colega anunciar-me que teria de me por a caminho o mais depressa possível porque havia uma vaca, a Mimosa, estava em trabalho de parto, com dificuldades em dar à luz. Meio ensonado ainda molhei a cabeça para me aperceber quem eu era, vesti-me quase tão rápido como o super homem e parti para Casal de Azenha, algures em Condeixa-a-Nova. Quando cheguei já todos estavam à minha espera e depois das habituais perguntas para me aperceber da situação e de pedir um balde com água morna iniciei os trabalhos...de parto na vaca. A Mimosa tinha uma certa inércia nas contracções uterinas e com a ajuda de medicamentos e de manobras obstétricas fizemos sair o lindo e saudável vitelo de mãe frísia e pai charolês (que veio via inseminação artificial). Após a alegria geral causada pelo nascimento do vitelo, meti-me na pick-up e parti para casa tomar um bom banho porque é quase impossível fazer um parto sem ficar com as calças e a t-shirt todas ensanguentadas, mas com um sorriso enorme e melhorado ainda com o Sting no leitor de cds. Há manhãs em que vale a pena sermos acordados de rompante. Parabéns Mimosa!!

O Filme do Baby


Baby Globicephala Melas (Pilot Whale)
Vídeo enviado por Salvadorvet
O Baby Globicephala melas está a progredir a olhos vistos, a engordar e a crescer. Hoje estou manifestamente mais feliz depois de saber os resultados das análises do sangue que colhemos de manhã: está tudo a melhorar e o nosso bebé está a ganhar a infecção respiratória por 10 a 0!

quinta-feira, setembro 28, 2006

Contra As Farpas Marchar, Marchar!!!



Abaixo está a carta que enviamos à Super Bock em protesto contra o patrocínio de uma tourada em Almeirim. "Mesmo na noite mais triste/.../Há sempre alguém que resiste/ Há sempre alguém que diz não"; e tu também podes ser esse alguém enviando a tua indignação para info@superbock.pt e servidaarigor@superbock.pt.
Exmºo Srs

Muito sinceramnete, eu sempre preferi a Super Bock à concorrência, mas há valores que valem muito mais que a minha preferência. Lamentavelmente deparei com as fotografias que anexo no e-mail e que deixaram a mim e aos meus colegas, profundamente chocados. A vossa marca sempre se apresentou dinâmica, jovem, progressista, patrocinando festivais de juventude e alegria, de repente, em nome de umas quantas vendas não muito importantes, e como se está a ver, pela negativa, patrocinaram a tourada na praça de touros de Almeirim do pasquim tauromafioso "Olé".??!!! Num Mundo em que se debate o aquecimento global, o bem estar dos animais, o desenvolvimento sustentado, o combate à exclusão, em que na maioria esmagadora dos países europeus é proibida a tourada e os direitos dos animais estão na ordem do dia, a Super Bock apresenta-se às arrecuas, apoiando um divertimento mórbido, cruel, covarde, doentio e retrógrado. Espero que expliquem como isso aconteceu, porque se é essa a política da Super Bock, decerto que umas quantas garrafas vão ficar nas prateleiras e farei com todas as minhas forças uma campanha contra a vossa atitude. Desculpem a minha sinceridade, mas já estou farto de tratar com luvas de algodão quem se diverte a ver a espetarem farpas nas costas de seres vivos completamente indefesos e encurralados.
Salvador St.Aubyn Mascarenhas
Médico Veterinário nº 1824 O.M.V.
http://www.vetcondeixa.pt/
Coimbra, Portugal

quarta-feira, setembro 27, 2006

As Férias do Gato Martim




O gato Martim fez férias na Vetcondeixa na companhia das duas gatas que estavam à espera de serem adoptadas, como postamos anteriormente. Hoje o dono veio buscá-lo e ele demonstrou o à vontade que caracterizou este seu tempo aqui, pavoneando entre as diversas divisões, subindo as escadas e galgando as estantes na companhia das duas gatas lindas de morrer. As fotografias testemunham o divertimento felino que caracterizaram estes dias na vida dele. Hasta Martí.

Notícias do Nazaré

A natação lateral permite ao baby espreitar o que se passa acima do nível da água

A pedir miminhos quando se põe de costas

A mostrar a barriguinha e claro, a pedir festinhas


O leite do menino (o seu peso vale quase ouro), que é administrado com o auxílio das seringas por entubação de três em três horas

O Nazaré está a prosseguir a sua caminhada crescendo e engordando, lutando contra a infecção que lhe assalta as vias respiratórias, mas vencendo as etapas dia-a-dia numa luta corajosa. Há dias quando era entubado (de três em três horas) para receber a sua alimentação, começou succionando vigorosamente os dedos da Marisa (bióloga responsável do team) enquanto recebia o alimento pelo tubo. Temos reparado, que começando a aproximar a hora da entubação (cerca de dez minutos), o Nazaré começa alegremente a vocalizar com estalidos e assobios perto da zona onde é entubado. Por vezes ele também se irrita com as manipulações e logo após ser solto vai-se queixar a uma das paredes da piscina emitindo sons característicos da sua irritação. Adora ser massageado na barriguinha que ele expõe para ser agraciado pelas carícias humanas. Até já. :)

As Gatinhas Já Têm Lar :)


Boas Notícias!! As gatinhas já foram adoptadas.
Apesar de irem para lares separados, não obsta que não se visitem e relembrem a sua passagem pela Vetcondeixa, na companhia de cães e de outros gatos que estavam hospitalizados. Vamos ficar com saudades das suas turras e ronronadelas, desculpando-as sempre das tropelias resultantes da idade do crescimento e da descoberta.

segunda-feira, setembro 25, 2006

Voluntários Precisam-se!!!


Precisamos urgentemente de voluntários para acompanharem o bebé Baleia-Piloto, para que seja monitorizado 24/24 h nas suas funções vitais, e além disso precisa de ser estimulado quase que permanentemente com muitos miminhos, de forma a minimizar a ausência dos seus pares.
É uma experiência inolvidável interagir com um bebé Globicephala melas, além de ser gratificante poder contribuir para ajudar a natureza desregulada pelas políticas dos homens. Quem tiver boa disposição contacte o Jorge (biólogo e um dos responsáveis do team) pelo 917 833 834 e traga roupa quente e saco cama (se pernoita). Os turnos são de 8 horas; das 0h às 8h, das 8h às 16h e das 16h às 24h. A paparoca e o alojamento são por conta do baby :)

quarta-feira, setembro 20, 2006

Protesto


Manifestamos a nossa indignação ao programa da Fátima Lopes em que apoia as touradas e o toureio, porque estaremos sempre junto dos animais que sofrem e contra toda a pseudo cultura que apoie essa barbárie. Junto o email que enviamos. Se quiser manifestar a sua indignação envie para fatima@sic.pt, atendimento@sic.pt


Exmª Srª Fátima Lopes
Escrevo-lhe para manifestar a minha indignação perante a promoção que o seu programa faz às touradas e ao toureio, e, em particular, Chibanga, o primeiro toureiro africano. Eu como ser humano, depois como médico veterinário e também africano, sinto-me profundamente indignado com esse propósito. Tenho de lhe confessar que a tenho como uma pessoa de bem que quer fazer algo sacudindo a indiferença perante as injustiças do mundo, por isso peço-lhe que não apoie nunca aqueles que fazem sofrer os animais, manchando inexoravelmente a sua imagem. Não há tradição cultural que possa desculpar o sofrimento de seres indefesos para o gáudio de uma pseudo cultura egoísta, que é a mesma que apoiava nas arenas romanas a carnificina das feras nos cristãos.

Pelos Animais

Salvador St.Aubyn Mascarenhas
Médico Veterinário nº 1824 O.M.V.
Coimbra - Portugal
www.vetcondeixa.pt

domingo, setembro 17, 2006

Gatinhas Procuram Lar



Apareceram no meio da rua, debaixo dos carros no estacionamento ao pé da clínica. Estavam famintas, parasitadas, pulguentas, sujas, magras, hipotérmicas, hipoglicémicas. Prontamente aquecidas, alimentadas, desparasitadas e mais tarde banhadas, estas duas lindas gatinhas que serão lindas gatas de assobiar procuram um lar para a vida. Ronronam e dão turras. Quem quer? Contacto 239 945 057 ou 969 032 126 ou pelo email salvador@vetcondeixa.pt.

Ajudar a Salvar Um Golfinho Bebé

A bebé Globicephala melas nas instalações da SPVS

Algumas baleias-piloto no mar dos Açores

Baleias-piloto adultas a mergulharem no mar.

A bebé Baleia-Piloto em recuperação nas instalações da SPVS


No dia 27 de Agosto arrojou um golfinho bebé, com cerca de 1,7mt, da espécie Baleia-Piloto na praia da Nazaré , de sexo masculino, baptizado com o nome de "Nazaré" e de cerca de um mês de idade. Terá perdido a mãe por circunstâncias desconhecidas. Apesar do nome "baleia" é uma espécie de golfinho que medirá cerca de 7 metros na idade adulta e que tem um tempo de amamentação de cerca de 20 meses.

Ponderadas as graves questões da impossibilidade estatística em recuperar um cetáceo bebé, os técnicos da Sociedade Portuguesa da Vida Selvagem lançaram mãos à obra procurando a melhor fórmula para o "leite" do bebé, contactando meio mundo (literalmente) até conseguirem a melhor mistura à necessária alimentação cuidada. A seu tempo também cogita-se como ensinar um bebé a aprender a sobreviver no seu ambiente natural após a sua recuperação, não estando junto dos seus pares para haver uma aprendizagem e socialização adequadas, isso porque o objectivo final será sempre o da sua devolução à natureza.

A situação é inédita na Europa!! Mas o facto é que decorrido todos esses dias o bebé está no Centro de Recuperação da S.P.V.S. a recuperar bem, a ganhar peso, a nadar com destreza e a brincar; exceptuando alguns achaques naturais do crescimento ele continua a sua caminhada que resulta da batalha dia-a-dia devido à delicadeza da sua reabilitação.

Apesar de ser muito difícil levar essa árdua tarefa a bom porto, os membros da equipa de recuperação do "Nazaré" têm trabalhado afincadamente dia e noite, com um apoio extraordinário dos técnicos de outros centros de recuperação nacionais e estrangeiros, através de conselhos e sugestões resultantes da sua experiência acumulada. Todos são unânimes em afirmar, apesar das graves dificuldades relacionadas com ops parcos meios disponíveis pela SPVS, que este trabalho têm sido extraordinário, e quem o diz são técnicos de renome internacional nessa área.

A Vetcondeixa tem o orgulho de fazer parte da equipa multidisciplinar que tem acompanhado o golfinho bebé, ajudando a avaliar as análises sanguíneas regulares, bem como na assistência médica em colaboração com outros elementos da equipa.

Muitas pessoas têm sacrificado o seu tempo para poderem ajudar nos turnos 24/24H junto do baby Globicephala, mas para além dessa preciosa ajuda é preciso pagar as análises, a alimentação, os filtros, os medicamentos, os equipamnetos dispendiosos e essenciais para a recuperação do bebé, etc, etc, sendo uma conta que não pára de crescer devidos aos parcos apoios financeiros disponibilizados para a protecção da natureza. Por isso a SPVS necessita de apoio financeiro urgente para poder ajudar o bebé a recuperar e a voltar ao oceano. Ajudem o bebé.