A Nossa Clínica

A Vetcondeixa, fundada em 30 de Dezembro de 1990, localiza-se em Condeixa-a-Nova, dispõe de generosas instalações, moderno equipamento e sofisticados meios auxiliares de diagnóstico.

Disponibiliza um horário de atendimento alargado, (de segunda a sexta da 10:00h as 13:00h e das 15:00h as 20:30h e aos sábados das 10:00h as 13:00h e das 15:00h as 18:00h) e uma equipa de profissionais atenta às necessidades dos clientes que nos visitam.

A nossa essência é a prestação de um serviço de excelência ao nível dos cuidados médicos de animais de companhia.

quarta-feira, novembro 29, 2006

Quatro Bebés, Sempre Bebés :)

A Fofinha muito tímida veio fazer as suas primeiras vacinas e testes e desparasitações, e a dona que é médica estava muito preocupada com os parasitas que ela tinha libertado, mas tranquilizamo-la dizendo que nãpo passavam para as pessoas, mas ela foi agora devidamente deparasitada e prescrevemos depois repetição daqui a 15 dias, Daqui a um mês ela volta para completar o seu programma vacinal.

A Preta está óptima e veio fazer as suas vacinas e etestes anuais. Tudo estava bem e tudo acabou em bem. Para o ano há mais. :)


O Romeu está com uma diarreia crónica daquelas complicadas de controlar. Pelo esfregaço da fezes detectamso alguns ovos d eparasitas e muitas bactérias, o que poderá ser uma situação de sobrecrescimento bacteriano instestinal devido a uma mudancça alimentar brusca. Devidamente medicado, esperamos boas notícias breves.


A Minnie é muito pequenina e fofinha. Está com uma crise de vómitos e estava um pouco desidratada. Recolhemos sangue para algumas análises e ela foi posta a soro. Amanhã após os resultados do laboratório ficaremos a saber o que ela tem. O rx do tracto instestinal deu negativo a corpos estranhos, o que era uma das suspeitas da nossa lista diferencial. Amanhã damos mais notícias. Logo após ela receber algum fluido começou a ficar mais activa e já latia aos nossos avanços para ausculta-la. :)
Pelos Animais

O Baby e as Escadas



O baby Globy Nazaré afeiçou-se de maneira tão intensa à escada azul da sua piscina em Quiaios que decidiu-se levar as escadas para Lisboa (Zoo) com ele. O certo é que antes das escadas terem sido montadas ele estava aflito a nadar de um lado para o outro e a emitir sons de aflição. Logo que ouviu o ruído típico do montar das escadas nadou rapidamente para debaixo dela, permanecendo por baixo dela o tempo todo, o que ainda acontece quando não está a brincar ou a nadar. Parece ser uma espécie de mãe que lhe dá protecção e segurança. Todas as vezes que tentaram retirar as escadas redundaram em momentos de aflição e de vocalizaçâo desesperada, bem como dele se atirar de cabeça contra as paredes, por isso resolveu-se não retirar as ecasdas até que ele esteja adaptado á nova casa e encontre novos objectos ou pessoas de interesse.

Boas Notícias do Baby



O baby Globy já está no Zoo de Lisboa. Como tinhamos noticiado o transaporte deu-se na semana passada, com alguns sustos, que implicaram uma paragem numa estação de serviços, mas tudo acabou por correr bem. Para o seu transporte utilizou-se uma caixa de água e uma maca onde ele ia suspenso. Durante todo o percurso tivemos escolta da brigada de trânsito que foi providencial na altura da passagem pela segunda circular em Lisboa, abrindo caminho sem paragens até o Zoo. Ficamos esta semana no Zoo a dar apoio e a trasnmitir as sensibilidades e especificidades que aprendemos nestes meses de contacto com o baby Globy à nova equipa que tomou conta dele, por isso a minha ausência do blog. Ele foi colocado numa piscina ampla e transparente, que decerto irá facilitar a sua recuperação. Na próxima sexta vou visita-lo e prometo noticias e filmes frescos.

Acidente Macabro





Ontem pelo fim do dia fomos chamados de urgência por um nosso cliente, que nos dizia que um carro tinha arrastado um cão e que este estava preso por baixo do motor e que o trânsito estava interropido por causa disso. Muni-me de analgésicos e tranquilizantes e de uma maca e saí disparados a pé para o local, porque era mesmo ao lado da clínica. O pobre cão estava debaixo do carro e gania sempre que o dono entrava no carro tal o aperto em que encontrava . Com a ajuda de um macaco elevou-se o carro um pouco mas constatamos que tinha a pata presa dentro do motor, por isso teriamos de o elevar mais, então vieram os Bombeiros de Condeixa-a-Nova que deram provas de grande humanidade ao emprenderem todo o esforço para me ajudarem a retirar o pobre animal da prisão em que se encontrava. Enquanto as operações se realizavam a GNR teve de interromper o trânsito. Depois de elevarem o carro com alguns barrotes, tranquilizamo-lo e anestesiamo-lo de modo a manobrar o braço e solta-lo da sua prisão. Depois o cão foi colocado na maca e transportado para a clínica. Pelo meu espanto não detectei nenhuma fratura do braço, mas sim de duas costela, o que não era muito grave e algumas escoriações resultantes de ter sido arrastado. Hoje já se levantou da jaula e passeou comigo dentro da clínica e comeu, e ainda lambeu-me a face :) Ps. Ainda não apareceu o dono.

Pelos Animais

Gatinho Atropelado e Abandonado Nestes Dias


Mais um gatinho que foi atropelado e abandonado à sua mercê. Neste caso foi deixado à chuva e ao frio no relento destes dias intempestivos. Com a fractura exposta na pata posterior esquerda e a cauda toda despedaçada, calculamos que tenha estado uns 3 dias agonizando, pelo estado que as lesões apresentavam (a cauda e a pata esquerda podres, cheias de larvas e o gatinho quase que expirando sem pingo de sangue). Ao ser socorrido, primeiro tratamos de rehidratá-lo e só hoje já estava em condições de ser submetido à cirurgia para lhe amputarmos a pata e a cauda gangrenados. Já come e esperamos que recupere rapidamente. É fabulosamente fofo como podem testar pelas fotos, apesar de estar ainda meio sonolento devido às drogas analgésicas que lhe demos durante a cirurgia porque sofrer não é preciso num bebé tão lindo. Está à procura de um dono que o faça esquecer todas as agruras por que passou. :)



Pelos Animais

quarta-feira, novembro 15, 2006

Baby Talk 2



Mais imagens do nosso amigo "Nazaré" que muito em breve irá viver em instalações mais alargadas e com melhores condições e onde terá interacção com outros cetáceos, proporcionando-lhe um desenvolvimento mais harmonioso. Aqui observamos a sua riqueza vocal.

Acidente do Simba

O Simba foi atropelado à porta de casa e chamados de urgência, tranportamo-lo de imediato para a clínica onde foi asssitido e depois de ecografias e rx só foi detectada uma fractura do rádio e da ulna. Após os tratamentos o Simba foi transportado para casa e voltará daqui a 15 dias para controle radiológico do calo ósseo para vermos se corre tudo bem.




Pelos Animais

Puzzle

O Patusco está a recuperar de uma infecção grave que lhe causou uma diminuição das plaquetas (elementos importantes do sangue para o controle das hemorragias) e já está com um nível normal das plaquetas nas últimas análises efectuadas. Apesar da sua boa recuperação ainda vai continuar com a terapêutica e controle através de análises até que o perigo de uma recaída tenha passado :)

A Bonny veio à tosquia, preparando-se para a muda da estação com um pêlo mais sedoso e brilhante pareando com a sua alegria de viver testemunhado pela fotografia dela junto à dona.


A Princesa veio fazer as suas vacinas e testes anuais, portando-se à altura do seu nome enfrentando corajosamente às picas anuais que a vão proteger de algum micróbio que atravesse no seu caminho.

gato sem nome
O Mancha é uma delícia e o dono agarra-o com o corpo e alma. Está ainda no seu programa de vacinas de bebé porque de pequeno se protege o menino, para que continue o seu caminho de cachorro a cão a dar alegrias ao seu dono responsável.

Paco é aind amuito bebé, e apesar de pequenino já tem 1,5 meses e veio fazer a sua primeira vacina, e teve como companhia a Ratinha que veio na sua caixinha fazendo jus à inseperabilidade dos dois. Abaixo está a Ratinha :)


Ratinha



A Fyona é uma Golden de gema e com coragem de leoa. Durante todos os procedimentos ela não tugiu nem mugiu e não teve nenhum pudor em me dar uma lambidela no fim das picas e recolhas de sangue para análises de rotina.

Juca, O Gatinho


juca
Colocado por Salvadorvet


O Juca é um delicioso gatinho de cerca de dois meses que foi à sua primeira consulta na Vetcondeixa e registamos a relação que teve logo no primeiro encontro com a nossa assistente. Degustem a fofura das imagens!!

História Triste de Raposas



Uma mãe raposa mais três filhotes foram apreendidos pela CEPNA a um indivíduo perto de Lisboa que os tinha preso numa caixa miserável, onde o espaço exíguo levava a que misturassem a comida com excrementos. O cativeiro das lindas raposas teria o provável objectivo de abatê-las e depois tirar as suas peles!! Agora estão nas instalações da SPVS a serem adaptados à vida livre e serão soltos já na proxima semana para a natureza de onde nunca deveriam ter sido roubados. Há crimes que deveriam ter penas mais pesadas, porque a actual legislação não evita a reencidência; basta dizer que esse criminoso preverica pela quinta vez, porque a punição habitual são multas que são largamente compensadas pelo crime!

Vet talk

A Zara veio com vómitos e dor na zona abdominal com mal estar e falta de apetite, que estava relacionado com mudança brusca na sua alimentação. Medicada melhorou em poucos dias e a dona que a adora e correu com ela para a clínica aos primeiros sintomas já nos telefonou a dizer que ela já estava bem. :)
A Raquel (a dona) e a Luna formam um óptimo par. A felina anda atrás dela por toda a casa e até partilham as sestas ronronadas. A Luna veio completar o seu esquema vacinal protegendo-a contra as doenças mais comuns dos felinos.


O Skipy é um felino muito especial e esteve muito doente e agora já está a recuperar a sua antiga forma. Veio à uma consulta de controle que confirmou a sua recuperação e não se pode dizer que não tenha sentido de pose fotográfica.:)

O Kiko veio para o controle de uma enorme corte que tinha na pata posterior de origem desconhecida, e depois de retirados os pontos de uma cicatrização impecável daqui a dois dias ele já não precisa de usar o colar, satisfazendo uma ansiedade dele e das donas.

Este é o Morcego, um lindo gato que foi tirado da rua pelo célebre Valdemar e que já arranjou dono para o gato. Veio à clínica para ser submetido à uma pequena intervenção de extracção de um dos caninos, porque quando foi apanhado, já tinha uma fractura do maxilar já ossificada, o que provoca uma má oclusão dos dentes, fazendo que um dos caninos perfurasse o céu da boca ao fechá-la. Resolvida a questão o nosso amigo Morcego volta para a casa do novo dono e pode fechar a boca sem ter medo de se magoar. :)


A Lola veio para ser submetida a uma ovarihisterectomia (OVH) que significa extrair o útero e os ovários, o que faz que ela já não tenha mais cios e por conseguinte impede gravidezes indesejadas e animais abandonados. Pertencente a donos conscientes e responsáveis, ela acorda sem dor após a cirurgia e esta foto capta o momento em que ela regressa á casa.

terça-feira, novembro 14, 2006

Em Consulta

O Panchito na sua visita anual mostrou-se muito reservado e preferiu ser fotografado na sua transportadora, apesar de em casa ser um gato muito solto e brincalhão. Percebemos que há dias que não há paciência para aturar paparazzis.

A Romã é uma cadela que veio para tosquia e banho e vacinas. Muito simpática deixou que todos os procedimentos fossem realizados sem a menor dificuldade. O dono confidenciou-nos que quando chegasse à casa talvez os filhos não reconhecessem a cadela. :)

Diagnosticou-se dirofilariose na Baby e após um tempo de preparação com anticoagulantes, ela hoje veio para o tratamento da doença. Após confirmada a cura, a baby irá tomar mensalmente uma pastilha que prevenirá eficazmente contra essa grave doença causada pelos mosquitos. É importante que todos os donos saibam isso e previnam no seu amigo contra essa doença.


O Piruças é um Serra da Estrela ainda bebé e esta foi a sua estreia absoluta num consultório veterinário e por isso além do termómetro, do estetoscópio, e de ter iniciado o seu programa de primovacinação e desparasitação, fez novas amizades como essa podenga que não se coibiu de estabelecer uma relação olfactiva com o bebé que vai crescer exponencialmente nos próximos meses.

O Igor é uma delícia de cachorro e veio para a sua primeira consulta. Bom, além das vacinas e das desparasitações, não resistimos fazê-lo posar junto com a vaquinha que decora a estante da recepção. Os donos estavam super orgulhosos do seu novo amigo que vai fazer as delícias lá em casa.


segunda-feira, novembro 13, 2006

Pedido de Divulgação Urgente



Chegou-nos hoje este dramático pedido de ajuda:

" Associação Agir Pelos Animais pede a todos os Sócios e Simpatizantes que manifestem a sua repulsa pela atitude persecutória do Dr. Jaime Soares, presidente da Câmara Municipal de Poiares. (consulte documento em anexo).
Este senhor, não só impediu a construção de um canil adequado às necesidades do concelho, como se revelou incapaz de criar uma alternativa.
Os cães, com que nos acusa de ''repovoar'' a Quinta da Moenda, foram lá abandonados por concidadãos seus.
É a Agir, que de acordo com os seus princípios, os abriga, alimenta, vacina, esteriliza e faz adoptar, sem subsídios ou qualquer tipo de apoio oficial.
Agora, o Dr. Jaime Soares, também fiel aos seus hábitos de prepotencia e ilegalidade, ameaça meter dezenas de animais num cubículo, de cimento durante oito dias, à espera do habitual ''tratamento'' com estricnina.
Em nome dos mais indefesos, faça sentir a sua opinião de forma pública.


Manifeste o seu desagrado para :

Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares
Largo da República
3350 - 156 Vila Nova de Poiares

Telef.: 239 420 850 - 239 420 853 - 239 420 855 - 239 420 859
Fax: 239 421 800

Horário de Funcionamento: 09h00 - 12h30; 14h00 - 17h30
E-mail:
cmvnp@mail.telepac.PT



Junta de Freguesia de Arrifana
3350-011 ARRIFANA PRS
Vila Nova de Poiares

Telef. 239 421 036


Divulge através dos seus contactos e através da Comunicação Social.

Porque eles não falam, nós falamos por eles. Ajude-nos a Agir!!!"
Mais informações aqui .





Pelos Animais

terça-feira, novembro 07, 2006

Novo Filme do Baby Globy


O Baby está a melhorar agora, parece que está a passar o Cabo Bojador e prepara-se o transporte dele para um local com melhores condições. Já se realizaram análises de Morbilivirus e outras, para que ele não transmita aos seus companheiros de piscina alguma doença. Tudo tem de ser preparado com o maior dos cuidados, porque será uma viagem longa e o stress é um grande inimigo dos cetáceos em cativeiro. Quando tudo estiver pronto darei notícias e prometo fotos e filmes do transporte e do seu novo local de recuperação, que será uma piscina com muito melhores condições e bem maior, que vai permitir ao baby exercitar em natação desenvolta. :)

segunda-feira, novembro 06, 2006

O Arco Íris e a Chinchila






Sábado, ao chegarmos à Vetcondeixa, depois de uma condução no meio do temporal vindo de uma visita ao domicílio, o céu abriu-se de repente e fomos brindados por este magnífico arco-íris como que a dizer que depois da tempestade vem sempre a bonança. E à noite, quando tivemos de ir á loja de animais no Forum de Coimbra, deram-nos a boa notícia que esta chinchila que tinhamos socorrido há um mês atrás e que se encontravav em estado crítico à beira da morte, tinha sobrevivido e estava agora a caminhar para uma saudável chinchila. Good girl!!

O Neco Foi Atropelado



O nosso amigo Neco, que é dos cachorros mais fofinhos que há, foi atropelado sábado!! Ele tinha estado internado na clínica com gastroenterite, como tinha sido postado anteriormente, e agora a menos de duas semanas de lhe ter sido dado alta, fugiu para o meio da estrada e veio um carro e atropelou-o! Os donos não estavam presentes e os populares que o cercaram deram logo o veredicto que estaria morto e então uns admiráveis novos vizinhos, que nem conheciam a dona, trouxeram-no logo para a clínica, ainda em estado de choque e disseram-me imediatamente - Dr, o cão não é nosso e não sabemos bem quem é o dono, mas não se preocupe, faça o que for preciso, se necessário opere-o, que nos pagamos! Retruquei logo que não era isso que estava em causa e que ia fazer tudo pelo animal, e devo confessar que não reconheci o Neco à partida, mas de repente chegou a dona que reconheceu logo o seu Neco. O Neco agora já está estabilizado e apesar de não ter nenhuma fractura, tem imensos hematomas nas costelas e nas omoplatas, o que lhe dificulta ainda pôr-se de pé, mas já come e já teve alta. Volta terça-feira para controle. O Neco volta a sobreviver!! :)