A Nossa Clínica

A Vetcondeixa, fundada em 30 de Dezembro de 1990, localiza-se em Condeixa-a-Nova, dispõe de generosas instalações, moderno equipamento e sofisticados meios auxiliares de diagnóstico.

Disponibiliza um horário de atendimento alargado, (de segunda a sexta da 10:00h as 13:00h e das 15:00h as 20:30h e aos sábados das 10:00h as 13:00h e das 15:00h as 18:00h) e uma equipa de profissionais atenta às necessidades dos clientes que nos visitam.

A nossa essência é a prestação de um serviço de excelência ao nível dos cuidados médicos de animais de companhia.

terça-feira, dezembro 26, 2006

Fogos de Artíficio e Animais


"Os fogos de artifício tão comuns na passagem de ano são responsáveis por variados acidentes, principalmente com cães. O número de fugas é grande e é comum que, após estas fugas, os animais, por ficarem desorientados, já não consigam voltar para casa, sejam atropelados, ou ainda que, por medo, mordam quem vive consigo e outras pessoas. Acontecem também lutas, enforcamentos com as próprias coleiras, mutilações nas grades de vedações ou portões, afogamentos em piscinas ou lagos, quedas de andares, paragens cardiorespiratórias, entre outros problemas graves.

O pânico desorienta o animal e deixa-o em desarmonia com o ambiente.

Procure evitar as situações acima descritas garantindo ao animal condições mínimas de segurança, poupando-o a ambientes conturbados e barulhentos (desde antes do início dos fogos). Transmita-lhe paz e tranquilidade e a sensação de que tudo está bem e sob controlo.

Reacções de medo, susto e espanto demonstradas pelos humanos podem deixar o animal inseguro, o que poderá fazer com que este reaja com agressividade, fuja, e/ou procure tomar ele o controle da situação. Os cães são lobos domesticados, que por natureza identificam e respeitam um líder. Onde não houver um, ele o será. Situações de descontrole e desordem são propícias para que se imponha e tente assumir a liderança e é aí que deve impor-se a sua voz, apaziguando-o e mostrando-lhe que está seguro e protegido.

Aconselha-se o uso de tampões de algodão nos ouvidos, que podem ser colocados minutos antes e retirados logo após os fogos, assim como calmantes naturais que podem ter um resultado bastante eficiente para os animais que historicamente apresentam sintomas de stress. Nunca administre um medicamente sem aconselhamento do médico veterinário assistente. "


Fonte: Henrique Ortiga Filho/Kiko

Caso Horribilis

As imagens que se seguem são verdadeiramente impressionantes. O caso passou-se com um lindo e activo labrador que se chama Junior. O dono queixa-se que esteve ausente e isso terá acontecido na sua ausência prolongada. Tão prolongada que a corrente que se encontrava à volta do tronco do animal (ninguém conseguiu-me explicar bem como a corrente foi parar à volta do tronco do Junior) passou a fazer parte do seu corpo ao ser integrado pela pele que cicatrizou em cima das feridas provocadas pela corrente. O dono disse-nos também que em casa toda agente estava chocada com a ocorrência. O Junior foi devidamente tratado (teve de ser submetido à uma intervenção cirúrgica para extrairmos a corrente integrada na sua pele como atestam as imagens) e voltou para casa a pesar um pouco menos. Uma distracção que poderia ser fatal.













neste filme podemos ver a actividade do Junior após a cirurgia e com um penso à toda a volta do tronco, a cobrir a ferida causada pela corrente. Está a fazer antibióticos agora e ficou de voltar à clínica para controle.



Junior
Colocado por Salvadorvet

A Recuperação da Joaninha

Boas Notícias!! A Joaninha já está totalmente recuperada e volta amanhã para junto dos seus amigos . No vídeo podemos ver a visita que ela teve do seu anjo protector, o Sr. Pimentel que é funcionário do Centro de Formação Profissional de Coimbra, instituição onde vive a Joaninha. Longa vida à Joaninha! :)

sexta-feira, dezembro 22, 2006

Fat Cat

Estes filme não são meus e não sei de quem são os gatos, mas achei interessante, apesar dos gatos serem lindos! que percebessem que gordura não é formosura, mesmo no mundo dos nossos amigos animais. Vejam a dificuldade imensa que eles têm em andar devido à tanta gordura.



Três Pontas

A Nina é uma caniche muito tímida e veio de urgência, muito assustada, quase que não queria sair do colo dos donos. Segundo eles, tinha caído dos braços da dona e após isso ficou muito confusa e vomitou. A descrição coincidia com um traumatismo craniano, mas após avaliação neurológica e observação comportamental, concluímos que apesar dela ter apresentado esses sinais, agora estava normal e não apresentava nenhuma progressão na sintomatologia, pelo contrário, por isso o prognóstico era bom. Mas de qualquer modo os donos deveriam estar atentos e com o número de urgência 24 horas à mão caso notassem algo de anormal.

A Roxan é uma cadelinha muito simpática e muito novinha. Mas como vai para a França, veio tratar das suas vacinas e do seu passaporte! Sim, já existe um passaporte europeu para animais de companhia que pode ser adquirido numa clínica veterinária e funciona como o vulgar livro de vacinas. Muito querida a Roxan, sem maleita nenhuma, mas mal vale prevenir...só me resta desejar-lhe uma Boa Viagem! :)



O Matteo é um Bichon que veio do Brasil, muito muito fofo que a dona adora. Acontece que o Matteo ficou invisual de repente, e após a dona ter corrido especialistas no Brasil eles diagnosticaram uma síndrome de cegueira súbita que pode ocorrer nalgumas raças de cães. Ele veio à consulta para fazer um rastreio das doenças existentes agora no seu novo habitat, nomeadamente a leishmaniose e a dirofilariose para iniciarmos um programa de prevenção. E também porque algumas situações de cegueira poderão estar ligadas a outras doenças, fizemos recolha de sangue para um check up completo. Mas mesmo na sua situação, ele é um cão muito bem disposto, a não ser que seja provocado:)

A Porca e as Maçãs



Recordando o ano passado, estas duas fotos "apanharam" duas estagiárias da altura, a Ana Isabel e a Ana, atrás de uma porca alentejana que os donos queixavam-se que ela tinha o leite "encaroçado" nas tetas, e elas tentavam confirmar isso, numa autêntica correria no meio do campo enquanto a porca aproveitava a liberdade para comer algumas maçãs :)

O Filme do Nicolau

O Nicolau veio na sua primeiríssima visita ao vet e então além das vacinas importantes para a sua protecção, e desparasitações externa e interna, filmamos um pouco da sua imensa actividade juvenil :)


FELIZ NATAL :)







Votos de Feliz Natal a Você Amigo Especial

Pelo muito que tem representado para nós,
queremos dedicar-lhe os melhores votos de um Natal cheio de paz,
que nós possamos continuar na emoção de levar emoção,
de desejar felicidades, de reconciliar sentimentos,
de encurtar distâncias através das palavras que juntas formam mensagens que agora lhe dedicamos.

Desejamos que neste Natal,
a luz que guia o mundo possa também clarear os seus sonhos,
feliz Natal, que os anjos acampem ao seu redor para sempre o proteger,
amparar nessa longa caminhada da vida,
para que o caminho seja repleto de flores e frutos.

Estamos felizes com o nosso trabalho,
pois a cada dia fazemos novos amigos;
a cada dia aparecem mais pessoas encantadoras como você.

Feliz Natal é o que nós, da Vetcondeixa, lhe desejamos !

quinta-feira, dezembro 21, 2006

O Filme do Gatinho

Piómetra ao Ataque

Joaninha, depois de comer um pouco da papa nutritiva que é alimentada


Fomos chamados de urgência ao Centro de Formação Profissional de Coimbra há 3 dias atrás (segunda-feira) porque tinham uma cadela “sem dono” que tinha estado o fim de semana todo sem comer e quase sem beber, prostrada, e porque não tinham conseguido que nenhum veterinário fosse lá e também porque não conheciam os nossos serviços de urgência permanente, deslocações ao domicílio e transporte de animais enfermos. Ao chegarmos lá deparamos com a “Joaninha” deitada, prostradíssima, super desidratada, com a barriga um pouco dilatada e em hipotermia (35 graus Celsius; a temperatura normal está entre 37,5 e 39,2 graus Celsius). Contaram-me uma história de lhe terem injectado hormonas para controlar o cio. Com sintomas de um choque séptico devido à forte suspeita de uma infecção intra-uterina, imediatamente foi posta a soro no local e administramos medicamentos endovenosos para controlarem o choque e combaterem a infecção. Foi transportada para a clínica onde fizemos alguns exames, nomeadamente um exame ecográfico que diagnosticou um Piómetra (infecção intra-uterina resultante da invasão de bactérias por causa da mucosa uterina alterada provocando a acumulação de pús dentro do útero, espalhando as toxinas pelo organismo, o que pode resultar rapidamente na morte do animal se não for operado com urgência). Apesar do prognóstico ser manifestamente mau devido ao estado em que a Joaninha se encontrava, primeiro estabilizamo-la com fluidos e aquecemo-la, e foi operada ainda nesse dia. A cirurgia correu lindamente e após as primeiras horas ainda estava muito depauperada, mas hoje já dá uns passinhos e já consegue beber uma papa nutritiva. Apesar de ainda ela ter que percorrer um longo caminho, esperamos a sua recuperação completa, que já esteve muito muito muito longe.:)


A Joaninha na sala de consultas a ser ecografada


Podemos observar na eco as duas "bolas pretas" que são o conteúdo purulento dos cornos uterinos



A Joaninha após a ecografia




Nestas duas fotos podemos observar o estado de abatimento da Joaninha ao acordar da cirurgia


Nestas fotos a Joaninha já dá uns passinhos pela sala e responde ao nosso chamamento

quarta-feira, dezembro 20, 2006

O Tomé e o Gatinho

nas mãos dos novos donos :)
os olhos pesam-lhe neste dia agitado

sono de gatinho branco

David Bowie felino

Um Tomé muito tímido


O Tomé teve uma gastroenterite e agora veio à consulta de controle e já está bem melhor, mas a melhor novidade é que ele arranjou mais um companheiro além dos outros gatos lá de casa. Esse amigo muito especial é um gatinho branco lindo com um olho verde e outro azul ainda sem nome (aceitam-se sugestões), que foi encontrado na rua e tinha uma das suas lindas patinhas brancas quase que amputada. A nossa colega Gorete Matias fez uma linda cirurgia reconstrutiva da patinha e a dona do Tomé ofereceu para ser a mãe do gatinho! Então hoje quando o Tomé voltou para casa depois da sua consulta de controle o Gatinho acompanhou-o agora com uns donos magníficos que lhe vão encher de carinho e de calor nestes dias frios de mais para um gatinho tão lindo ser abandonado no meio da rua com a pata gravemente ferida. Tudo acabou bem :)

Xadrez Vet


Tartaruga desconfiada no consultório
agora amigos :)
gato atento ao vet

Matteo cheio de personalidade

Iams, Um Gato




sábado, dezembro 16, 2006

O Jantar Anual da Vetcondeixa





A Vetcondeixa, à semelhança dos anos anteriores, realizou o seu jantar de aniversário /natalício, convidando vários colegas e amigos e amigos dos animais, partilhando momentos de agradável convívio. Foi apresentada também a nova cara da nossa página na internet que estará pronta ainda antes de terminar o ano, pelo nosso fantástico e criativo webdesigner Vitorino.





Aspecto geral de um dos lados da mesa


Outra perspectiva da mesa



Aspecto geral da mesa do jantar


A Marisa Ferreira, bióloga da SPVS e também conhecida como mãe do Nazaré (golfinho bebé salvo pela SPVS), agora com a possibilidade de jantar fora, depois de ter passado três meses a dormir literalmente com o Globicephala melas baby

A nossa assistente Ângela Ramalho e a colega Ana Isabel



Os colegas George Stilwell e Hermano Pina em amena cavaqueira

Samuel Vieira, o Presidente da Associação Agir pelos Animais que se tem revelado ao longo dos anos como um acérrimo defensor dos animais a tempo inteiro, e o colega José das Neves

Manuela Matias, especialista em estética canina e felina



Ângela Ramalho, Ana Isabel e Rita Silva

Prof. José Vingada da Universidade do Minho que é o activíssimo Presidente da SPVS



O nosso futuro colega Mauro



O Vitorino (webdesigner), O Valdemar ( incansável defensor dos gatos e membro da AGIR), o Hélder da Esteve, o Portugal da Merial, os colegas Luis, Elsa, Rita Carvalho e ao fundo o Prof Ernesto Albuquerque do Canil dos Malheiros.



A colega Andrea Oliveira e o Valdemar membro activo da AGIR

Rita Silva e Valdemar


Inês Marquês




Os colegas Pedro Peça, Cristina e o namorado e o Mauro



O nosso colega Pedro Peça



Os nossos colegas Carolina Pereira da Silva, Nuno Rabiço e Ricardo Almeida


Ângela Ramalho e Inês Marquês



Aspecto do convívio entre colegas e amigos



O bolo da Vetcondeixa a comemorar a nossa acção desde o século passado :)




À direita da esquerda para a direita a nossa partner e vet Inês Marquês, a nossa incansável assistente Ângela Ramalho, a nossa partner e vet Goreti Matias e eu à esquerda a abrirmos o bolo






Em primeiro plano o nosso webdesigner Vitorino e a nossa partner Goreti Matias





Goreti Matias




Helder, Portugal, Salvador Mascarenhas, Rita Carvalho e Nuno Rabiço


As colegas Ana isabel e Rita Silva com os respectivos

O vídeo do jantar


jantar vetcondeixa 2006
Colocado por Salvadorvet