A Nossa Clínica

A Vetcondeixa, fundada em 30 de Dezembro de 1990, localiza-se em Condeixa-a-Nova, dispõe de generosas instalações, moderno equipamento e sofisticados meios auxiliares de diagnóstico.

Disponibiliza um horário de atendimento alargado, (de segunda a sexta da 10:00h as 13:00h e das 15:00h as 20:30h e aos sábados das 10:00h as 13:00h e das 15:00h as 18:00h) e uma equipa de profissionais atenta às necessidades dos clientes que nos visitam.

A nossa essência é a prestação de um serviço de excelência ao nível dos cuidados médicos de animais de companhia.

segunda-feira, julho 02, 2007

Golfinho Bebé deu à Costa, e Vivo!!! :)



A praia do Porto Novo, Vimieiro, Lourinhã, aonde arrojou o nosso bebé Grampo

Suportado para não adornar, mantiveram-no na água até o momento de ser transportado
Transporte da água para os colchões almofadados da pick-up para ser transferido para o centro de recuperação da SPVS em Quiaios
As tremendas dificuldades do trânsito de um domingo à tarde nas estradas ribeirinhas tornou muito mais moroso e complicado o transporte do débil bebé ainda de mama que não se alimentava há alguns dias e encontrava-se perdido sem a mãe

Já numa pequena piscina de monitorização inicial para depois ser mudado para uma piscina maior. As primeiras horas são críticas e o acesso ao bebé tem de ser rápido.

Entubado já no centro da SPVS para repor os niveis electrolíticos e de energia


Debatem-se as questões relacionadas com a fórmula alimentar e planejam-se os dias vindouros no centro com vista à recuperação do Grampus


Hoje á tarde a SPVS recebeu um alerta de um golfinho vivo arrojado na praia de Porto Novo, perto de Vimieiro, Lourinhã. Logo depois de ser contactado, saí de Coimbra pela A1 em direcção ao sul, fiz a A8 e depois saí até à praia onde estava um golfinho recém-nascido Grampo (Grampus grisseus), ainda com as marcas do nascimento, com papilas linguais que ajudam a amamentação e provavelmente macho (ainda a confirmar porque o seu grau de stress era de tal ordem que não o viramos ao contrário para determinar o sexo). Estava ainda na praia, dentro de água, suportado por uma manga para não se adornar e ficar com o espiráculo fora de água para poder respirar. A respiração já estava regular, sem manifestar nervosismo porque já tinha sido medicado com valium. Foi entubado com solução electrolítica e glicose antes de ser transportado até as instalações em Quiaios. O transporte foi longo por causa do trânsito e sem apoio da BT. Decidimos então accionar os quatro piscas e em benefício do jovem cetáceo em risco de vida, transformamos a nossa pick-up num veículo prioritário. Fez uma paragem respiratória durante a viagem, mas retornou à vida e conseguimos chegar ao Centro da SPVS e coloca-lo numa piscina onde foi novamente entubado e medicado com antibióticos e outros fármacos para o ajudarem a ultrapassar esta fase difícil. Logo o Prof. José Vingada pôs mãos à obra e começou a planejar a luta pela vida do bebé que terá perdido a mãe, quiçá vítima de alguma rede ou tubarões. O primeiro passo foi o cálculo das suas necessidades energéticas diárias, que calculamos para um peso de 40Kg (foi pesado logo após a chegada) serão 8000 Kcal divididas em cinco entubações que serão realizadas em cada 3,5 horas, havendo um período de 6 horas nocturnas sem entubações, de modo a haver um funcionamento sustentável pela sua sobrevivência. O bebé está sempre com alguém dentro da piscina que o ajuda a equilibrar e também monitoriza os seus sinais vitais. Logo após a chegada dos biólogos da SPVS ao sítio do arrojamento, foi recolhido sangue nos vasos da barbatana caudal para diversas análises que nos darão valiosas informações sobre o seu estado de saúde e de nutrição, que à partida pelo do seu grau de emaciação, calculamos que não se alimenta há alguns dias. A partir de agora e com a experiência que resultou da fabulosa recuperação do Nazaré, todas as perspectivas se abrem, mas também temos a consciência de que a recuperação de um bebé mamífero marinho é muito difícil, mas isso só nos vai motivar para conseguir que esse tão nobre objectivo seja alcançado. Os cientistas estrangeiros ficam sempre admirados como é que conseguimos recuperar o Nazaré com tão poucos meios. Mas a verdade é que se houvesse mais apoios não temos dúvidas que as esperanças multiplicar-se-iam por mil. Força Grampus!!!

Pelos Animais

domingo, julho 01, 2007

Renato Já está no Mar :)

A ultima recolha de sangue da foca Renato em que os resultados depois confirmaram que estava em perfeito estado de saúde e pronto para regressar à natureza. Ele estava cada vez mais forte e isso implicava mais pessoas para contê-lo para executar qualquer procedimento médico. Talvez até estivesse um pouquinho gordo demais :)


Um dos buracos que o Renato fez na lona da "sua" piscina manifestando a sua ansiedade para espaços maiores para expandir as suas energias adquiridas à custa da SPVS :)


Uma das últimas fotos do Renato antes da sua partida. Tudo foi secretamente preparado e executado pela calada da noite para evitar o stress dos flashes dos media. É que o Renato nunca quis ser vip, mas sim uma foca com muito mar para nadar e foquinhas para fazer amizades. Longa vida ao Renato e que guarde boas recordações deste país à beira mar plantado, que por acidente veio ter às suas águas :)

Pelos Animais

Gato Mergulhador



Não resisti em mostrar o video deste gato nadador/mergulhador que encontrei no youtube :)