A Nossa Clínica

A Vetcondeixa, fundada em 30 de Dezembro de 1990, localiza-se em Condeixa-a-Nova, dispõe de generosas instalações, moderno equipamento e sofisticados meios auxiliares de diagnóstico.

Disponibiliza um horário de atendimento alargado, (de segunda a sexta da 10:00h as 13:00h e das 15:00h as 20:30h e aos sábados das 10:00h as 13:00h e das 15:00h as 18:00h) e uma equipa de profissionais atenta às necessidades dos clientes que nos visitam.

A nossa essência é a prestação de um serviço de excelência ao nível dos cuidados médicos de animais de companhia.

sexta-feira, setembro 28, 2007

A Golfinha Cresce e Aparece :)


A golfinha que deu à costa em S.Martinho cresce agora a olhos visto e com uma actividade exuberante faz a sua natação na piscina de recuperação da SPVS com a genica de quem quer nadar em tanques maiores (leia-se mar aberto). Pesa agora 16kg, tendo aumentado 1,2 Kg em 4 dias!! Este delicioso vídeo enviado pela bióloga Marisa (a "mãe"da golfinha) é exemplar da sua recuperação e da dedicação da equipa da SPVS. :)

quarta-feira, setembro 12, 2007

Associação Bons Amigos - Cabo Verde




Fiquei muito sensibilizado com o trabalho da Associação Bons Amigos em Cabo Verde, que trabalha nas condições mais difíceis de imaginar, mas tem obtido junto da população uma resposta muito interessante e positiva. A associação tem o nobre objectivo de criar um canil numa cidade que é um caos sanitário, o que contribuiria positivamente para melhorar as condições de vida e a educação das boas práticas sanitárias. Por enquanto as autoridades municipais ignoram e nalguns casos até envenenaram (em 2005) alguns animais protegidos pela associação, à frente da sua clínica, animais que já se encontravam desparasitados e castrados. Foi um duro golpe das próprias autoridades e a responsável Henriette Wirtl, que na altura estava ausente do país, ao voltar teve uma audiência com vereador Delgado responsável pela chacina com estricina!!, e ao confrontá-lo com essa situação, esta foi expulsa do seu gabinete!



"Fundada em 1999, os Bons Amigos é uma associação europeia de protecção animal, formada em Viena de Áustria, que desenvolve o seu trabalho nos cães e gatos da Cidade da Praia em Cabo Verde.
Composta por uma equipa de Médicos-Veterinários, estudantes e pessoas que simplesmente gostam de animais e estão dispostas a exercer voluntariado, para melhorar as condições de vida dos animais e das pessoas desta ilha.


Os principais objectivos são obtidos pela vacinação, tratamentos vários e castração dos animais, de forma gratuita para o povo cabo-verdiano.
Sem fins lucrativos, esta associação vive de donativos e do esforço constante dos seus fundadores. Tem sido feitas várias reuniões com dirigentes locais, embaixadores para a obtenção futura de ajudas para este esforço."
As palavras da Henriette Wirtl são fortes e prenhes de esperança "o nosso caminho e muito duro, mas temos os coração do povo que vale tanto!!!! "

Para saber mais e colaborar http://bonsamigos.planetaclix.pt/ e http://www.tierschutzimurlaubsland.at/, porque toda a ajuda é pouca.

Pelos Animais

sábado, setembro 08, 2007

Ao Mar, Ao Mar

O Prof. Vingada explica como distinguir as diferentes aves marinhas, e na figura podemos ver gansos patolas (Sula bassana) nas suas diferentes idades, diferenciando os adultos dos juvenis pela sua plumagem branca.



Uma das baleias-anãs (Balaenoptera acurorostrata) avistadas




Golfinhos comuns (Delphinus delphis) acompanhando a proa do barco (um imperdível espectáculo que a natureza nos brindou)




Esta foto retrata o espelhado do mar como um lago de azeite




Fomos com a SPVS ao mar, no âmbito da Ciência Viva, observar aves marinhas e mamíferos marinhos. Foi uma saída de sorte, porque além das diversas aves marinhas que observamos (gansos patolas, pardelas, inúmeras gaivotas, moleiro-grande, andorinhas-do-mar, etc) ainda tivemos a oportunidade de observar inúmeros golfinhos comuns , peixes-lua e duas!!! baleias-anãs como podem ver pelas imagens. A nossa viagem começou bem cedo desde a Figueira-da-Foz, entramos pelo mar adentro umas boas milhas (24) e depois arribamos até a barra de Aveiro. Uma boa viagem com um maravilhosos mar plano que parecia azeite. :)



Skua ataca gaivota
Colocado por Salvadorvet

Neste vídeo que foi resultado de uma oportunidade única, observamos um moleiro-grande (Stercorarius skua)a perseguir uma gaivota tentando tirar-lhe o peixe da boca. A perseguição cessa no momento em que a gaivota resolve que seria melhor engolir o isco das fantásticas acrobacias :)




Golfinhos
Colocado por Salvadorvet
Os golfinhos põe-se à frente da proa do barco, corrrendo como que divertidos e por fim foram-se afastando aos poucos, até que já só restavam dois que nos acompanhanharam por longos minutos e finalmente ficou só um por instantes até ir-se embora também. Este tipo de comportamento que se designa em inglês por bow riding segundo alguns estudiosos teria origem no comportamento idêntico dos golfinhos relativamente às grandes baleias.




Agora a "jóia da coroa" foi a observação desta baleia-anã (Balaenoptera acutorostrata), que atinge os 10 metros de comprimento, e que teoricamente é de observação muito ocasional (acidental) nas água portuguesas. Ora, nesse dia observamos duas; ou foi uma coincidência memorável ou terão de ser alterados os dados relativamente a esses magníficos mamíferos marinhos nas nossas costas. Talvez essa disparidade de dados não fosse tão grande se se apostasse mais no ambiente e no seu estudo, tornando possível estas viagens de observação mais frequentes .



Pelos Animais

A Porca Joana

A porca Joana é uma porca alentejana que é criada num amplo espaço e tanto nas fotos como no vídeo pode-se observar a felicidade de viver que existe num animal que é criado em regime extensivo, contrariamente ao horrível e condenável sistema de criação intensiva em que os animais estão apertados em pocilgas em que quase não se podem mover, o que leva a problemas tanto do foro físico (pneumonia, problemas nas patas) a problemas psíquicos relacionados com a ansiedade da hora da alimentação, e tanto é que há estudos que relacionam esse stress com as inúmeras úlceras no estômago dos porcos que são criados em regime intensivo.



Porca alentejana
Colocado por Salvadorvet


Pelos Animais

Amizade Sem Espécie







A admirável amizade interespécie é ilustrada nestas duas imagens. A gata muito curiosa que se tinha tornado na nossa mascote passeava entre os cães mais "ferozes" como se nada fosse e foi espreitar o porquinho da índia que estava à espera de ser atendida na recepção, e posso testemunhar que a "conversa" olfactiva foi longa com os dois novos amigos a cheirarem um ao outro criando um novo mapa de cheiro dos animais amigos. :)


Pelos Animais

A Golfinha Arrojada Quer Nome


Na sexta-feira, mais um golfinho arrojou nas costas portugueas e desta feita em S.Martinho do Porto. A SPVS foi chamada ao local e encontraram um golfinho comum (Delphinus delphis), fêmea, jovem , com 110 cm de comprimento e 15 kg de peso, o que leva a crer que terá nascido por Março-Abril. A jovem golfinha apresenta-se relativamente bem com uma natação quase perfeita e está sendo alimentada por sonda gástrica e também com introdução forçada de peixe pela boca, visto com essa idade normalmente começam a fazer as suas primeiras alimentações independentes. As primeiras análises revelaram anemia e ligeira infecção do foro respiratório, como é quase comum nos animais arrojados. Apresenta marcas que denunciam que foi apanhada acidentalmente por artes de pesca, como acontece com um número significativo de golfinhos que dão à costa na sua maioria infelizmente já mortos. Após o transporte para as instalações da SPVS a jovem golfinha ainda sem nome (aceitam-se sugestões para mctferreira@gmail!!!) foi colocada numa piscina aonde será a sua casa nos próximos meses até a sua total recuperação e regresso ao mar (pensamento positivo!!). Ela é uma delícia e cheia de força como poderão ver nas filmagens que fiz na primeira noite onde podemos ver a sua natação e vocalizações ainda nessa fase de exploração num ambiente completamente desconhecido. Noutra filmagem os procedimentos para a primeira recolha de sangue e a sua energia e reclamação perante o meu acto (com toda a razão !). Ela é uma fofa e muito inteligente e um dia vai-me desculpar as picas todas. Força Martinha!!! ou outro nome que acharem mais interessante. :)
Pelos Animais













quarta-feira, setembro 05, 2007

Agradecimentos da APAAE


Ficamos muito sensibilizados com a visita que fizemos à APAAE em Castelo Branco e como tínhamos algum equipamento que não estava a ser utilizado nas nossas instalações achamos que estes teriam imensa utilidade em Castelo Branco, e um dia destes recebemos esta missiva:


"A APAAE (Associação de Protecção e Apoio ao Animal Errante) vem por minha pessoa agradecer a preciosa ajuda que o Dr. Salvador e a Vetcondeixa nos deram ao oferecer-nos um microondas, um computador, um monitor e impressora.Este equipamento é imprescindivél para o bom funcionamento desta associação e por isso o nosso muito obrigado. Peço desculpas pela demora mas como devem fazer ideia o trabalho do dia-a-dia não nos tem dado folga para por-mos em dia os nossos maiores agradecimentos, por isso eles aqui ficam do fundo dos nossos corações, uma vez mais obrigado.A colaboração entre clínicas, clínicos e associações é o que torna possível o bem estar animal, que todos pretende-mos e por vezes é tão difícil obtê-los que aumenta o valor dos poucos que tão carinhosamente os cedem, são por isso pessoas e instituições como a vossa que ficam nos nossos melhores conceitos.
José Rocha (em nome da APAAE)"

Pelos Animais

Retrato de Família


















Pelos Animais

A Pragana do Cocker



Quase todos os donos dos cockers ou de outros cães que têm a orelha caída e não só, sabem do recorrente problema da entrada das praganas para dentro do canal auditivo externo dos seus amigos, quando estes passeiam alegremente pelos campos principalmente pelo Verão e Outono na altura em que aparecem as famigeradas "praganas"(a barba das espigas dos cereais). Geralmente ao meio de um passeio alegre em que eles se divertem à grande e de repente após uma corrida, voltam ao pé dos donos com a cabeça inclinada para um dos lados, agitando-a violentamente, demonstrando uma intensa irritação súbita e aflitiva na zona do ouvido, esfregando-se, arranhado e coçando como podem essa região do seu corpo ao mesmo tempo que emitem ganidos de dor e desespero. É sempre uma urgência sem hora, principalmente pelo sofrimento e agitação que causam ao companheiro de quatro patas. Incontáveis são as praganas que já extraímos pela madrugada adentro de um cão que faz passeios higiénicos em horas mais tardias. É muito difícil um dono ficar indiferente a esta situação. E não raras as vezes em vez de uma pragana encontramos duas, três, ou ...quatro no mesmo ouvido e no "já agora vamos ver o outro ouvido" que parece não ter nada porque o animal não se queixa e não é extraordinário sermos presenteados por mais um par destas espigas indesejadas. Já tive um caso em que as praganas estavam situadas dentro da cavidade nasal de um labrador retriever que desesperadamente arranhava o focinho direito e no "já que estamos aqui vou verificar a outra narina", encontrei mais um par delas. A única maneira possível de evitar as praganas entrem para dentro do canal auricular quando o seu animal de estimação, principalmente se tem orelha comprida, é verificando regularmente a sua orelha ao longo do passeio, visto que a pragana vai penetrando lentamente à medida que o animal se movimenta, assim poderá encontrá-la ainda à entrada do ouvido e retirá-la a tempo, ou então, sendo mais radical, aplique duas bolas de algodão em cada orelha (que obviamente reduzirão a audição do seu amigo) aplicados firmemente, senão saltam ao primeiro movimento. Mas se a pragana já estiver profundamente instalada e já a causar irritação deverá recorrer à um dos colegas do Doutor Dolittle, que provavelmente terá de sedar o seu animal e extrair a pragana. Esta série de fotografias a seguir espelham a urgência de um simpático cocker na Vetcondeixa, com uma...pragana!!



Os donos tiveram de segurar o seu amigo, ajudando a minha colega Gorete Matias a procurar a causa da aguda irritação auricular



Após a inspecção detectou a pragana e extraiu-a, como se vê abaixo




A Pragana


Após a extracção da pragana, o cocker além de ser medicado, fez-se uma lavagem do seu canal auditivo com uma solução indicada e que deve ser continuada em casa com regularidade



O nosso amigo, já aliviado e com ar de quem pensa no que lhe terá acontecido :)



Pelos Animais