A Nossa Clínica

A Vetcondeixa, fundada em 30 de Dezembro de 1990, localiza-se em Condeixa-a-Nova, dispõe de generosas instalações, moderno equipamento e sofisticados meios auxiliares de diagnóstico.

Disponibiliza um horário de atendimento alargado, (de segunda a sexta da 10:00h as 13:00h e das 15:00h as 20:30h e aos sábados das 10:00h as 13:00h e das 15:00h as 18:00h) e uma equipa de profissionais atenta às necessidades dos clientes que nos visitam.

A nossa essência é a prestação de um serviço de excelência ao nível dos cuidados médicos de animais de companhia.

segunda-feira, dezembro 24, 2007

Feliz Natal!!!



Desejamos um Feliz Natal ao Mundo Inteiro e que Todos os Animais sejam felizes com acesso à comida, água e espaço para poderem exibir o seu comportamento natural :)

Pelos Animais

A Ambulância da Vetcondeixa









Aqui está a nossa novíssima ambulância, que vem preencher uma parte de um sonho que vamos concretizando pedra a pedra, com muitos miados, ronronadelas, latidos, lambidelas, mugidos e todas as amizades que podem fortalecer ainda mais a nossa missão. :)



Pelos Animais

O Jantar Anual da Vetcondeixa












Mais uma vez a Vetcondeixa organizou o seu jantar anual e contou com a presença de alguns amigos e colegas. Este ano o palco do jantar foi o magnífico restaurante do Museu das Ruínas de Conímbriga. Completamente remodelado e com um excelente serviço que agradou todos os presentes. Antes do jantar apresentamos o presente que oferecemos este ano à Vetcondeixa, uma ambulânica devidamente equipada para socorrer os nossos amigos. :)



Pelos Animais

sábado, dezembro 22, 2007

Aves Mortas em Cabo Verde


Por Fernando Peixeiro, da Agência Lusa

Cidade da Praia, 22 dez (Lusa) - Cabo-verdianos mataram, entre 5 e 20 de outubro deste ano, mais de 12.000 cagarras-de-Cabo Verde, uma espécie de ave marinha ameaçada e que vive sobretudo no ilhéu Raso, perto de São Nicolau, desde 2003 classificado como reserva natural.

A denúncia parte da associação ambientalista Biosfera I, da ilha de São Vicente, que esta semana apresentou na capital do país, Cidade da Praia, uma exposição sobre o atentado ambientalista que se repete todos os anos.

Segundo o presidente da associação, desde a década de 40 que a história se repete: no ilhéu Raso, onde vive 75% da população mundial da cagarra-de-Cabo-Verde (Calonectris edwardsii), os populares matam milhares de crias no momento em que estão prestes a sair do ninho.

"Há três anos mataram entre 30 a 35 mil cagarras, no ano passado mataram no ilhéu Raso 27 mil crias, este ano não chegou a 13.000", disse à Agência Lusa José Melo, técnico de pesca, ambientalista e presidente da Biosfera I.

A diminuição da mortandade não se deve a uma maior consciência ambiental, frisou José Melo, explicando que ela é apenas conseqüência de uma diminuição assustadora da população de cagarras-de-Cabo Verde, que atualmente não chega a 15 mil exemplares.

"A cagarra só põe um ovo, em junho. A cria nasce no mês de julho e é alimentada pelos progenitores até outubro. É nessa altura, em duas semanas, que os pescadores apanham milhares de crias", contou.

A exposição não foi visitada por qualquer responsável do governo de Cabo Verde, embora tenha sido precisamente este executivo que integrou o ilhéu Raso, em 2003, por decreto-lei, na Reserva Natural Integral de Santa Luzia e Ilhéus.

Apesar da classificação como área protegida, por lei, o executivo nunca protegeu, até hoje, as cagarras, nem impediu a morte de milhares destas aves todos os anos, acusou José Melo, acrescentando que não é por desconhecimento da situação, porque a Biosfera I tem alertado com freqüência para o problema, inclusive em um encontro com o próprio primeiro-ministro, José Maria Neves.

"Em termos de legislação a cagarra está protegida. O ilhéu Raso faz parte da reserva natural e Cabo Verde tem assinado protocolos de proteção das espécies endêmicas. Em termos de lei, temos tudo mas não há, literalmente, nenhuma proteção", lamentou.

Na exposição, a Biosfera I apresenta um vídeo no qual se vê pescadores a apanharem as crias, a torcerem-lhe o pescoço e grandes montes de penas e cagarras mortas.

Quer José Melo, quer Tommy Melo, biólogo, não entendem como é possível esta matança anual numa ilha protegida, especialmente porque as condições geográficas do ilhéu apenas permitem um local para se aportar, o que facilitaria a fiscalização.

Como nada foi feito até agora, José Melo e Tommy Melo temem que, se a matança continuar, as cagarras do ilhéu Raso vão acabar em três anos.

Mas o desprezo pelo ambiente tem outras conseqüências, alertam: com o fim das cagarras acaba também a espécie de lagarto que existe na ilha, única no mundo, que se alimenta dos excrementos das aves e dos insetos que eles atraem.

Se os pescadores vão matando as cagarras-de-Cabo Verde em todos os meses de outubro, no dia-a-dia tentam também capturar outra ave da ilha, a calhandra (espécie de cotovia), que, segundo os dois responsáveis, é "a ave mais rara do mundo".

"Em 2004 havia no ilhéu 250 calhandras, no ano passado 72 e este ano 18", diz José Melo, acrescentando que por se tratar de uma ave dócil é capturada viva e vendida para viver em cativeiro.

A calhandra é uma ave única no mundo, que só voa a 10 metros de altura e não consegue voar mais do que 30 metros de comprimento, pelo que está confinada ao ilhéu Raso.

"Todo o ilhéu Raso tem um endemismo fabuloso. E só estamos a falar da fauna, porque em termos de flora é também riquíssimo", conta José Melo.

A cagarra-de-Cabo Verde é única no mundo e começou a ser morta na década de 40, para suprir os efeitos da fome que então assolava o arquipélago.

"Hoje é apanhada para ser vendida nos restaurantes de Santo Antão, como prato típico", conta José Melo, frisando que são aproveitados 55 a 60 gramas de carne, ao custo de dois euros, o mesmo preço de um quilo de frango.

O ilhéu Raso, entre Santa Luzia e São Nicolau, tem menos de sete mil metros quadrados e é fácil de proteger "porque a matança ocorre apenas 15 dias por ano", só falta "vontade política", dizem os dois responsáveis.

Este ano, em 4 de outubro, o jornal O Liberal alertava que no dia seguinte iriam começar a sair botes de Sinagoga (Santo Antão) para irem, em alguns dias, "esvaziar os ninhos das indefesas aves que antigamente abundavam em Cabo Verde", acrescentando: "Os departamentos do Estado com responsabilidade na matéria, vão, este ano, ainda a tempo de evitar mais este atentado contra a escassa vida selvagem do país".

A Biosfera I tem procurado sensibilizar as populações para o perigo que as aves correm, com palestras em liceus e exposições como a da Cidade da Praia.

A associação foi criada no ano passado, no seguimento de uma feira ambientalista (Ecofeira 2006), no Mindelo, que reuniu biólogos e naturalistas e que se destinou a chamar a atenção para os problemas ambientais de Cabo Verde, país onde também todos os anos são capturadas e mortas centenas de uma espécie de tartaruga em vias de extinção.

José Melo e Tommy Melo querem agora levar a exposição sobre o abate de cagarras a Lisboa.

No mundo existem três espécies de cagarras, aves migratórias de longa distância, que passam a maior parte do tempo voando sobre o oceano e só vão a terra para se reproduzir.



Pelos Animais

Tweety foi Operada

A Tweety logo após a cirurgia ainda a dormir da anestesia
Nos braços do Samuel da Agir antes de partir para "casa"

A Vetcondeixa ofereceu a sua arte operando a Twetty a preço do custo dos materiais utilizados na sua castração. Muito meiga a Tweety despertava o carinho de toda a gente aninhada na sua jaula bem aconchegada em panos que frustrantemente tentavam substituir o carinho dos seus protectores. Ainda a dormir fotografamo-la após a cirurgia e depois já nos braços do Samuel da AGIR a levá-la de volta para a casa dos seus protectores. Quem poder contribuir para pagar os medicamentos da Twetty pode contactar directamente através do 966193276 ou para agir.agir@gmail.com. Obrigado pela Tweety :)


Pelos Animais

Casa dos Gatos




A Casa dos Gatos em Coimbra tem sido de uma energia insubstituível na protecção de felinos abandonados. Incansáveis na sua demanda de bem estar felino os seus elementos trabalham a todas as horas do dia sacrificando por inúmeras vezes as horas do seu labor de sustento e estudo. Entrem no site e contribuam ou adoptem um desses magníficos tigres em ponto pequeno e que ronronam tranquilizando-nos do stress dos dias. Seja um cat people e clique aqui .


Pelos Animais

A Bombina e o Esquilo

O esquilo Coiso

A bombina Surya nas mãos da dona



Quase uma fábula, a história da bombina Surya e do esquilo Coiso que a Catarina cuida juntamente com os outros animais que além dos tradicionais domésticos inclui mais uma tartaruga terrestre, de quase vinte anos, que se desloca pela casa preenchendo um pouco a ideia do sonho maravilhoso de viver com animais que "quase" falam. Em dias diferentes esses nossos dois amigos visitaram o nosso consultório na viela Rua dr. Fortunato Bandeira, uma medindo 4cm (a bombina Surya) e que com o auxílio de uma lupa conseguimos observar uma dermatite nas suas patas e ver que era uma menina. Teve melhorias admiráveis desde que passou a ter uns banhos de sol recomendáveis em doses qb e uma alteração da dieta. Do esquilo Coiso tratava-se do seu carácter mais tímido e de aumentar um pouquinho a temperatura não vá o seu relógio biológico anunciar hibernação além de "enriquecer" o seu ambiente com alguns objectos. Já comeu até das mãos da dona! :) Fica aqui o seu retrato para que possam ser conhecido na world wide web. lol


Pelos Animais

A Jovem Gaivota e o Parapente

Enviaram-nos este vídeo delicioso: um piloto de aviões que também faz parapente leva consigo pelos ares uma jovem gaivota num voo que é quase uma dança pelos ares. Eis um fabuloso exemplo de interacção harmoniosa com a Natureza. :)
Pelos Animais

sábado, dezembro 15, 2007

Encontro de Irmãos

Duas irmãs da mesma ninhada de labradores retrievers (a Zoya e a Drica) encontraram-se na recepção da Vetcondeixa e para colmatarem o tempo que já não se viam decidiram rapidamente que tinham de brincar e brincar e brincar ...:)

Pelos Animais

Ulisses, O Rafeiro Alentejano





O nosso amigo Ulisses, agora um magnífico rafeiro alentejano que chegou à nossa clínica há uns poucos anos, ainda bebezinho, directamente do Alentejo pelas mãos da actual dona que o salvara, comprando-o ao criador que o tinha em péssimo estado. Eram tantas as carraças que retiremos do bebezinho que deu para encher uma pequena medida de ração. Banhado e seco, desparasitado e com a indicação de suplemento alimentar e vitamínico, o Ulisses cresceu. Hoje é um digno representante da raça que espera alegremente por uma namorada. Fomos chamados para fazer a sua vacinação anual, bem como a desparasitação e o teste para despiste da leishmaniose em casa porque com o porte actual era difícil levá-lo à clínica e fomos contentes para rever um amigo, como acima as imagens demonstram. Abaixo o filme com o Ulisses.:)

Pelos Animais

terça-feira, dezembro 11, 2007

Protesto Semanal Contra as Touradas


LISBOA: 5.ª FEIRA, Entre as 12h e as 14h30, em frente ao Campo Pequeno:

Acção de Protesto Semanal Contra as Touradas no Campo Pequeno e em Portugal

Por um Código de Protecção dos Animais Moderno, Eficaz, Progressista e Justo que, entre outras medidas, proíba as Touradas em Portugalno Campo Pequeno e em Portugal

Por um Código de Protecção dos Animais Moderno, Eficaz, Progressista e Justo que, entre outras medidas, proíba as Touradas em Portugal

Pelos Animais

domingo, dezembro 09, 2007

Tweety DESCULPA.....



Querida Twety,

Não sei como foi possivel consentir que tivesses uma história tão triste, porém tudo tentei, e mesmo agora não consigo saber o que fazer, que destino te dar, o que fazer contigo, simplesmente ...não sei.
Ès docil, tens cerca de 3 anos, possivelmente em tempos tiveste um lar mas como tantos, lá te tornaste tu, tambem um animal abandonado.
Ès leal e fiel e o facto de teres perdido o teu lar e a tua familia deixou-te deveras triste, mas como isso não basta ainda tiveste um cio e por isso foste mãe....apenas por um dia, porque todos os teus bébes foram abatidos e como isso tambem foi pouco, no dia seguinte foste recolhida pela ''rede'' e viveste 24 dias no Canil Municipal.
Sabia que existias, sabia a tua história e sabia a tua sorte e por isso tentei encontrar-te um lar e consegui, mas tambem, por pouco tempo...
Foi sem duvida profundamente violento e até mesmo desumano consentir que fosses abanonada, que tivesses crias abatidas no proprio dia e depois deixar-te no canil municipal apenas porque não tinha um sitio para ti, que ironia, tu que és pequenina e só pesas 8kg.
Mas fui buscar-te ao canil, e foste adoptada numa familia fantástica que te protegeu até agora, porque vinhas tão triste, tão magoada, desististe de viver e ali passavas os dias num canto sem nada comer ou beber. Mas a familia que encontrei para ti alimentou-te com comida na boca, insistiu e nao te deixaram desistir e por isso estas aqui.
Mas como na tua vida tudo o que é bom é por pouco tempo, tambem esta familia com muita tristeza não vai poder ficar contigo. Apenas porque a cadela ''residente'' hà 5 anos, não te eceitou e os vossos confrontos tornaram-se perigosos.
Lá estas tu mais uma vez com os dias contados, desde o dia 21 de Novembro que aqui te divulguei mas até agora NADA!! Não poderei levar-te de novo para o Canil, não tenho coragem de te deixar nesta ou noutra associaçao, no meio de tantos cães porque sei que não irias resistir e possivelmetne irias deixar de viver .... Tambem é injusto fazer-te passar de familia de acolhimento por familia de acolhimento...
És de porte pequeno, és dócil , será que não há uma esperança? Sera que não poderás tu tambem receber uma prenda de natal e fazeres parte de uma familia?
Twety, minha querida, passaste um mau bocado e sinto-me mal por saber que consenti e que outros como eu consentiram e que casos como o teu continuam a acontecer diáriamente porque muitos dos da minha espécie consentem. Mas não vou desistir de ti, quero fazer tudo mas mesmo tudo para te encontrar um lar e agradeço toda a ajuda que me puderem dar no sentido de te AJUDAR.
Basta de pouca sorte! Basta de pouco tempo!!!
Apelo ao meu semelhante e peço ajuda para uma divulgaçao em peso para esta menina, se não encontrar um dono rápidamente não sei que destino lhe dar...T
Twety para onde vais? Twety que final o teu? Twety desculpa, por não saber fazer mais....
Contacto 966193276


Pelos Animais

sexta-feira, dezembro 07, 2007

A Martinha Soma e Segue

A Martinha neste seus 3 meses em recuperação



Hoje recebemos este mail que demonstra que nem todos estão apostados a dar cabo do Planeta, mas que ainda há um punhado de pessoas que resistem, de pessoas que dizem Não ! :
Olá a todos
Hoje fazem 3 meses que fomos chamados a S. Martinho do Porto por causa de um arrojamento de um golfinho-comum (com 110cm e 15.7Kg; actualmente tem 128cm e pesa 30.1Kg).
Durante este período a Martinha contou com a ajuda e apoio de todos vocês, pelo que em nome da equipa da Sociedade Portuguesa de Vida Selvagem quero dizer: MUITO OBRIGADA!
Cumprimentos
Marisa
Marisa Ferreira
Sociedade Portuguesa de Vida Selvagem
Unidade de Mamíferos Marinhos
Estação de Campo de Quiaios
Apartado 16 EC
Quiaios 3081-101
Figueira da Foz


Bem Haja e Muitos Parabéns!!!

Pelos Animais

domingo, dezembro 02, 2007

Lethal Sounds: Deadly Sonar Harms Whales


Pierce Brosnan descreve-nos o grave efeito que os sonares militares têm nos cetáceos.

Temos nestes dias alertado a comunidade científica mundial pelo arrojamento em massa que se passou em Cabo Verde no dia 18 de Novembro último e esperamos que façam pressão para o governo abrir um inquérito para esclarecer se o submarino nuclear americano USS Anapolis está envolvido nesta mortandade .

A bem da Natureza Global, nunca vamos desistir!

Pelos Animais