A Nossa Clínica

A Vetcondeixa, fundada em 30 de Dezembro de 1990, localiza-se em Condeixa-a-Nova, dispõe de generosas instalações, moderno equipamento e sofisticados meios auxiliares de diagnóstico.

Disponibiliza um horário de atendimento alargado, (de segunda a sexta da 10:00h as 13:00h e das 15:00h as 20:30h e aos sábados das 10:00h as 13:00h e das 15:00h as 18:00h) e uma equipa de profissionais atenta às necessidades dos clientes que nos visitam.

A nossa essência é a prestação de um serviço de excelência ao nível dos cuidados médicos de animais de companhia.

quarta-feira, maio 28, 2008

Jessica, a Hipopótamo


Daqui de Nouakchott, descobri na web este maravilhoso vídeo de Jessica, a hipopótamo "doméstica" :)
Pelos Animais

quinta-feira, maio 15, 2008

O Vídeo da Martinha


Pelos Animais

A Martinha é um "must"



Sentindo a Martinha :)

A Martinha é monitorizada 24 h por dia
A martinha mostrando as suas duas fendas mamárias laeando a fenda genital












Hoje, fui visitar a Martinha e por uma razão muito especial: despedir-me dela antes da minha partida, porque vou-me ausentar nas areias do Sahara por três semanas demandando restos de golfinhos arrojados nas praias da Mauritânia (que espero vir a ilustrar aqui neste blog) e voltar a saber mais sobre estes animais maravilhosos que habitam os mares do mundo e que continuem no seu habitat natural a não ser por motivo de força maior como é o caso da Martinha que já está cada vez mais perto da sua libertação nas águas do Atlântico. Ficam como testemunho as fotos da Martinha como ela própria.:)



Pelos Animais

terça-feira, maio 13, 2008

Gravidez Histérica das Cadelas

Esta linda menina teve uma gravidez normal, mas para ilustrar o artigo não se importou em posar

A gravidez histérica ou a falsa gestação nas cadelas é caracterizada pela exibição de um comportamento maternal e sinais físicos de gestação por uma cadela não grávida entre dois a três meses após o cio.
É causada pela queda dos níveis da progesterona produzida pelos ovários. Curiosamente isto acontece tanto nas cadelas gestantes como nas cadelas que não foram fecundadas, provocando a produção de uma hormona chamada prolactina que é responsável pelo desenvolvimento das glândulas mamárias e do comportamento maternal.
Todas as cadelas sem excepção, 2-3 meses após o cio apresentam algum grau de secreção mamária, sendo nos casos mais exuberantes considerado um problema. O facto de a cadela ter reproduzido no cio anterior não tem nenhuma influência no aparecimento da falsa gravidez e nem a fertilidade futura é afectada.
Observam-se alterações do comportamento como fazer o ninho com trapos, grande agitação, mamar em si própria, bem como uma dilatação abdominal e desenvolvimento das glândulas mamárias. Nos casos mais intensos a cadela pode ficar deprimida, vomitar e mesmo recusar a comida. São descritos casos em que os animais apresentam sinais de parto, mas são raros.
Um dos sinais inequívocos é o facto das mamas se encontrarem bem desenvolvidas e secretarem um fluido seroso acastanhado ou mesmo leite.
Se uma cadela for esterilizada exactamente no período de 2 a 3 meses após o cio, e por serem retirados os ovários, há uma queda brusca da produção de progesterona e como resposta o organismo produz prolactina e então o animal vai exibir estes sinais típicos de uma gravidez histérica, o que poderá confundir os proprietários.
A cadela deve ser submetida a um Rx ou uma ecografia para se descartarem aa possibilidades dela estar mesmo grávida ou que tenha alguma infecção no útero.
Devemos diminuir todos os estímulos na glândula mamária que promovam a lactação como a aplicação de pachos quentes e frios, e nalguns casos temos de aplicar um colar isabelino na cadela para que não mame em si própria, mas por vexes até o roçar do colar nas mamas é suficiente para prolongar a lactação indesejada.
A redução da comida por 3 ou 4 dias poderá ajudar na redução da lactação
Se não medicarmos o animal esta situação usualmente resolve espontaneamente em 2 a 3 semanas, mas nalguns casos pela intensidade dos sintomas, usamos alguns medicamentos que vão suprimir a produção da prolactina, e então os sinais desaparecem ao fim de uma semana.
Se a cadela não é para fins reprodutivos, o ideal será esteriliza-la sanando assim o problema, senão, o aconselhado será cruzá-la no próximo cio, porque a falsa gestação tem tendência a repetir nos cios seguintes, apesar de não estar relacionado com nenhum problema reprodutivo.

Pelos Animais