A Nossa Clínica

A Vetcondeixa, fundada em 30 de Dezembro de 1990, localiza-se em Condeixa-a-Nova, dispõe de generosas instalações, moderno equipamento e sofisticados meios auxiliares de diagnóstico.

Disponibiliza um horário de atendimento alargado, (de segunda a sexta da 10:00h as 13:00h e das 15:00h as 20:30h e aos sábados das 10:00h as 13:00h e das 15:00h as 18:00h) e uma equipa de profissionais atenta às necessidades dos clientes que nos visitam.

A nossa essência é a prestação de um serviço de excelência ao nível dos cuidados médicos de animais de companhia.

terça-feira, julho 29, 2008

O Abandono de Animais em Portugal



«O abandono de um animal é um acto cruel e degradante». É o que diz o artigo 5º da Declaração Universal dos Direitos do Animal. E com as férias à porta, o número de animais abandonados sobe exponencialmente, apesar de ser uma realidade silenciosa durante o ano. As diferentes associações de defesa dos animais registam os casos observados ao longo do tempo e concluem que apesar de todas as campanhas já realizadas, dos apelos sem conta, o número de cães abandonados está a aumentar. O ano passado foi considerado o pior ano em números de animais abandonados, mas este promete ultrapassar o anterior. Apesar da nova legislação obrigar a aplicação de um dispositivo electrónico de identificação em todos os cães nascidos a partir do dia 1 de Julho último, não se espera que este tenha reflexo no número de animais abandonados ainda este ano. A tendência de subida começou a esboçar-se em 2006 e não parou mais. Todos os canis estão cheios de animais abandonados, não havendo espaço para mais nenhum. Esta sobrelotação a nível nacional foi atingida desde Maio e que permanece, ou seja, o cão está a tornar-se num bem descartável e não só em Agosto, mas em todos os meses do ano, deixando o abandono de ser um fenómeno sazonal — os cães continuam a ser mais abandonados no Verão, mas esta situação passou a ser permanente na sociedade portuguesa por estes tempos.

As crescentes dificuldades económicas de muitas famílias portuguesas poderão explicar, em parte, este pico de abandonos. Há pessoas a trocarem as vivendas por apartamentos, a irem à procura de trabalho para o estrangeiro — em geral, vive-se com menos dinheiro. O abandono é um sintoma de crise, mas não apenas económica. Talvez uma crise de valores de um modo geral.
Na ausência de estatísticas oficiais, as associações têm os seus próprios indicadores. Entre os que abandonam, existem os "conscienciosos", ou que o tentam ser. São os que telefonam primeiro para os canis a pedir para receberem os cães. As desculpas são comuns — Vão desde alergias às ausências para o estrangeiro. Quem entrega os animais quase nunca diz que ele é seu. Dizem que encontraram o animal na rua ou que era de um amigo.
Outras chamadas são mais directas e afirmam peremptoriamente que vão de férias muito em breve e que não podem ficar com o cão! Alguns abandonam os animais no portão dos canis; outros são atirados por cima da vedação, mesmo que tenha dois metros de altura. E acreditem que há quem abandone os seus antigos amigos em plena auto-estrada, ou nalguma via rápida com a eminente probabilidade de atropelamento e causa de acidentes graves.
O número crescente de cães de raça pura entre aqueles que são deitados para a rua é uma das novidades desta nova vaga. O sangue azul já não os salva. Talvez porque a manutenção destes animais é habitualmente mais dispendiosa do que a de um rafeiro. É uma explicação, mas há outras. As notícias sobre as raças perigosas têm tido efeitos dramáticos, como já se previa; entre os abandonados com pedigree, avultam os pitbull e os rottweiler. Por outro lado, os cães são também, para certas pessoas, um fenómeno de moda — quando esta passa, troca-se de animal. Aconteceu, por exemplo, com os dálmatas.
Segundo as associações de defesa dos animais, a sucessão vertiginosa de abandonos ameaça rebentar com a reduzida estrutura de apoio existente no país, a maior parte a cargo de associações que vivem sobretudo de algumas poucas doações e do trabalho de um reduzido número de voluntários.
Um cão que entra num canil municipal, recolhido na rua, tem uma esperança de vida de sete dias. É o tempo legal para ser reclamado. Findo este prazo, é abatido. O principal trabalho de muitas associações de defesa dos animais é o de tentar evitar que este destino se cumpra, sobretudo, por via de campanhas de adopção. E os números são sempre impressionantes. Uma só associação já salvou cerca de mil cães em 3 anos. Alguns canis municipais tentam protelar o abate, mas como as instalações estão agora permanentemente cheias, aceleram o processo cumprindo o prazo legal de 7 dias. Isto reflecte as duas faces da mesma moeda: por um lado aumentam os abandonos e por outro, as adopções também estão em queda livre.
Quando se adquire um animal de estimação é preciso pensar bem. É uma acção que, para além de exigir uma dedicação «para a vida», implica muitas despesas.
Com o sol à porta, as responsabilidades e as preocupações são postas de lado e o que interessa é descansar, trabalhar para o bronze e sair com os amigos. Mas há responsabilidades que não podem ser ignoradas e os animais de estimação são uma delas.
Calcula-se que existem 12 mil animais abandonados em Portugal.

ESTE VERÃO, NÃO DEIXE O SEU MELHOR AMIGO PARA TRÁS


Pelos Animais

sexta-feira, julho 25, 2008

O Terry veio à vacina






O Terry é um simpático cachorro de raça indeterminada que veio fazer a sua segunda vacina e desparasitações, para ficar protegidos das doenças dos cães, principalmente por essa altura em que grassa uma terrível epidemia de parvovirose canina, que infelizmente já fez as suas baixas entre os nossos pacientes. Mais vale prevenir que remediar e está o Terry para testemunhar o adágio. Ps. A sequência de fotografias foi a possível num cachorro tão cheio de energia e que adorou os nossos biscoitos light. :)

Pelos Animais

sexta-feira, julho 18, 2008

GATOS PARA DAR AMOR E CARINHO E MIADELAS FELIZES

Recebemos um apelo para ajudar a arranjar donos para gatinhos recém nascidos, e estas deliciosas e tentadoras fotografias. :)

"olá... somos 8 gatinhos(as) nascidos em Abril e maio 2008 2 pretos machos2 branco e preto machos1 amarelo macho1 preta fêmea2 "pêlo tartaruga" fêmeas Somos entre nós irmãos, primos, bisnetos...e irmãos de leite....filhos de 4 gatas---3 sao irmãs entre si e uma é mãe das 3 fomos criados pelas 4 gatas que se revezavam a dar mama e carinhos..muito brincalhões e...segundo a nossa dona vai ser triste separar-nos... mas... desde que nos tratem bem...enfim !!!!é assim a vida de gato. Contacto :Ana Cláudia -914984459"

Não são umas fofuras? :)













Pelos Animais

sexta-feira, julho 11, 2008

Tartaruga de Orelha Vermelha



Uma cliente nossa encontrou uma Tartaruga de Orelhas Vermelhas (Trachemys scripta elegans) na via rápida em Taveiro-Coimbra e trouxe-a para a ajudar-mos a encontar um novo dono, que felizmente aconteceu no mesmo dia, como se vê nas fotos, um dos nossos clientes que veio buscá-la para o tanque de um amigo bastante espaçoso e com água corrente. :)


Devido a sua grande capacidade de reprodução e adaptação a novos ambientes, em alguns países como no Brasil, Austrália, Califórnia, Canadá, França, Suécia e África do Sul, a importação está suspensa, pois os animais fogem por vezes do cativeiro ou então são soltos por proprietários que as não querem mais, indo competir com os animais de ambientes semelhantes aos deles e causando desequilíbrios, principalmente com outros quelônios. As tartarugas de orelha vermelha macho se tornam sexualmente maduras quando estão com idades entre 2 e 5 anos de idade. Neste momento, elas possuem mais de 10 centímetros de carapaça (4 polegadas). Já as fêmeas levam mais tempo para alcançarem a maturidade sexual e isso ocorre quando elas possuem de 5 a 7 anos de idade e com a carapaça medindo em torno de 15 a 19 centímetros (6 a 7.5 polegadas). O animal adulto em cativeiro atinge cerca de 30 centímetros e na natureza cerca de 40 centímetros, chegando a viver aproximadamente 40 anos. Existem também algumas variações de cores na espécie Trachemys scripta elegans, apresentando desde casos de albinismo, leucisticas e de cores de tons pastéis.






Pelos Animais

Roger Rabbit





O coelho Angorá Roger Rabbit apresenta lesões típicas de dermatofitose (tinha) nas orelhas e no focinho e decidimos fazer uma terapêutica local antes de usar medicamentos sistêmicos que possuem alguma toxicidade. Além disso foi desparasitado e vacinado conta a Mixomatose e a Doença Hemorrágica Viral. Esperamos vê-lo em breve com as peladas já a desaparecerem. Será que o Roger Rabbit tem medo de nós? Acho que não. :)


Pelos Animais

A Dirofilariose Canina


Num post anterior falamos da Leishmaniose que é uma doença transmitida por mosquitos, endémica na zona da bacia do Mondego e hoje falamos da Dirofilariose canina, igualmente transmitida por mosquitos e também endémica nesta zona, conhecida também por Doença do Parasita do Coração, doença incontornável quando falamos de patologias que afectam os cães conimbricenses.


A Dirofilariose, ou a doença do parasita do coração, é causada por um parasita que se aloja no lado direito do coração e nas artérias pulmonares dos cães quando se encontra no estadio adulto, podendo também afectar os gatos. O parasita responsável da dirofilariose é um verme chamado Dirofilaria immitis.


A transmissão do parasita do coração faz-se através da picada de um mosquito fêmea. Esse mosquito ingere as formas larvares imaturas do parasita (as microfilárias) ao mesmo tempo que ingere o sangue de um cão que tenha a doença. Os cães doentes são o principal reservatório da dirofilariose e permitem a perpetuação da doença. Após cerca de 10 a 15 dias da ingestão das microfilárias pelo mosquito, essas transformam-se em larvas infectantes, dentro do mosquito.


Aproveito aqui para dizer que se transfundirmos o sangue de um cão infectado para outro são, este não fica infectado, porque só depois do parasita sofrer a transformação dentro do mosquito é que se torna infectante. Quando o mosquito picar outro cão, as larvas penetram na pele e passam através dos músculos, penetram nos vasos sanguíneos e finalmente alojam-se no ventrículo direito, na artéria pulmonar e na veia cava, onde se desenvolverão até ao estado adulto, demorando este processo cerca de 6 meses.


Os sintomas da dirofilariose, consequência das lesões causadas pelo parasita ao nível do coração e dos vasos sanguíneos, aparecem vários meses após o cão ter sido picado. As dirofilárias adultas podem medir entre 15 a 35 cm. Numa fase precoce da doença, o cão demonstra poucos sinais clínicos. Estes vão evoluindo com o tempo, sendo os principais: a tosse crónica, a diminuição da tolerância ao exercício e a perda de peso. Posteriormente terá dificuldade em respirar, a febre, podendo desenvolver também líquido na cavidade abdominal devido à falência cardíaca, apresentando o abdómen dilatado. A morte dos parasitas pode levar à ocorrência de tromboses em vários órgãos. Na ausência de tratamento, a dirofilariose pode ser fatal.


O diagnóstico pode ser feito de várias formas. Uma é através da observação do sangue ao microscópio, para tentar detectar a presença de microfilárias, que são pequenos parasitas vermiformes que observamos a nadar entre os glóbulos vermelhos numa pequena ampliação. Outra forma, é através da recolha de uma amostra de sangue para detectar a presença de antigénios de parasitas adultos. Este teste só deve ser efectuado cerca de 6 a 7 meses após a infecção, porque só detecta os antigénios dos parasitas já adultos.


A dirofilariose tem tratamento. Os métodos de tratamento existentes actualmente são prolongados e implicam um acompanhamento frequente e regular por parte do médico-veterinário. São geralmente compostos de injecções e medicações orais. O tratamento não é livre de efeitos secundários. Estes serão mais frequentes e graves quanto maior for a infestação.


A prevenção da dirofilariose pode ser feita com comprimidos mensais ou com injecções, que devem ser permanentes na nossa zona, porque se antes se falava numa sazonalidade da doença, pensamos que com o aumento das temperaturas e com um inverno tão moderado, a presença dos mosquitos transmissores é constante ao longo do ano. Antes de se iniciar esse tratamento profilático devemos testar o cão para a dirofilariose visto que esse tratamento é nefasto num cão já parasitado causando a morte súbita dos parasitas provocando tromboses fatais no animal.


Mais vale prevenir do que remediar, e nesse caso, absolutamente, porque nem sempre se pode remediar.

Pelos Animais

Há Casos Felizes :)

Betty

Laika

A Betty e a Laika são duas cadelas que foram picados por um mosquito que lhes transmitiu a dirofilariose. Felizmente a doença foi detectada a tempo e elas foram tratadas na Vetcondeixa e apoiadas em casa pelos donos. Estes são dois casos felizes, mas infelizmente nem tudo são rosas com esta terrível doença que grassa na zona da bacia do Mondego e que poderia ser evitada pela simples administração de um fármaco por via oral mensalmente, depois de se fazer um teste rápido que determina se o animal está infectado ou não. A partir daí só se precisa administrar o medicamento não sendo necessário fazer o teste outra vez, a não ser que se pare de administrar a medicação.

Pelos Animais

Bully

o Bully no colo da nossa assistente Ângela
baby Bully
Bully
what's up?
Eu e o Bully
O Byully e a dona
o Bully mordisca-me o nariz activamente

O Bully é um daqueles cachorros fofos, muito fofos e queridos e que nos adoram lamber as orelhas e mordiscar o nariz. Veio fazer o seu programa de primovacinações e desparasitações e eu não pude resistir à tentação de lhe oferecer o meu nariz para ele dar umas hilariantes mordiscadelas. :)


Pelos Animais

A Kika e o Alex

Kika

A Kika e o Alex são dois Boxers que vieram fazer as suas vacinas anuais, desparasitações e o despiste da leishmaniose, além disso puseram coleiras scalibor para evitar que o phlebotomo, o mosquito que transmite a leishmania os pique e lhes passe a doença. Acima de tudo, o que se apercebe é que nesta caso o conceito de família é alargado aos seus amigos animais com muito carinho :)

Alex




Pelos Animais

quinta-feira, julho 10, 2008

Caretta caretta em Cabo Verde



Recebi agora mesmo estas inéditas fotos de Cabo Verde, de uma tartaruga-comum ou cabeçuda (Caretta caretta) a pôr os seus ovos na praia da galé, S.Vicente, Cabo Verde. :)

Pelos Animais

People at Vetcondeixa :)



Da esquerda para direita: Inês Marquês, Salvador Mascarenhas, Gorete Matias e Ângela Ramalho, fotografados pelo estagiário de enfermagem veterinária Tiago Santos, abaixo, que está com a Gorete Matias e as cadelas Rosinha e Zara operadas no mesmo dia, respectivamente mãe e filha. :)


Pelos Animais

Pessoas normais, mas MUITO especiais...

Recebemos este e-mail agora mesmo de uma pessoa muito especial também porque faz muito pelos animais da cidade de Coimbra. A série de fotografias demonstra dois miúdos a fazerem tudo para salvarem um cãozinho que teria caído dentro de uma vala. Bebamos este exemplo:






Pelos Animais

Gato Pensa na Vida :)


Pelos Animais

quinta-feira, julho 03, 2008

A Martinha nada e a sua nova piscina está quase pronta

a nova piscina quase pronta


Hoje fomos visitar a Martinha e a sua pujante alegria contagiou-nos, principalmente quando a nova piscina onde vai completar a sua recuperação antes de ir para o mar estar já pronta, estando os filtros já em funcionamento e já cheia de água, faltando só revestir o piso envolvente para o espaço estar pronto e constituir a maior piscina de recuperação de cetáceos arrojados em Portugal. A SPVS está de parabéns ao conseguir mais uma fantástica realização sem o apoio merecido do governo português, que se desresponsabilizou totalmente da recuperação dos animais que arrojam, sendo alguns eutanasiados por causa do oneroso custo da sua recuperação. Sendo vergonhoso num país que tem uma extensão costeira tão importante e que poderia dar cartas na área do conhecimento da vida marinha. Todos nós sabemos que a saúde da economia de um país tem de se basear necessariamente no conhecimento, porque só assim poderá ser sólida e a ciência é sempre um bom investimento, sem riscos, ou pelo contrário, elimina os riscos, e já agora a ignorância, mesmo a atrevida, valoriza a competência e por arrastamento reduz o compadrio porque a ignorância e a incompetência deixam de ter espaço num país de cultura de conhecimento. Esta foi a lição da Martinha hoje :)
outras imagens da nova piscina já em fase de testes














Pelos Animais