A Nossa Clínica

A Vetcondeixa, fundada em 30 de Dezembro de 1990, localiza-se em Condeixa-a-Nova, dispõe de generosas instalações, moderno equipamento e sofisticados meios auxiliares de diagnóstico.

Disponibiliza um horário de atendimento alargado, (de segunda a sexta da 10:00h as 13:00h e das 15:00h as 20:30h e aos sábados das 10:00h as 13:00h e das 15:00h as 18:00h) e uma equipa de profissionais atenta às necessidades dos clientes que nos visitam.

A nossa essência é a prestação de um serviço de excelência ao nível dos cuidados médicos de animais de companhia.

sábado, agosto 30, 2008

A Tartaruga São foi Libertada!!!

A aplicação de um tag de identificação dias antes da libertação
A entrada da "São" na lancha da Polícia Marítima
Durante o transporte, a tartaruga "São"foi colocada numa espuma dentro de uma caixa e coberta com uma toalha que era molhada frequentemente
A aplicação de um chip de identificação uns dias antes da libertação
A colocação da "São" numa piscina muito maior a que ela esteve durante a recuperação, umas semanas antes, estava incluída na estratégia da sua recuperação para ela se habituar à natação em espaços maiores
Aqui na piscina pré libertação

O agente Martins e a bióloga Marisa na ponte da lancha da Polícia Marítima
Recolha de material genético
A estagiária de enfermagem vet Cátia, o agente Martins, a bióloga Marisa, eu e o salva-vidas Gonçalo
O agente Tomé, a estagiária enf vet Cátia, o agente Martinho,a bióloga Marisa e o salva-vidas Gonçalo
Uma refeição "marinha" para repor as forças após a jornada pelo mar



A SPVS após 2 anos de recuperação da tartaruga "São" conseguiu que ela atingisse uma condição tal que se encontrou apta a ser devolvida ao seu meio marinho original. Com o apoio da Polícia Marítima da Figueira da Foz devolveu-se a "São" ao mar, longe das inúmeras redes que pululam perto da costa, para impedir que o infortúnio se repetisse quando foi encontrada com os membros emaranhados em artes de pesca, que quase foram amputados. A dedicação extrema da equipa de biólogos da SPVS conseguiu ultrapassar todas as dificuldades e hoje está no mar, quiçá junta com a sua companheira de recuperação "Maria" que fora libertada em Agosto do ano passado. Hip Hip Hurra pela "São"!! :)
Pelos Animais

Abaixo o filme da libertação da "São"







sexta-feira, agosto 29, 2008

ACÇÃO ANTI-TOURADAS

Pelos Animais

quarta-feira, agosto 13, 2008

Jovem Cachalote Arroja Em Torres Vedras



"Cachalote deu à costa morto perto de Santa Cruz
Um cachalote juvenil apareceu esta manhã ainda vivo, na Praia Azul, perto de Santa Cruz, no concelho de Torres Vedras, mas acabou por morrer, estando a ser resgatado por máquinas da Câmara local, para ser enterrado " in Sol

É vergonhoso que um país como Portugal pertencente à Comunidade Europeia, com uma área costeira tão extensa e com um elevado número de arrojamentos não disponha de um orçamento para financiar o estudo das espécies arrojadas e a sua possível recuperação quando possível. As equipas que colaboram na recolha dos animais arrojados vivos pertencem na sua maioria a ONGs que funcionam com escassos recursos de carolas e voluntários sem nenhum apoio do governo. Muitas vezes os golfinhos possíveis de serem salvos e constituírem um extraordinário meio de aprendizagem e recolha de informações sobre a vida destes magníficos seres durante a sua recuperação são eutanasiados por falta de meios para a sua reabilitação. Neste caso enterrou-se o animal sem ser realizada uma necrópsia que traria informações valiosíssimas para o meio científico acerca destes animais, nomeadamente o estudo da causa do seu arrojamento, para melhor entendermos o seu comportamento e reduzirmos o impacto da "humanização" do planeta relativamente à vida marinha. É urgente que a política para o estudo dos cetáceos em Portugal se altere, estando neste momento a desperdiçar a oportunidade de dar cartas nesta área, visto ser elevado o número de animais arrojados por ano, o que permitiria um visão aprofundada sobre os cetáceos, visto que o estudo no seu meio ambiente ter limitações de vária ordem. Este país contínua voltado de costas para o mar, mas há que libertar o espírito que levou Portugal a desbravar os mares e a conhecer novas terras, agora como capitães na compreensão e estudo dos oceanos. A vontade existe, e muita, mas sem os necessários recursos é difícil levar avante, mas não paramos, é certo. Enquanto isso há fundos para submarinos, que se sabe, estão a dar cabo dos cetáceos com os seus sonares. Há que dizê-lo, sem tibiezas.

Pelos Animais

sexta-feira, agosto 08, 2008

O Kimba e o Bolinhas






Pelos Animais

Huky :)










O Huky veio à sua consulta anual que revelou que continua cheio de saúde, como podem ver nas fotos. Observamos ecograficamente a sua próstata que está fantástica, ultrapassadas todas as maleitas neste órgão que no passado tinha uma hipertrofia benigna com enormes quistos paraprostáticos que foram resolvidos cirurgicamente. Agora está super activo e quer é brincar, apesar da sua interessante idade. :)


Pelos Animais

quarta-feira, agosto 06, 2008

Springer Spaniel Abandonado Em Condeixa Precisa Urgentemente De Um Dono

Por estes dias presenciamos mais um desses crimes desumanos e degradantes. O abandono de um Springer Spaniel em Condeixa-a-Nova. Como é que um dono pode cometer um crime tão hediondo contra um amigo que lhe foi fiel por toda a sua vida , de repente e por motivos que só podem ser da sua falta de carácter, resolveu descartar-se dele assim? A verdade é que o cão encontra-se a deus dará pelas ruas de Condeixa e o que lhe tem valido são alguns condeixenses de bom coração que lhe vão pondo água e comida. Há esforços a serem feitos para lhe arranjar um dono antes que seja levado para o canil municipal como dita a lei e seja eutanasiado. Lançamos aqui mais um apelo para quem estiver interessado num cão que viverá bem em espaço aberto como numa numa quinta e decerto ainda tem muita fidelidade e alegrias para partilhar para um dono que o bem mereça. Transportamos o canídeo na nossa ambulância para qualquer interessado na zona de Coimbra ou concelhos limítrofes. O nosso contacto é o nosso telefone de urgências 24 h : 969032126.
Pelos Animais, e neste caso pelo Springer :)


~

Pelos Animais