A Nossa Clínica

A Vetcondeixa, fundada em 30 de Dezembro de 1990, localiza-se em Condeixa-a-Nova, dispõe de generosas instalações, moderno equipamento e sofisticados meios auxiliares de diagnóstico.

Disponibiliza um horário de atendimento alargado, (de segunda a sexta da 10:00h as 13:00h e das 15:00h as 20:30h e aos sábados das 10:00h as 13:00h e das 15:00h as 18:00h) e uma equipa de profissionais atenta às necessidades dos clientes que nos visitam.

A nossa essência é a prestação de um serviço de excelência ao nível dos cuidados médicos de animais de companhia.

sexta-feira, março 20, 2009

Ruby






O Ruby é um chiuaua e vem fazer as suas vacinas do protocolo de primovacinação da Vetcondeixa, assim como a desparasitação e a avaliação do seu estado hígido. O dono está deliciado com ele, porque além de ser uma óptima companhia, vem juntar à fêmea que já vive na nova casa do Ruby. :)
Pelos Animais

domingo, março 15, 2009

Nazaré na SIC :(

A notícia que passa na SIC sobre o Nazaré diz que há duas opiniões relativamente ao destino do Nazaré, mas só ouve a parte do Zoo. É um admirável exemplo de isenção jornalística. Vejam em baixo e tirem as vossas conclusões:




Pelos Animais

sexta-feira, março 13, 2009

PIPOCA


A pipoca é uma cadelinha muito querida que durante a sua fase éstrica (cio) um temerário cão, atraído pelas suas feromonas (que sabemos poderem ser detectáveis a kms de distância pelos machos) conseguiu saltar a vedação que a protegia contra as acções passíveis de causar uma gravidez indesejada. E por isso veio ontem e hoje cumprir um protocolo de interrupção voluntária da gravidez, que mesmo que a justiça dos homens ainda proibisse isso (o que já não é o caso) felizmente que na nossa arte veterinária, nunca semelhante hipocrisia assentou praça. Não se denotava angústia nem tristeza na Pipoca, e apoiamos essas acções no sentido de reduzir a população errante e esfaimada canina que vem ao mundo a descontrolo. Num caso em que já havianascimento dos cachorros, verificamos há um tempo a profunda tristeza de uma mãe cadela em que os filhos foram retirados e algumas horas após o parto, tendo até deixado de comer, sem estar clinicamente doente, e só com os cuidados e dedicação da dona em alimentá-la à mão, aos poucos e poucos foi abandonando o ninho onde possivelmente restava a memória da prole. Persiste em nós a duvida se esse mecanismo será de estrita origem hormonal ou afectiva, mas suspeitamos que seja de ambas as origens. No caso da Pipoca o mundo está-lhe sempre a sorrir nem que seja pelo imenso carinho dos donos. :)


Pelos Animais

quinta-feira, março 12, 2009

Margarida




A Margarida foi submetida a uma laparotomia exploratória hoje para verificarmos a causa de um corrimento sanguinolento persistente, que não cedia aos tratamentos instituídos, e após biópsia da bexiga que estava muito espessada aguardamos o resultado do laboratório.
A Margarida acordou muito bem da anestesia geral e na foto podemos observar a grande ligação de amizade que existe entre ela e a dona que veio buscá-la. E fazemos votos que tudo corra bem. Boa Margarida!






Pelos Animais

quarta-feira, março 11, 2009

Chimpanzé mostra que os animais são capazes de planear


Chimpanzé de Zoo na Suécia ajuda a mostrar que os animais são capazes de fazer planos

"A história quase que vale só por si. No jardim zoológico Furuvik, a norte de Estocolmo, na Suécia, o chimpanzé Santino terá planeado centenas de ataques aos visitantes. O animal recolhia pedras e pedaços de cimento que guardava e que, mais tarde, lançava às pessoas. A agressão premeditada serviu para provar que estes animais são capazes, como os seres humanos, de planear futuros acontecimentos. Um grupo de investigadores na Suécia usou o caso de Santino para o artigo que publicou na edição de ontem da "Current Biology".

Terão sido os cuidadores de Santino no jardim zoológico que detectaram o comportamento estranho. Antes da abertura, de manhã cedo, o chimpanzé recolhia pedras no seu recinto. Santino estava calmo e conseguia reunir uma quantidade razoável de munições. Os ataques só aconteceriam horas mais tarde e, nessa altura, Santino já estava num estado bem mais agitado. A história serviu para Mathias Osvath, cientista da Univerisdade de Lund, demonstrar que estes animais são capazes de prever acontecimentos, um dado que ainda não tinha sido possível provar.

Há outros dados que reforçam a teoria da premeditação como, por exemplo, o facto de Santino não ter este tipo de comportamento na altura do ano em que o zoo está fechado. O chimpanzé terá mesmo desenvolvido uma técnica para fazer "descolar" pedaços de cimento que depois eram usados como arma de arremesso. Este tipo de planeamento de acção pressupõe uma complexa forma de consciência em primatas, nomeadamente a que permite distinguir entre a informação fornecida pela memória e a que é fornecida pelos sentidos. Os investigadores acreditam que estes estados de consciência podem ser encontrados noutros chimpanzés e mesmo noutras espécies animais como os golfinhos."

in 10.03.2009 - 15h36 PÚBLICO




Pelos Animais

terça-feira, março 10, 2009

Ribeirinha

A Ribeirinha é uma cadelinha que seguimos desde pequena, há uns onze anos, como atesta uma Polaroyd que fizemos da Ribeirinha com a dona quando foram à nossa clínica ainda era cachorra. A Ribeirinha agora já está com uma bonita idade e infelizmente foi atropelada e agora anda a ser seguida na nossa clínica e está a recuperar a olhos vistos. Não resistimos a fotografá-la outra vez com a dona que na foto em cima mostra a foto e curiosamente a Ribeirinha olha na direcção da mesma. :)

A Polaroyd da Ribeirinha ainda cachorra com a dona


A fotografia actual na clínica




Uma exemplar ligação de amizade de mais de uma década



:)





Pelos Animais

Apolo
















O Apolo veio à clínica hoje com um já antigo cliente e amigo fazer as sua consulta anual e as vacinas, assim como o teste para o despiste da leishmaniose, sendo muito importante o diagnóstico precoce desta terrível doença que grassa endémicamente na bacia do Mondego porque só assim é possível controlá-la. E o Apolo estava negativo. E está claro que os donos não descuram a prevenção possível que é feita através da utilização de um repelente de insectos e nesse caso a coleira Excalibor. Boa Apolo!










Pelos Animais

terça-feira, março 03, 2009

O Nazaré Vai Para Os States Para Exibição No Sea World Em Vez De Voltar Para O Mar :(

Esta notícia foi publicada no "Correio da Manhã"
"02 Março 2009 - 00h30
Veterinário discorda da decisão do Zoológico de Lisboa
Baleia-piloto que deu à costa vai ser transferida. O Jardim Zoológico de Lisboa vai transferir o ‘Nazaré’, uma baleia-piloto que deu à costa quando ainda era cria, para um centro marinho. O golfinho, cujo nome vulgar é baleia-piloto, deu à costa na Nazaré em Agosto de 2006, foi tratado em Quiaios (Figueira da Foz) e transferido depois para Lisboa.
Agora, sem condições para o manter, dado que seria preciso um tanque maior e mais profundo, o Zoo está a ponderar transferi-lo para o Seaworld, em Orlando (EUA), ou para um centro japonês idêntico. Salvador Mascarenhas, veterinário envolvido no resgate e reabilitação em Quiaios, discorda e acha que o cetáceo deveria ser devolvido ao mar após treino adequado.
O administrador do Zoo, Fernando Paisana, explica que o ‘Nazaré’ 'não sabe alimentar-se sozinho nem sequer procura o peixe que é lançado à água'.
Lusa"
Após esta notícia algumas ameaças pairam no ar relativamente ao CRAM-Quiaios, o que não é justo, porque apesar de eu colaborar com o CRAM-Quiaios, não sou funcionário do mesmo e a opinião é minha e só minha. Nunca consultei o CRAM-Quiaios antes de emitir as minhas opiniões como nunca consultaria, visto que me considero livre para emiti-las, como também assumo qualquer consequência resulttante; o que faço com o maior prazer porque considero a defesa desta ideia uma causa nobre. O objectivo final da reabilitação dos animais é o seu regresso à natureza, a não ser em casos excepcionais em que devido à gravidade das das lesões sofridas ou outra condicionante de força maior, que são muito poucas e restritas. No caso do Nazaré nunca houve nenhum empenho do Zoo de Lisboa em recuperá-lo para a sua posterior devolução ao mar e as afirmações do Dr. Paisana, muito respeitosamente, digo que não têm nenhum fundamento científico, porque há sobejos testemunhos de animais, alguns da mesma espécie do Nazaré, que retornaram ao mar com sucesso, após muitos anos de cativeiro.
Abaixo o pedido de licença da Sea World para importar o Nazaré para fins de exibição, como podem verificar por este documento online que descobri na web de 16 de Outubro de 2008:
"[Federal Register: October 16, 2008 (Volume 73, Number 201)] [Notices] [Page 613...] From the Federal Register Online via GPO Access [wais.access.gpo.gov] [DOCID:fr16oc08-31] ----------------------------------------------------------------------- DEPARTMENT OF COMMERCE National Oceanic and Atmospheric Administration RIN 0648-XL19 Marine Mammals; File No. 13614 AGENCY: National Marine Fisheries Service (NMFS), National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA), Commerce. ACTION: Notice; receipt of application. ----------------------------------------------------------------------- SUMMARY: Notice is hereby given that Sea World, Inc., 9205 South Park Circle, Suite 400, Orlando, FL 32819, has applied in due form for a permit to import one pilot whale (Globicephala melas) for the purposes of public display. DATES: Written or telefaxed comments must be received on or before November 17, 2008. ADDRESSES: The application and related documents are available for review upon written request or by appointment in the following offices: Permits, Conservation and Education Division, Office of Protected Resources, NMFS, 1315 East-West Highway, Room 13705, Silver Spring, MD 20910; phone (301) 7...; fax (301) 427-2521; and Southwest Region, NMFS, 501 West Ocean Blvd., Suite 4200, Long Beach, CA 90802-4213; phone (562...; fax (562)980-4018. Written comments or requests for a public hearing on this application should be mailed to the Chief, Permits, Conservation and Education Division, F/PR1, Office of Protected Resources, NMFS, 1315 East-West Highway, Room 13705, Silver Spring, MD 20910. Those individuals requesting a hearing should set forth the specific reasons why a hearing on this particular request would be appropriate. Comments may also be submitted by facsimile at (301)427-2521, provided the facsimile is confirmed by hard copy [[Page 61398]] submitted by mail and postmarked no later than the closing date of the comment period. Comments may also be submitted by e-mail. The mailbox address for providing e-mail comments is NMFS.Pr1Comments@noaa.gov. Include in the subject line of the e-mail comment the following document identifier: File No. 13614. FOR FURTHER INFORMATION CONTACT: Jennifer Skidmore or Kristy Beard, (301.... SUPPLEMENTARY INFORMATION: The subject permit is requested under the authority of the Marine Mammal Protection Act of 1972, as amended (16 U.S.C. 1361 et seq.), and the regulations governing the taking and importing of marine mammals (50 CFR part 216). The applicant requests authorization to import one male pilot whale from the Lisbon Zoo (Jardim Zool[oacute]gico de Lisboa), Estrada de Benfica, 158 - 160, 1549 - 004, Lisboa, Portugal to Sea World of California. The applicant requests this import for the purpose of public display. The receiving facility, Sea World of California, 1720 South Shores Road, San Diego, CA 92109-7995 is: (1) open to the public on regularly scheduled basis with access that is not limited or restricted other than by charging for an admission fee; (2) offers an educational program based on professionally accepted standards of the AZA and the Alliance for Marine Mammal Parks and Aquariums; and (3) holds an Exhibitor's License, number 93-C-0069, issued by the U.S. Department of Agriculture under the Animal Welfare Act (7 U.S.C. 2131 - 59). In addition to determining whether the applicant meets the three public display criteria, NMFS must determine whether the applicant has demonstrated that the proposed activity is humane and does not represent any unnecessary risks to the health and welfare of marine mammals; that the proposed activity by itself, or in combination with other activities, will not likely have a significant adverse impact on the species or stock; and that the applicant's expertise, facilities and resources are adequate to accomplish successfully the objectives and activities stated in the application. In compliance with the National Environmental Policy Act of 1969 (42 U.S.C. 4321 et seq.), an initial determination has been made that the activity proposed is categorically excluded from the requirement to prepare an environmental assessment or environmental impact statement. Concurrent with the publication of this notice in the Federal Register, NMFS is forwarding copies of this application to the Marine Mammal Commission and its Committee of Scientific Advisors. Dated: October 10, 2008. P. Michael Payne, Chief, Permits, Conservation and Education Division, Office of Protected Resources, National Marine Fisheries Service. [FR Doc. E8-24596 Filed 10-15-08; 8:45 am] BILLING CODE 3510-22-S"
Há Sempre Que Resiste, Há Sempre Alguém Que Diz Não!!!
Pelos Animais!!

Pelos Animais