A Nossa Clínica

A Vetcondeixa, fundada em 30 de Dezembro de 1990, localiza-se em Condeixa-a-Nova, dispõe de generosas instalações, moderno equipamento e sofisticados meios auxiliares de diagnóstico.

Disponibiliza um horário de atendimento alargado, (de segunda a sexta da 10:00h as 13:00h e das 15:00h as 20:30h e aos sábados das 10:00h as 13:00h e das 15:00h as 18:00h) e uma equipa de profissionais atenta às necessidades dos clientes que nos visitam.

A nossa essência é a prestação de um serviço de excelência ao nível dos cuidados médicos de animais de companhia.

domingo, outubro 24, 2010

Filme do Arrojamento na ilha da Boavista, Cabo Verde



Pelos Animais

sexta-feira, outubro 22, 2010

IDENTIFICADA A ESPÉCIE ARROJADA EM CABO VERDE

O arrojamento verificado na praia de Estoril na ilha da Boavista em Cabo Verde

Steno bredanensis no mar

A distribuição mundial do Steno bredanensis (golfinho-de-dentes-rugosos)


Steno bredanensis
A espécie de golfinho que sofreu o arrojamento em massa, de cerca de 50 animais, na Praia de Estoril, na Ilha da Boavista, em Cabo Verde, entre os dias 19 e 20 de Outubro de 2010, é o Steno bredanensis ou Golfinho-de-dentes-rugosos que é um cetáceo da família dos delfinídeos, encontrado em águas tropicais e temperadas de todos os oceanos. Foi descrito primeiro por George Cuvier em 1823. Esta espécie, apesar de se encontrar bem distribuída pelos 3 maiores oceanos, ainda não está bem estudada, principalmente porque habita águas mais profundas e menos frequentemente encontrada que as outras espécies além de ser difícil de observar porque pode ficar imerso durante 15 minutos. Tem um bico longo, estreito, e funde-se com a testa, sem haver um sulco frontal. A estreiteza da cabeça e os olhos grandes dão-lhe um ar reptíneo. O dorso é preto e cinzento, tendo os lábios, a garganta e o abdómen de cor branca com pintas. Cresce até 2,5 metros e 150kg, sendo os machos um pouco maiores que as fêmeas. possuem cerca de 19-26 dentes em cada ramo do maxilar superior e 19-28 dentes em cada ramo do maxilar inferior (uma das formas de diferencia-la de espécies parecidas é contando os dentes). É uma espécie muito social que normalmente encontra-se em grupos de 10 a 50 animais, podendo por vezes chegar a 100 indivíduos. Alimentam-se de variadas espécies de peixes e algumas espécies de cefalópodes. A maturidade sexual no macho acontece por volta dos 14 anos e nas fêmeas aos 10 anos. A longevidade média é de cerca de 32 a 36 anos. A maior parte da mortalidade não natural nessa espécie é devido à pesca acidental em redes, apesar dos efeitos da poluição e degradação do habitat terem um papel importante, nesta espécie é menor que nos outros delfinídeos, devido a não ser uma espécie costeira e portanto menos próxima das zonas poluídas, como provam os níveis de organoclorados registados no Steno bredanensis serem menores em comparação com os outras espécies de golfinhos de tamanho médio.
Além de ser importante estudar estes animais arrojados para se tentar apurar a causa desse arrojamento em massa, os animais arrojados que não sobreviveram constituem um manancial importante para o estudo desta espécie, que como já se referiu ainda é pouco conhecida. Com esse estudo poderíamos ficar a saber melhor sobre a sua nutrição, o nível de contaminação a que se encontram submetidos nas águas caboverdeanas, o que constitui um bom indicador da "saúde" do mar de Cabo Verde e muitas outras informações que não deveriam ser desperdiçadas e que poderão contribuir sem sombra de dúvidas para melhorar a nossa atitude em relação à natureza, protegendo os oceanos e impedindo mais desastres semelhantes. Para isso, tem de se começar por criar uma Rede de Arrojamento em Cabo Verde, o que pode ser conseguido com a cooperação do governo com as organizações ambientalistas e também com a indústria pesqueira, só assim é possível fazer algo, com diálogo e concertação. A Natureza, Cabo Verde e a Terra agradecem.
A seguir um filme de golfinhos-de-dentes-rugosos alegremente no seu ambiente :)










Filme do Steno bredanensis a mergulhar no seu ambiente natural

Pelos Animais

quinta-feira, outubro 21, 2010

PIPO











O Pipo veio à nossa consulta mostrar como estava a ferida que tinha no pescoço, resultante de uma mordida por outro cão. A lesão estava quase fechada , mas por uma questão de segurança na sua recuperação fez um antibiótico de longa acção, bem como foi desparasitado. A sua ligação aos donos é notória devido ao bom trato que têm por ele . :)

Pelos Animais

NOVO ARROJAMENTO DE GOLFINHOS EM CABO VERDE







fotos: Mário Évora

Entre os dia 19 e 20 de Outubro de 2010 arrojaram na praia de estoril na ilha da Boavista, Cabo Verde pelo menos 3 dezenas do que nos parecem ser zífios, que é um tipo de golfinho que caça a grandes profundidades e portanto sensíveis aos sonares militares. A maior parte dos animais acabaram por morrer, apesar dos esforços dos populares. Temos chamado a atenção há alguns anos para cá (o que já nos valeu a recepção de um mail da US Navy em modos pouco amigáveis)para os arrojamentos massivos que têm vindo a acontecer em Cabo Verde e a sua estranha coincidência com a presença de vasos militares no país, nomeadamente submarinos, que se encontram em missão de patrulhamento. Apelamos mais uma vez às autoridades caboverdianas para envidarem esforços na investigação dessas mortandades e também para instalação de uma rede de arrojamentos, de modo a haver uma correcta coordenação no apoio aos animais arrojados e também na recolha de amostras nos que sucumbem, para a investigação das suas causas.
Pelos Animais

terça-feira, outubro 12, 2010

O Pinóquio Tem Finalmente Um Lar!!!

O nosso amigo Pinóquio (cão que encontramos à beira da estrada em Cernache, atropelado e que ficou incapacitado com as patas traseiras, e que depois os donos apareceram e quiseram eutanasiar e nós recusamos e viveu connosco até há poucos dias) finalmente tem um novo lar onde o enchem de carinhos e que curiosamente partilha com um gatinho que foi recolhido também da rua, em más condições. De início ficavam longe um do outro, com um corredor a separá-los, mas aos poucos o gato tem vindo espreitar o nosso amigo Pinóquio que começa logo a abanar a cauda e desloca-se atleticamente elevando as patas traseiras do chão, andando só com as patas dianteiras. Brevemente traremos novas imagens do nosso amigo Pinóquio. Força Pinóquio!!!! :)

Pelos Animais

A VETCONDEIXA TEM UMA NOVA CASA!!!:)

A Nova Vetcondeixa!!! Um dos novos consultórios

Um dos lados da recepção



A porta principal com o horário


A frente da nova clínica





Com a feliz coincidência do dia da Instauração da República, a Vetcondeixa lda mudou para as suas novas instalações situadas à frente do Mercado Municipal de Condeixa-a-Nova, na Rua de Santo António, nº5, em Condeixa-a-Nova. Na frente do nosso novo espaço, o estacionamento abunda e o parque linear verde que se situa nas traseiras é um must para o espírito e o corpo. As novas instalações concebidas de raiz para o propósito de atendermos melhor os nossos amigos de 4 patas ou penas ou escamas possuem dois consultórios, o que diminui manifestamente o tempo de espera dos nossos clientes comparativamente à clínica antiga. Tem ainda uma sala de tratamentos, sala de preparação cirúrgica e cirurgia, sala de Imagiologia e Rx, laboratório, armazém e escritório /biblioteca. Ainda, naturalmente estamos na fase das arrumações e da instalação definitiva dos equipamentos, apesar de já estarem funcionais, por isso brevemente faremos uma reportagem fotográfica completa. PS. Alargamos o nosso horário aos sábados até às 18horas. Os outros horários podem ser com marcação. As urgências 24 horas, o que sempre nos caracterizou na disponibilidade permanente aos nosso clientes, seja ao telefone para esclarecer alguma dúvida ou presencialmente no domicílio ou na nossa clínica, 24 horas, seja feriado ou domingo ou mesmo no Natal!
Um muito obrigado a todos os que nos ajudaram a evoluir e a continuar sempre em frente!!! :)

Esperamos pela sua visita!! :)


Pelos Animais

segunda-feira, outubro 04, 2010

PROCURA-SE CRIMINOSO

Recebemos este mail e decidimos divulgar esta crueladade e colaborar na procura do autor deste horrível crime :

Boa tarde, Ontem de madrugada (por volta das 3:30 da manhã), na zona da Solum (Av. António Portugal), um indíviduo jovem e num carro de cor preta, tirou da mala do carro um cão de raça/arraçado Pastor Alemão, colocou uma trela ao animal, e após prender a mesma ao carro, decidiu por o carro em movimento com o animal atrás preso à mala. Irei falar hoje com as pessoas que testemunharam esta crueldade de forma a ter acesso a mais dados, nomedamente a marca e matrícula do veículo. Peço-vos pf que divulguem este email para todos os v/ contactos na zona de Coimbra, de forma a que se encontre a besta que fez isto.Alguém deve ter visto e o seu testemunho será fundamental para que seja responsabilizado pelo seu acto. Obrigada, Catarina Marquescatarinaisabmarques@gmail.com
Pelos Animais