A bebé Baleia-Piloto em recuperação nas instalações da SPVS
No dia 27 de Agosto arrojou um golfinho bebé, com cerca de 1,7mt, da espécie Baleia-Piloto na praia da Nazaré , de sexo masculino, baptizado com o nome de "Nazaré" e de cerca de um mês de idade. Terá perdido a mãe por circunstâncias desconhecidas. Apesar do nome "baleia" é uma espécie de golfinho que medirá cerca de 7 metros na idade adulta e que tem um tempo de amamentação de cerca de 20 meses.
Ponderadas as graves questões da impossibilidade estatística em recuperar um cetáceo bebé, os técnicos da Sociedade Portuguesa da Vida Selvagem lançaram mãos à obra procurando a melhor fórmula para o "leite" do bebé, contactando meio mundo (literalmente) até conseguirem a melhor mistura à necessária alimentação cuidada. A seu tempo também cogita-se como ensinar um bebé a aprender a sobreviver no seu ambiente natural após a sua recuperação, não estando junto dos seus pares para haver uma aprendizagem e socialização adequadas, isso porque o objectivo final será sempre o da sua devolução à natureza.
A situação é inédita na Europa!! Mas o facto é que decorrido todos esses dias o bebé está no Centro de Recuperação da S.P.V.S. a recuperar bem, a ganhar peso, a nadar com destreza e a brincar; exceptuando alguns achaques naturais do crescimento ele continua a sua caminhada que resulta da batalha dia-a-dia devido à delicadeza da sua reabilitação.
Apesar de ser muito difícil levar essa árdua tarefa a bom porto, os membros da equipa de recuperação do "Nazaré" têm trabalhado afincadamente dia e noite, com um apoio extraordinário dos técnicos de outros centros de recuperação nacionais e estrangeiros, através de conselhos e sugestões resultantes da sua experiência acumulada. Todos são unânimes em afirmar, apesar das graves dificuldades relacionadas com ops parcos meios disponíveis pela SPVS, que este trabalho têm sido extraordinário, e quem o diz são técnicos de renome internacional nessa área.
A Vetcondeixa tem o orgulho de fazer parte da equipa multidisciplinar que tem acompanhado o golfinho bebé, ajudando a avaliar as análises sanguíneas regulares, bem como na assistência médica em colaboração com outros elementos da equipa.
Muitas pessoas têm sacrificado o seu tempo para poderem ajudar nos turnos 24/24H junto do baby Globicephala, mas para além dessa preciosa ajuda é preciso pagar as análises, a alimentação, os filtros, os medicamentos, os equipamnetos dispendiosos e essenciais para a recuperação do bebé, etc, etc, sendo uma conta que não pára de crescer devidos aos parcos apoios financeiros disponibilizados para a protecção da natureza. Por isso a SPVS necessita de apoio financeiro urgente para poder ajudar o bebé a recuperar e a voltar ao oceano. Ajudem o bebé.
4 comentários:
Nós Família Silva, Sofia 9anos, Lara 31 anos, Pedro 29 anos, gostariamos de ajudar, para isso enviamos os dias em que podemos estar presentes 22, 28, 29 de Outubro 2006.
Um grande beijinho para o Baby.
Nós Família Silva, Sofia 9anos, Lara 31 anos, Pedro 29 anos, gostariamos de ajudar, para isso enviamos os dias em que podemos estar presentes 22, 28, 29 de Outubro 2006.
Um grande beijinho para o Baby.
Esperamos ansiosos pelo vosso contacto.
Familia Silva
Olá Família Silva :)
Liguem para o Jorge (biólogo e um dos responsáveis do team) pelo 917 833 834 e ele vos dará todas as informações disponíveis e as vagas existentes.
Muito obrigado pela vossa colaboração.
O baby agradece
Ok assim o faremos..........
Beijinhos para o Baby
Familia Silva
Enviar um comentário