Este é o Memé, ou melhor Tomé de nome, mas toda a gente em casa o trata por Memé. Terrível e glutão, com excesso de peso apesar de já ter sido operado à displasia da anca. Nem parece, porque está sempre a saltar por um biscoito! Ainda me lembro do dia em que a dona telefonou-me aflita porque estavam a passear com ele pelos campos e de repente descobre uma bifana! no meio de nenhures e ingeriu-a de imediato, sem mastigar e sem dar tempo para que ela agisse. Na altura achamos tão estranho que suspeitou-se que a carne estivesse envenenada e tomaram-se as providêncis necessárias, mas os receios eram infundados. Hoje veio porque tem uma ferida de difícil cicatrização numa das patas, que lambe incessantemente devido à ansiedade de separação que sofre durante o dia.
O simpático Gui acaba de chegar à clínica e começa a latir com um som só dele. Reconheço logo que ele está na Sala de Recepção, mesmo quando estou nos andares superiores. Apesar da idade continua com a energia de um jovem e acompanha sempre os donos à toda a parte. É bom ver que eles se preocupam com ele telefonando-nos ao menor sinal de alteração do seu estado de saúde. Veio porque começaram a aparecer uns altos no corpo, que ao serem apalpados têm a consistência típica de lipomas que são benignos e que habitualmente aparecem nos cães com a idade mais elevada. De qualquer modo combinamo um check-up daqui a duas semanas para controlarmos a sua saúde para que o Gui viva muitos mais anos com qualidade.
O ganso patola é uma ave marinha com um ar muito simpático e cómico. Mas há que ter cuidado com as bicadas e às vezes é preciso protecção dos olhos com óculos porque pode ser perigoso, e também deve-se ter atenção ao imobilizar o bico, ter o cuidado de não fechá-lo completamente colocando um lápis, por ex, porque não possuem narinas para que possam mergulhjar no mar sem respirarem a água. Este nosso amigo foi trazido pelo Prof. Vingada, biólogo coordenador da SPVS (a SPVS também está a recuperar o baby Globicephala) com a suspeita que teria ingerido um anzol. Fizemos um Rx e felizmente não havia anzol, mas descobrimos que a traqueia estava fora do sítio, dorsalmente às vértebras cervicais, situação que está descrita em casos de trauma, de embate. Ela está a comer bem e prescrita a terapêutica voltou para o Centro da SPVS onde vai recupera e um dia desses esperamos passar o filme do seu regresso ao alto mar.
Sem comentários:
Enviar um comentário