A Nossa Clínica

A Vetcondeixa, fundada em 30 de Dezembro de 1990, localiza-se em Condeixa-a-Nova, dispõe de generosas instalações, moderno equipamento e sofisticados meios auxiliares de diagnóstico.

Disponibiliza um horário de atendimento alargado, (de segunda a sexta da 10:00h as 13:00h e das 15:00h as 20:30h e aos sábados das 10:00h as 13:00h e das 15:00h as 18:00h) e uma equipa de profissionais atenta às necessidades dos clientes que nos visitam.

A nossa essência é a prestação de um serviço de excelência ao nível dos cuidados médicos de animais de companhia.

quinta-feira, dezembro 21, 2006

Piómetra ao Ataque

Joaninha, depois de comer um pouco da papa nutritiva que é alimentada


Fomos chamados de urgência ao Centro de Formação Profissional de Coimbra há 3 dias atrás (segunda-feira) porque tinham uma cadela “sem dono” que tinha estado o fim de semana todo sem comer e quase sem beber, prostrada, e porque não tinham conseguido que nenhum veterinário fosse lá e também porque não conheciam os nossos serviços de urgência permanente, deslocações ao domicílio e transporte de animais enfermos. Ao chegarmos lá deparamos com a “Joaninha” deitada, prostradíssima, super desidratada, com a barriga um pouco dilatada e em hipotermia (35 graus Celsius; a temperatura normal está entre 37,5 e 39,2 graus Celsius). Contaram-me uma história de lhe terem injectado hormonas para controlar o cio. Com sintomas de um choque séptico devido à forte suspeita de uma infecção intra-uterina, imediatamente foi posta a soro no local e administramos medicamentos endovenosos para controlarem o choque e combaterem a infecção. Foi transportada para a clínica onde fizemos alguns exames, nomeadamente um exame ecográfico que diagnosticou um Piómetra (infecção intra-uterina resultante da invasão de bactérias por causa da mucosa uterina alterada provocando a acumulação de pús dentro do útero, espalhando as toxinas pelo organismo, o que pode resultar rapidamente na morte do animal se não for operado com urgência). Apesar do prognóstico ser manifestamente mau devido ao estado em que a Joaninha se encontrava, primeiro estabilizamo-la com fluidos e aquecemo-la, e foi operada ainda nesse dia. A cirurgia correu lindamente e após as primeiras horas ainda estava muito depauperada, mas hoje já dá uns passinhos e já consegue beber uma papa nutritiva. Apesar de ainda ela ter que percorrer um longo caminho, esperamos a sua recuperação completa, que já esteve muito muito muito longe.:)


A Joaninha na sala de consultas a ser ecografada


Podemos observar na eco as duas "bolas pretas" que são o conteúdo purulento dos cornos uterinos



A Joaninha após a ecografia




Nestas duas fotos podemos observar o estado de abatimento da Joaninha ao acordar da cirurgia


Nestas fotos a Joaninha já dá uns passinhos pela sala e responde ao nosso chamamento

Sem comentários: