O Rock a dormir e a ressonar induzido pelo neuroleptanalgésico. Os donos acharam tão eficaz o efeito do medicamento que me perguntaram a brincar se tinha em carteirinhas para lhe darem quando estivesse em excesso de actividade. :)
Após isso tosquiamos a zona à volta da lesão e lavamos abundantemente a ferida com soro fisiológico estéril e clorohexidina (desinfectante para os tecidos vivos) e depois suturamos a lesão com fio de sutura não absorvível em pontos simples. Entretanto administramos um antibiótico para evitar que as bactérias que já estivessem na lesão se multiplicassem, porque como a ferida é resultante de uma dentada de outro cão, partimos sempre de princípio que já há bactérias ali. A seguir fizemos um penso e recomendamos aos donos a visitarem o seu médico habitual em Lisboa na segunda feira, logo que voltassem, para ele verificar se a ferida não estava a desenvolver nenhuma infecção e se as suturas estavam bem. Receitamos também um antibiótico por via oral duas vezes por dia, até tirarem os pontos em dez dias. Após todas as manobras descritas, administramos o antídoto para acordar o menino Rocco, que nas fotos abaixo está já consciente, mas muito mexido o que dificultou a fotografia ( a posição de esfinge foi conseguida à custas das ordens do dono...). Boa viagem Rocco e saudações ao nosso colega Assis Costa.
Ps. Atenção, o Rock procura namorada. Tem muito boas referências e a cadela que estiver interessada contacte a Vetcondeixa. :)
Sem comentários:
Enviar um comentário