A Nossa Clínica

A Vetcondeixa, fundada em 30 de Dezembro de 1990, localiza-se em Condeixa-a-Nova, dispõe de generosas instalações, moderno equipamento e sofisticados meios auxiliares de diagnóstico.

Disponibiliza um horário de atendimento alargado, (de segunda a sexta da 10:00h as 13:00h e das 15:00h as 20:30h e aos sábados das 10:00h as 13:00h e das 15:00h as 18:00h) e uma equipa de profissionais atenta às necessidades dos clientes que nos visitam.

A nossa essência é a prestação de um serviço de excelência ao nível dos cuidados médicos de animais de companhia.

sábado, dezembro 09, 2006

Rocco, Rock ou Roque


O Rock é um lindo labrador lisboeta em visita à zona centro, e acidentalmente foi mordido por um outro cão, que lhe provocou um corte vertical na zona lateral às costelas. Os dono acorreram ao nosso serviço de urgência que está sempre disponível, como neste feriado (espero que na noite de Natal não esteja a fazer outro parto a uma porca como me aconteceu há dois anos; mas o certo é que no fim, os donos da porca sensibilizados com a "minha " noite de Natal encharcado em placenta e sangue, ofereceram-me vinho do porto e bolo rei ). O corte precisava de ser suturado e então o Roque, aliás Rocco, aliás Rock, apanhou uma soneca imediata após a administração de medetomidina na sua veia do braço (a radial).



O Rock a dormir e a ressonar induzido pelo neuroleptanalgésico. Os donos acharam tão eficaz o efeito do medicamento que me perguntaram a brincar se tinha em carteirinhas para lhe darem quando estivesse em excesso de actividade. :)


Após isso tosquiamos a zona à volta da lesão e lavamos abundantemente a ferida com soro fisiológico estéril e clorohexidina (desinfectante para os tecidos vivos) e depois suturamos a lesão com fio de sutura não absorvível em pontos simples. Entretanto administramos um antibiótico para evitar que as bactérias que já estivessem na lesão se multiplicassem, porque como a ferida é resultante de uma dentada de outro cão, partimos sempre de princípio que já há bactérias ali. A seguir fizemos um penso e recomendamos aos donos a visitarem o seu médico habitual em Lisboa na segunda feira, logo que voltassem, para ele verificar se a ferida não estava a desenvolver nenhuma infecção e se as suturas estavam bem. Receitamos também um antibiótico por via oral duas vezes por dia, até tirarem os pontos em dez dias. Após todas as manobras descritas, administramos o antídoto para acordar o menino Rocco, que nas fotos abaixo está já consciente, mas muito mexido o que dificultou a fotografia ( a posição de esfinge foi conseguida à custas das ordens do dono...). Boa viagem Rocco e saudações ao nosso colega Assis Costa.


Ps. Atenção, o Rock procura namorada. Tem muito boas referências e a cadela que estiver interessada contacte a Vetcondeixa. :)




Sem comentários: