A Nossa Clínica

A Vetcondeixa, fundada em 30 de Dezembro de 1990, localiza-se em Condeixa-a-Nova, dispõe de generosas instalações, moderno equipamento e sofisticados meios auxiliares de diagnóstico.

Disponibiliza um horário de atendimento alargado, (de segunda a sexta da 10:00h as 13:00h e das 15:00h as 20:30h e aos sábados das 10:00h as 13:00h e das 15:00h as 18:00h) e uma equipa de profissionais atenta às necessidades dos clientes que nos visitam.

A nossa essência é a prestação de um serviço de excelência ao nível dos cuidados médicos de animais de companhia.

terça-feira, janeiro 23, 2007

A Foquinha Perdida



Na semana passada um foca cinzenta macho cerca de um mês de vida arrojou no Porto de Leixões. A SPVS foi chamada ao local e encontraram uma foca bebé cinzenta visivelmente debilitada e fraca que foi prontamente transportada para o Centro de Recuperação em Quiaios. Avaliamos o seu estado físico e constatamos que estava emaciada e muito pouco activa. Após o exame físico e recolha de sangue para análises hematológicas, a foca bebé “Renato”foi entubada por via oral e administraram-se electrólitos e glicose para combater a hipoglicémia e a desidratação observadas, resultantes do tempo que esteve perdido do seu habitat natural. Pouco tempo depois de ser entubada, ganhando novas forças, a foquinha já corria aos saltinhos atrás de nós tentando nos morder, num gesto de defesa perante um mundo estranho.

A foca cinzenta (Halichoerus grypus) recém nascida neste momento pesa cerca de 15kg e terá cerca de um mês de vida, depois dos seus 11 meses de gestação, que é a altura em que deixam de mamar e começam a alimentar-se de sólidos, e portanto vão para o mar à procura de peixe, sendo por vezes arrastados pelas correntes marítimas contrárias às rotas de migração, e como não têm capacidade para nadar durante muito tempo por serem bebés acabam por se perder. O peso de um macho adulto poderá ir até cerca de 220Kg aos 11 anos de vida. A foca cinzenta normalmente habita por todo o litoral do norte da Europa e da América.

Agora ele já está a ser alimentada com uma papa feita à base de peixe, vitaminas e medicamentos que consideramos necessários para a sua recuperação. Se tudo correr bem, a recuperação do “Renato” deverá demorar cerca de seis meses, e depois será transportado para um dos seus habitats habituais, onde após um período de adaptação num centro próximo será libertado finalmente para junto dos seus pares.

1 comentário:

Ran Norr disse...

Tão fofa!!!!
Que linda!
Ainda bem que chegou às vossas mãos, mais uma vez.
bjs