A Nossa Clínica

A Vetcondeixa, fundada em 30 de Dezembro de 1990, localiza-se em Condeixa-a-Nova, dispõe de generosas instalações, moderno equipamento e sofisticados meios auxiliares de diagnóstico.

Disponibiliza um horário de atendimento alargado, (de segunda a sexta da 10:00h as 13:00h e das 15:00h as 20:30h e aos sábados das 10:00h as 13:00h e das 15:00h as 18:00h) e uma equipa de profissionais atenta às necessidades dos clientes que nos visitam.

A nossa essência é a prestação de um serviço de excelência ao nível dos cuidados médicos de animais de companhia.

segunda-feira, julho 02, 2007

Golfinho Bebé deu à Costa, e Vivo!!! :)



A praia do Porto Novo, Vimieiro, Lourinhã, aonde arrojou o nosso bebé Grampo

Suportado para não adornar, mantiveram-no na água até o momento de ser transportado
Transporte da água para os colchões almofadados da pick-up para ser transferido para o centro de recuperação da SPVS em Quiaios
As tremendas dificuldades do trânsito de um domingo à tarde nas estradas ribeirinhas tornou muito mais moroso e complicado o transporte do débil bebé ainda de mama que não se alimentava há alguns dias e encontrava-se perdido sem a mãe

Já numa pequena piscina de monitorização inicial para depois ser mudado para uma piscina maior. As primeiras horas são críticas e o acesso ao bebé tem de ser rápido.

Entubado já no centro da SPVS para repor os niveis electrolíticos e de energia


Debatem-se as questões relacionadas com a fórmula alimentar e planejam-se os dias vindouros no centro com vista à recuperação do Grampus


Hoje á tarde a SPVS recebeu um alerta de um golfinho vivo arrojado na praia de Porto Novo, perto de Vimieiro, Lourinhã. Logo depois de ser contactado, saí de Coimbra pela A1 em direcção ao sul, fiz a A8 e depois saí até à praia onde estava um golfinho recém-nascido Grampo (Grampus grisseus), ainda com as marcas do nascimento, com papilas linguais que ajudam a amamentação e provavelmente macho (ainda a confirmar porque o seu grau de stress era de tal ordem que não o viramos ao contrário para determinar o sexo). Estava ainda na praia, dentro de água, suportado por uma manga para não se adornar e ficar com o espiráculo fora de água para poder respirar. A respiração já estava regular, sem manifestar nervosismo porque já tinha sido medicado com valium. Foi entubado com solução electrolítica e glicose antes de ser transportado até as instalações em Quiaios. O transporte foi longo por causa do trânsito e sem apoio da BT. Decidimos então accionar os quatro piscas e em benefício do jovem cetáceo em risco de vida, transformamos a nossa pick-up num veículo prioritário. Fez uma paragem respiratória durante a viagem, mas retornou à vida e conseguimos chegar ao Centro da SPVS e coloca-lo numa piscina onde foi novamente entubado e medicado com antibióticos e outros fármacos para o ajudarem a ultrapassar esta fase difícil. Logo o Prof. José Vingada pôs mãos à obra e começou a planejar a luta pela vida do bebé que terá perdido a mãe, quiçá vítima de alguma rede ou tubarões. O primeiro passo foi o cálculo das suas necessidades energéticas diárias, que calculamos para um peso de 40Kg (foi pesado logo após a chegada) serão 8000 Kcal divididas em cinco entubações que serão realizadas em cada 3,5 horas, havendo um período de 6 horas nocturnas sem entubações, de modo a haver um funcionamento sustentável pela sua sobrevivência. O bebé está sempre com alguém dentro da piscina que o ajuda a equilibrar e também monitoriza os seus sinais vitais. Logo após a chegada dos biólogos da SPVS ao sítio do arrojamento, foi recolhido sangue nos vasos da barbatana caudal para diversas análises que nos darão valiosas informações sobre o seu estado de saúde e de nutrição, que à partida pelo do seu grau de emaciação, calculamos que não se alimenta há alguns dias. A partir de agora e com a experiência que resultou da fabulosa recuperação do Nazaré, todas as perspectivas se abrem, mas também temos a consciência de que a recuperação de um bebé mamífero marinho é muito difícil, mas isso só nos vai motivar para conseguir que esse tão nobre objectivo seja alcançado. Os cientistas estrangeiros ficam sempre admirados como é que conseguimos recuperar o Nazaré com tão poucos meios. Mas a verdade é que se houvesse mais apoios não temos dúvidas que as esperanças multiplicar-se-iam por mil. Força Grampus!!!

Pelos Animais

10 comentários:

CatarinaS disse...

Fico contente de saber que o pequeno chegou bem. Estive a ajudar enquanto esperávamos pelo vosso auxílio, e proporcionou-me uma experiência muito especial. Espero que recupere bem. Parabéns a vocês, que com meios tão limitados, tentam sempre dar o melhor.

Rainbow disse...

Mais um desafio para esta equipa maravilha!
Muita força.Nós estamos aqui a torcer e dar força para que corra tudo bem. Se se puder fazer mais alguma coisa...
Bjs Coloridos

Liz disse...

Oi! Tenho um hamster q está com diarréia e gostaria de saber como trata-lo. Poderia me ajudar?
Não sei o que fazer e estou bastante preocupada!
Ela come bastante, não sai da casinha, que está sempre suja, cheia de pedaços de papéis e resto de comida (limpo a casinha sempre mas ela volta a sujar), a bundinha está sempre molhada (o que faz com que ela fique fedendo demais) e o cocô mole suja a gaiola inteira!
Se puder me ajudar, serei muito grata!
meu e-mail é lizlopo@gmail.com
Obrigada!

Salvadorvet disse...

Obrigado Catarina e amigos que apoiaram desde início a sobrevivência do golfinho :)
E muitos arco-íris de agradecimento a Rainbow pelas suas palavras bonitas..à Liz já respondi por mail À ajuda possível ao seu hamster, e desculpem ter respondido só agora, mas estive fora daqui, e espero ter voltado com energia para postar regularmente :)

Rainbow disse...

Claro que sim! Claro que tens energia para nos contar as novidades e muito mais.
Como está o golfinho?
Bjs coloridos

Cusca disse...

Tenho muita pena que o golfinho não tenha sobrevivido :((, como disse ao Jorge, qualquer coisa é só ligarem!!! Bjs a todos e forças!!!

Rainbow disse...

Se li bem no comentário da Cusca, o golfinho não resistiu!!!
Espero que a equipa esteja confiante ainda assim...
Sem o vosso carinho, o vosso apoio, a vossa dedicação, as condições da partida dele serião bem piores! Ele experimentou o Amor dos humanos através de vocês.
Os meus mais sinceros parabéns, porque de longe sinto a força e a alegria com que se dedicam a cada Ser que vos aparece em aflição!
Muita força! Sintam o que ele vos deixou... há-de ter sido muito!
Bjs coloridos

Palinurus disse...

Oh.. que pena.. :( Mas mesmo assim é de louvar o trabalho que fizeram. Talvez um dia vos seja atribuido o devido valor, e pensem em dar melhores condições de trabalho para ajudar estes magníficos animais. Força, continuem o magnífico trabalho!

Rainbow disse...

Então Sal? Novidades?
Bjs coloridos

Salvadorvet disse...

Sim, ele não resistiu, e na necrópsia encontramos a causa da morte ligada à uma gastrite , vómito e falso trajecto do conteúdo gástrico para os pulmões...há que renascer das cinzas e continuar :)