A Nossa Clínica

A Vetcondeixa, fundada em 30 de Dezembro de 1990, localiza-se em Condeixa-a-Nova, dispõe de generosas instalações, moderno equipamento e sofisticados meios auxiliares de diagnóstico.

Disponibiliza um horário de atendimento alargado, (de segunda a sexta da 10:00h as 13:00h e das 15:00h as 20:30h e aos sábados das 10:00h as 13:00h e das 15:00h as 18:00h) e uma equipa de profissionais atenta às necessidades dos clientes que nos visitam.

A nossa essência é a prestação de um serviço de excelência ao nível dos cuidados médicos de animais de companhia.

sábado, setembro 08, 2007

Ao Mar, Ao Mar

O Prof. Vingada explica como distinguir as diferentes aves marinhas, e na figura podemos ver gansos patolas (Sula bassana) nas suas diferentes idades, diferenciando os adultos dos juvenis pela sua plumagem branca.



Uma das baleias-anãs (Balaenoptera acurorostrata) avistadas




Golfinhos comuns (Delphinus delphis) acompanhando a proa do barco (um imperdível espectáculo que a natureza nos brindou)




Esta foto retrata o espelhado do mar como um lago de azeite




Fomos com a SPVS ao mar, no âmbito da Ciência Viva, observar aves marinhas e mamíferos marinhos. Foi uma saída de sorte, porque além das diversas aves marinhas que observamos (gansos patolas, pardelas, inúmeras gaivotas, moleiro-grande, andorinhas-do-mar, etc) ainda tivemos a oportunidade de observar inúmeros golfinhos comuns , peixes-lua e duas!!! baleias-anãs como podem ver pelas imagens. A nossa viagem começou bem cedo desde a Figueira-da-Foz, entramos pelo mar adentro umas boas milhas (24) e depois arribamos até a barra de Aveiro. Uma boa viagem com um maravilhosos mar plano que parecia azeite. :)



Skua ataca gaivota
Colocado por Salvadorvet

Neste vídeo que foi resultado de uma oportunidade única, observamos um moleiro-grande (Stercorarius skua)a perseguir uma gaivota tentando tirar-lhe o peixe da boca. A perseguição cessa no momento em que a gaivota resolve que seria melhor engolir o isco das fantásticas acrobacias :)




Golfinhos
Colocado por Salvadorvet
Os golfinhos põe-se à frente da proa do barco, corrrendo como que divertidos e por fim foram-se afastando aos poucos, até que já só restavam dois que nos acompanhanharam por longos minutos e finalmente ficou só um por instantes até ir-se embora também. Este tipo de comportamento que se designa em inglês por bow riding segundo alguns estudiosos teria origem no comportamento idêntico dos golfinhos relativamente às grandes baleias.




Agora a "jóia da coroa" foi a observação desta baleia-anã (Balaenoptera acutorostrata), que atinge os 10 metros de comprimento, e que teoricamente é de observação muito ocasional (acidental) nas água portuguesas. Ora, nesse dia observamos duas; ou foi uma coincidência memorável ou terão de ser alterados os dados relativamente a esses magníficos mamíferos marinhos nas nossas costas. Talvez essa disparidade de dados não fosse tão grande se se apostasse mais no ambiente e no seu estudo, tornando possível estas viagens de observação mais frequentes .



Pelos Animais

1 comentário:

Rainbow disse...

Que magnífica viagem!
Tão recheada de visitantes (sem ser humanos) fantásticos!!!!
Obrigado pelos vídeos!
Bjs coloridos