A Nossa Clínica

A Vetcondeixa, fundada em 30 de Dezembro de 1990, localiza-se em Condeixa-a-Nova, dispõe de generosas instalações, moderno equipamento e sofisticados meios auxiliares de diagnóstico.

Disponibiliza um horário de atendimento alargado, (de segunda a sexta da 10:00h as 13:00h e das 15:00h as 20:30h e aos sábados das 10:00h as 13:00h e das 15:00h as 18:00h) e uma equipa de profissionais atenta às necessidades dos clientes que nos visitam.

A nossa essência é a prestação de um serviço de excelência ao nível dos cuidados médicos de animais de companhia.

quarta-feira, setembro 05, 2007

A Pragana do Cocker



Quase todos os donos dos cockers ou de outros cães que têm a orelha caída e não só, sabem do recorrente problema da entrada das praganas para dentro do canal auditivo externo dos seus amigos, quando estes passeiam alegremente pelos campos principalmente pelo Verão e Outono na altura em que aparecem as famigeradas "praganas"(a barba das espigas dos cereais). Geralmente ao meio de um passeio alegre em que eles se divertem à grande e de repente após uma corrida, voltam ao pé dos donos com a cabeça inclinada para um dos lados, agitando-a violentamente, demonstrando uma intensa irritação súbita e aflitiva na zona do ouvido, esfregando-se, arranhado e coçando como podem essa região do seu corpo ao mesmo tempo que emitem ganidos de dor e desespero. É sempre uma urgência sem hora, principalmente pelo sofrimento e agitação que causam ao companheiro de quatro patas. Incontáveis são as praganas que já extraímos pela madrugada adentro de um cão que faz passeios higiénicos em horas mais tardias. É muito difícil um dono ficar indiferente a esta situação. E não raras as vezes em vez de uma pragana encontramos duas, três, ou ...quatro no mesmo ouvido e no "já agora vamos ver o outro ouvido" que parece não ter nada porque o animal não se queixa e não é extraordinário sermos presenteados por mais um par destas espigas indesejadas. Já tive um caso em que as praganas estavam situadas dentro da cavidade nasal de um labrador retriever que desesperadamente arranhava o focinho direito e no "já que estamos aqui vou verificar a outra narina", encontrei mais um par delas. A única maneira possível de evitar as praganas entrem para dentro do canal auricular quando o seu animal de estimação, principalmente se tem orelha comprida, é verificando regularmente a sua orelha ao longo do passeio, visto que a pragana vai penetrando lentamente à medida que o animal se movimenta, assim poderá encontrá-la ainda à entrada do ouvido e retirá-la a tempo, ou então, sendo mais radical, aplique duas bolas de algodão em cada orelha (que obviamente reduzirão a audição do seu amigo) aplicados firmemente, senão saltam ao primeiro movimento. Mas se a pragana já estiver profundamente instalada e já a causar irritação deverá recorrer à um dos colegas do Doutor Dolittle, que provavelmente terá de sedar o seu animal e extrair a pragana. Esta série de fotografias a seguir espelham a urgência de um simpático cocker na Vetcondeixa, com uma...pragana!!



Os donos tiveram de segurar o seu amigo, ajudando a minha colega Gorete Matias a procurar a causa da aguda irritação auricular



Após a inspecção detectou a pragana e extraiu-a, como se vê abaixo




A Pragana


Após a extracção da pragana, o cocker além de ser medicado, fez-se uma lavagem do seu canal auditivo com uma solução indicada e que deve ser continuada em casa com regularidade



O nosso amigo, já aliviado e com ar de quem pensa no que lhe terá acontecido :)



Pelos Animais

Sem comentários: