A Nossa Clínica

A Vetcondeixa, fundada em 30 de Dezembro de 1990, localiza-se em Condeixa-a-Nova, dispõe de generosas instalações, moderno equipamento e sofisticados meios auxiliares de diagnóstico.

Disponibiliza um horário de atendimento alargado, (de segunda a sexta da 10:00h as 13:00h e das 15:00h as 20:30h e aos sábados das 10:00h as 13:00h e das 15:00h as 18:00h) e uma equipa de profissionais atenta às necessidades dos clientes que nos visitam.

A nossa essência é a prestação de um serviço de excelência ao nível dos cuidados médicos de animais de companhia.

domingo, outubro 28, 2007

A leitura da Jóia

A Jóia com o seu mais novo amigo Napoleão
O início da leitura do livro sobre gatos com a dona mais nova do Napoleão

A Jóia presta atenção à explicação


A Jóia observa com mais atençaõ a imagem de um gato no livro dos gatos

O gato Napoleão hoje veio à consulta na Vetcondeixa porque apresentava uma infecção respiratória, mas mesmo assim a Jóia não perdeu tempo para socializar com mais um amigo, mas melhor ainda foi a leitura que fez com a dona mais nova do Napoleão, como podem ver pelas fotos e pelo filme "mágico" que espelha este maravilhoso momento de carinho e tolerância inter-espécie. Adivinhem do que se tratava o livro? Cats, como é óbvio. :)



Pelos Animais

sábado, outubro 27, 2007

Inéditas Imagens da Martinha Underwater ;)


Apesar destas imagens terem já algumas semanas, são inéditas fora da minha máquina e aqui estão para todos poderem testemunhar a Martinha debaixo de água nas instalações da SPVS. Reparem que quando ela mergulha vai lançando bolhinhas pelo espiráculo à medida que nada.
Pelos Animais

Retrato de Família




































Pelos Animais

A Jóia da Vetcondeixa

A Jóia no dia em que entrou na clínica

Ainda longe da recuperação actual



O pescoço em parte gangrenado devido a infecção causada pelas mordidas teve de ser submetido a uma pequena cirurgia e posterior traqueostomia

Ainda muito doente





Amiga, já quase totalmente recuperada, com apetite e ciranda pela clínica toda


Mas sempre muito querida, despertando o carinho de toda a agente


Recebe festinhas numa agradável socialização com o dono da Lucky


A levantar a patinha


Lucky e Jóia


Um dia desses veio um dono com uma cadelinha muito doente, tão doente que todos pensávamos que a cadelinha Jóia ia morrer. Ela é uma podenga de caça e foi mordida dentro do canil por uma outra cadela dominadora. O dono deu conta já tarde e ainda tentou medicá-la em casa, mas a infecção à volta do pescoço aonde foi mordida evoluiu de maneira tão dramática que uns dias depois quando a trouxe a sua Jóia à nossa clínica já se tinha instalado uma gangrena à volta do pescoço, numa situação de septicemia e com a própria respiração comprometida pelo apodrecimento de parte da traqueia. Ela foi logo posta a soro e medicada, além de ser feita traqueostomia e outras pequenas cirurgias no sentido de serem removidas as partes necrosadas da musculatura do pescoço e da pele. Pouco a pouco a sua face foi-se desinflamando e ela foi mastigando alguma comida que lhe era metida na boca, com grandes dificuldades em respirar e com infecções respiratórias resultantes da traqueostomia, ela foi dobrando o Cabo Bojador. Hoje, ainda com um pequenino buraco no pescoço quase quase a fechar ela encontra-se em regime de internamento muito muito aberto, passeando pela clínica toda, amiga de toda a gente e todos os animais (infelizmente nem sempre todos os animais são amigos dela) e por esses dias toda a gente que vai à clínica decerto que depara com esta super querida cadelinha que estende a sua meiga patinha a todos. Nas últimas fotos, vemos a última amiga que ela fez que se chama Lucky e veio para o seu exame anual, as duas posam sentadas fazendo jus ao binómio Lucky Jóia :). Ps. o dono prometeu-nos e vamos verificar depois que a Jóia quando voltar para a casa vai viver "dentro de casa" e não no canil. Boa Jóia!!



Pelos Animais

Infame "Artista"

Um "artista" Guillermo Habacuc Vargas resolveu agarrar um cão faminto na rua e prendê-lo dentro da sua galeria e expô-lo sem água nem comida aos visitantes até que ele sucumbisse. Ninguém o alimentou ou lhe deu água durante a exposição e deixou-o morrer à fome e sede - era um dos trabalhos da sua exposição...Este ser ignóbil vai ser o representante da Costa Rica na Bienal Centro Americana Honduras 2008. A não ser que as assinaturas sejam tantas que a direcção da bienal "mude de ideias"...Em nome do cão, em nome da nossa dignidade como pessoas... não se deixa um animal morrer à fome como obra de arte...Por favor assinem a petição em: http://www.petitiononline.com/13031953/petition.html

Aqui vemos o pobre animal preso na sua última agonia...eu sei que estas imagens são fortes, mas às vezes é preciso agitarmos as consciências comodamente adormecidas.

Pelos Animais

sexta-feira, outubro 12, 2007

Últimas Fotos da Martinha

foto SPVS
foto SPVS
foto SPVS
foto SPVS
foto SPVS

A bióloga Marisa gentilmente enviou-nos estas magníficas imagens da golfinha Martinha em recuperação nas instalações da SPVS onde podemos observar as marcas fetais que caracterizam a sua tenra idade bem como as papilas linguais, os dentes ainda não completamente desenvolvidos e as marcas das vibrissas que são resquícios dos "bigodes"dos mamíferos marinhos que demonstram também a sua evolução da sua vida terrestre para o ambiente aquático. Algo de notável nestas fotografias é a presença do que parece ser pigmentação na superfície dorsal da sua jovem língua, informação que ainda está a ser tratada nos meios científicos a fim de verificar se é normal a sua ocorrência. Mais uma pequena prova de que a importância da recuperação dos animais arrojados não só tem interesse no salvamento de uma vida que na maior parte dos casos se encontra em perigo devido às atitudes irresponsáveis da espécie humana, mas também no avanço do conhecimento acerca destes maravilhosos seres que habitam os nossos mares, que esperamos por muitos e muitos anos. :)
Ps. A Martinha hoje pesou 21,1Kg :)


Pelos Animais

O Nosso Sonho...


Um dia desses sonhamos que o Nazaré nadava pelos mares com um imenso "rebanho" de baleias piloto, e procurei no youtube algumas imagens que pudessem sugerir a sua vida de liberdade que é o que coaduna com a sua verdadeira natureza. Que o sonho seja realidade! :)
Pelos Animais