A Nossa Clínica

A Vetcondeixa, fundada em 30 de Dezembro de 1990, localiza-se em Condeixa-a-Nova, dispõe de generosas instalações, moderno equipamento e sofisticados meios auxiliares de diagnóstico.

Disponibiliza um horário de atendimento alargado, (de segunda a sexta da 10:00h as 13:00h e das 15:00h as 20:30h e aos sábados das 10:00h as 13:00h e das 15:00h as 18:00h) e uma equipa de profissionais atenta às necessidades dos clientes que nos visitam.

A nossa essência é a prestação de um serviço de excelência ao nível dos cuidados médicos de animais de companhia.

terça-feira, abril 08, 2008

Tosse do Canil

Este pequenino segue a ideia de que mais vale vacinar do que remediar :)

Download tosse do canil audio.wav


Com a onda de frio que ocorreu nas últimas semanas alguns cães começaram a ter intensos ataques de tosse e por vezes a vomitar. A queixa dos donos quase invariavelmente não é da tosse, mas sim do vómito, ou têm a impressão de que o cão ficou com um osso de frango preso na garganta (apesar de eu ter dito para nunca dar ossos).
Nestes dias está a decorrer um surto de tosse do canil na zona de Coimbra. A tosse do Canil é uma traqueobronquite infecciosa, ou seja, uma inflamação da traqueia e dos brônquios causada por variados agentes infecciosos, nomeadamente diversos vírus como o vírus da parainfluenza, o reovirus e o adenovírus tipo 2 e a bactéria Bordetella bronchiseptica. Existem alguns estudos que indicam que esta bactéria pode causar doença nas pessoas imunodeprimidas e crianças, por isso não é aconselhável a essas pessoas estarem em contacto com cães que tenham sintomas de tosse do canil.
A tosse do canil é uma doença altamente contagiosa entre os cães e que como o nome indica ocorre muitas vezes em ambientes fechados onde haja uma grande concentração de canídeos, daí a origem do seu nome (Tosse do Canil). A doença encontra-se espalhada em quase todo o mundo e afecta muitos cães ao longo da sua vida.
A Tosse do Canil pode aparecer em qualquer época do ano, mas há uma maior predisposição nos meses frios devido à baixa temperatura.
Alguns factores ambientais podem afectar as vias respiratórias e por isso fragilizar os cães à Tosse do Canil, como os produtos de limpeza à base de formol, poeiras, alterações bruscas da temperatura e alergia a ácaros ou ao pólen.
O tempo de incubação da doença causada pela bactéria Bordetella bronchiseptica varia entre 3 a 4 dias após a exposição ao agente, e se não houver infecções secundárias que compliquem a doença ela dura cerca de 10 dias. No entanto quando a bactéria e o vírus da parainfluenza se encontram juntos a doença dura cerca de 14 a 20 dias. Contudo, após o animal ficar clinicamente curado ele vai eliminando a bactéria por 6 a 10 semanas.
O sintoma mais comum é uma tosse seca por vezes seguido de um vómito incompleto em que o animal parece engasgado. Uma descarga nasal aquosa também pode aparecer. Nos casos menos graves os cães continuam a comer e mantêm-se alertas e activos. Nas muitas situações há história de recentes viagens ou de terem estado em contacto com outros cães. Tenho um cliente cujos cães fugiram atrás de uma cadela que andava no cio e 3 dias depois estavam todos a vomitar (foi como ele me disse ao telefone quando solicitou um domicílio), e tinham todos Tosse do Canil. Aí está um caso em que há vantagem óbvia na castração dos animais!
Nos casos mais graves os sintomas podem progredir para letargia, febre, falta de apetite, pneumonia e em último caso, pode
+6conduzir à morte. A maioria dos casos graves ocorre em cachorros não vacinados ou animais debilitados por doenças ou idade avançada.
O diagnóstico usualmente baseia-se nos sintomas e na história de terem estado recentemente exposto a outros cães.
O tratamento normalmente consiste na administração de antibióticos para a prevenção de infecções secundárias e nos casos em que a tosse é muito intensa, na administração de antitússicos e de broncodilatadores
A melhor prevenção baseia-se na não exposição do seu cão a outros cães, principalmente se for um cachorro. Não sendo evitável a segunda melhor opção é ter o animal correctamente vacinado. Apesar de a vacina não proteger o animal totalmente de apanhar a doença, se ele a contrair fica muito menos afectado. É muito importante fazer o programa completo de vacinação dos cachorros a partir das 8 semanas de idade e de fazer o reforço anual ou mesmo semestral nos animais adultos nas situações de epidemia. Também por motivos de segurança deve vacinar o seu cão contra esta doença sempre que vá para um canil ou se vai estar em contacto com outros animais, no mínimo 7 dias antes. Mas muito importante também é dar uma boa alimentação ao seu animal, bem como mantê-lo desparasitado porque só assim o seu sistema imunitário estará preparado para enfrentar as doenças. Não há nenhum benefício em vacinar um animal debilitado porque o organismo será incapaz de produzir os anticorpos contra as doenças que a vacina tinha por função induzir.
Além disso convêm não sujeitar o cão a variações bruscas de temperatura no inverno e em determinadas raças não expô-las a temperaturas muito baixas. Igualmente não banhar o cão com frequência no inverno porque para além de lhe retirar a camada de gordura protectora, pode provocar um arrefecimento brusco de temperatura no seu corpo, por isso mesmo nos poucos banhos invernais, convêm ser muito bem seco e, se necessário deixá-lo envolto numa manta.
É caso para dizer que a Tosse do Canil não mata mas mói e mais vale vacinar do que remediar.

Salvador St.Aubyn Mascarenhas
Médico Veterinário
www.vetcondeixa.pt
Pelos Animais

49 comentários:

Brunna dos Anjos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Brunna dos Anjos disse...

Oi, eu li e achei um pouco parecida com o do meu cachorro, ele é poodle tem uns 5 meses tem todas as vacinas e nem sai na rua quase, só que no caso dele quando ele se cansa ele tosse como se fosse engasgado o que seria ??

Salvadorvet disse...

Oi Brunna, se o seu cão tosse e quse vomita e no entanto tudo o resto está normal e sendo um cachorro de 5 meses é provável que seja tosse do canil, no entanto acho mais indicado que consulte um colega meu veterinário para ele poder dar a sua opinião depois de observar o cão, porque mesmo que seja isso pode trazer complicações, principalmente sendo um jovem cão. As vacinas utilizadas normalmente na nossa clínica já têm a componente que protege contra a tosse do canil, apesar de não ser uma protecção a 100% á semelhança do que se passa nas vacinas para a gripe nos humanos, torna a doença menos agressivo no paciente. Melhoras para o seu cachorro. :)

Ana disse...

ola, comprei uma cadelinha faz quinta-feira um mês, uma yorkshire terrier. No dia a seguir de a ter comprado verifiquei que ela tinha tosse e dirigi-me à veterinária que trabalha em conjunto com a loja que comprei (de outra forma não tinha garantia). A médica medicou para a tosse. Mas a tosse continuou e eu voltei lá. Foi diagnosticado tosse do canil. A tosse continua e ela tem sido medicada de formas diferentes para ver qual medicamento resulta. Com isto já passou um mês e eu n sei o que fazer. Estou preocupada e como já me afeiçoei à cadelinha não queria nada devolvê-la. Ajude-me.

Salvadorvet disse...

Olá Ana

Não me parece pelo tempo que já passou que a cadela tenha só tosse do canil, só se for de uma forma muito complicada.
Aconselho-a a ir à vet que viu o cão ou a outro colega para fazerem uma avaliação mais aturada do problema, nomeadamente um rx do torax e o despiste de doença cardíaca congênita.


Melhores cumprimentos

DIVINO disse...

OLA QUAL SERIA O MEDICAMENTO + APROPRIADO PARA FAZER O TRATAMENTO DA TOSSE DO CANIL QUAL A POSSOLOGIA E O TEMPO DE TRATAMENTO PÓDE ME RESPONDER POR FAVOR? MEU EMAIL É DIVINO-EDER@HOTMAIL.COM MUITO OBRIGADO DESDE JA

Jeane Rodrigues disse...

OLha preciso de uma ajuda, apareceu recentemente um carrocho vira-lata na porta da minha casa, acho que abandonaram ele aqui, aparentemente ele estav bem forte, alegre, mas com passar do dias ele começou com uma tosse muito forte como se ele fosse engasgar, ai ele regorvita com se fosse vomitar mas não vomita,e esta com febre o nariz escore, esta triste, sem apetite e dorme o tempo todo, sem falar que ele se cosa e arranca os pelos, preciso saber qual providencia preciso tomar ele não tem dono, e eu tenho uma cadela no meu quintal que tem 1 ano, e estou com medo dela se contagiar, a minha cadela é vira- lata tambem a peguei na rua abandonada.

Por favor me ajude esse cachorro não pode sofrer assim, estou extremamente chateada em não poder ajuda - lo por que não tem condições de leva - lo ao veterinario, o maximo que pude fazer e dar comida e agua. segue meu email jeane013@gmail.com, por gentileza se possivel me passe um base de quanto custará para trata -lo, estou com suspeita que ele esteja com a doença PESTE só que não sei quais são os principais sintomas me ajudem.

Obrigada

Unknown disse...

ola!! tenho visto varios casos similares ao da minha cachorrinha.
comprei ela ela tem 5 meses, há quase 3 semanas nao pára com esses sintomas, ja consultei um vet, tomou antibioticos, tirou raio x (tudo ok) e a bendita tosse nao cessa....
que tipo de antitussiginos poderia utilizar???
minha vet diz q é assim mesmo, e como ela nao tem nenhuma secrecao, come, bebe, e esta alegre, a tosse é a ultima a parar....
mas estou insegura, pelo tempo...
é normal??? demorar tanto tempo assim???
obrigada!!!

Salvadorvet disse...

Oi
Sim a tosse pode demorar até 5 semanas. Se tudo o resto está bem com o cachorro é melhor esperar mais um tempo e depois consultar a vet se não parar.
Ps. estou chegando do Brasil e adorei como sempre :)

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Gente!! recentemente deixei um post sobre a minha york, agora com 6 meses, q tosse a 2 meses!!!!
alem do raio x q ja tinha feito, ja fiz até um eletro!!!
alguem tem alguma sugestao?????????????

Salvadorvet disse...

Olá
Existem várias situações que podem causar tosse num cachorro dessa idade. Por isso além do colega que está seguindo o caso ter feito esses exames para despistar doença congênita cardíaca com o electrocardiograma, também fez o Rx para ajudar no diagnóstico de outras situações como pneumonias causadas por bactérias, vírus ou mesmo infecções fungicas ou alterações da arquitectura normal do aparelho cardiorespiratório (ex. colapso traqueal). Uma outra causa que não seria de excluir são as infecções parasitárias que poderão ocorrer igualmente. Bronquite crónica também é uma possibilidade, assim como a aspiração de corpo estranho para dentro dos brônquios ou também paralisia da laringe entre outras causas menos frequentes. Sabe-se também que algumas substâncias irritantes como o tabaco também podem causar tosse.
É muito importante que o colega que esteja a investigar o assunto faças análises que forem necessárias para poder excluir as causas mais frequentes até encontrar um diagnóstico, que por vezes não é muito fácil quando a causa não é muito vulgar. Se conhece a série da Tv Dr House deve saber o que isso significa. Espero que tudo corra bem.
Saudações :)

Unknown disse...

Obrigada pela resposta Sal!!!
Que tipo de exame poderia fazer para investigar melhor?
Nao sei mais oq fazer, e pelo jeito acho q a minha vet tambem nao...
Pior de tudo,q ela é excelente... e super atualizada!!!
Me ajudeee!! :)
chris

Daiana disse...

Oiiee, bem... tenho 7 cachorros, e um deles uma Labradora está com tosse como se estivesse engasgadada já faz um tempo+ de um mês. e agora minha poodle de 12 anos que acabou de se recuperar de doença do carrapato, chegou a ter 23 de plaqueta, porem o unico sintoma foi manchas roxas e edema no pescoço, apressentou há uns 8 dias essa tosse tb, as vezes vomita uma gosma branca e as vezes ela engoli. Um dia os filhtes da labradora derrubarm agua nos panos deles de dormir e todos dormiram no molhado, só vimos pela manhã...e todos amanhaceram tocindo...com exceção do vira- lata. A poodle e a Labradora tosse frequentemente, porém continuam comendo normalmente, brincando...normal! Os filhotes somnte as vezes apresentam tosso...muito raro!!...você acha que pode se essa tosse do canil?

Não sei se pode ter relação, mas tratei do cachorro da minha prima que estava com essa tosse e com secreção no nariz, após ter sido abandonado,,,o vet disse que era doença do carrapato e tratei com doxiclina de 200mg e ele melhorou, a tosse demorou mas passou.

Unknown disse...

oi por favor,meu nome é Monalisa e tenho uma cadelinha,a catarina.Ela é uma poodle de 7 anos e é linda! ela esta com uma tosse, como se fosse um engasgo e regurgita logo em seguida,acho que acontesse mais quando ela termina de comer algo,mais nao necessariamente.eu to apavorada,pois nao posso leva-la ao veterinario no momento. por favor me ajude!!!!!

Salvadorvet disse...

Olá Monalisa
Acho que a única maneira de descobrir o que tem a sua cadelinha é levando-a ao vet, mas pelo que me diz pode ser também algum problema no esófago como a dilatação do memso (megaesófago) ou mesmo problemas cardíacos. Entretanto experimente dar-lhe de comer num plano inclinado com a cabeça na parte mais baixa ou então dar-lhe comida com ela um pouco elevada à frente e use comida húmida.

Natalia disse...

Olá Por favor me ajude comprei uma cachorrinha cocker a aqui na ffeira da minha cidade agora ela esta apresentando tosse e tb olhos lagrimejando e tb pouco de secreção no nariz o que eu posso fazer!!! tenho uamcriaça pequena e melhor separa los????

Nathalia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nathalia disse...

Oi pessoal,

meu cachorrinho está com 3 meses, é maltês, foi diagnosticado com traqueobronquite. Foi medicado com Dontral e vita vet C, mas ainda não melhorou, o veterinário disse que dois dias ele estaria um pouco melhor, mas já se passaram 5 dias. Tenho que vacinar meu cão no dia 09/07, ele pode ser vacinado mesmo doente? Ele só tomou as duas vacinas básicas e vermifugo.

Obrigada.

Nathalia disse...

Oi pessoal,

meu cachorrinho está com 3 meses, é maltês, foi diagnosticado com traqueobronquite. Foi medicado com Dontral e vita vet C, mas ainda não melhorou, o veterinário disse que dois dias ele estaria um pouco melhor, mas já se passaram 5 dias. Tenho que vacinar meu cão no dia 09/07, ele pode ser vacinado mesmo doente? Ele só tomou as duas vacinas básicas e vermifugo.

Obrigada.

anjinha disse...

Boa noite, preciso muito de uma ajuda! Tenho uma vira-lata de 10 anos e ela está com tosse há mais de 4 meses, depois que ela veio morar comigo velei a um vet. na qual mandou bater um raio-x e fazer um hemograma completo. Nos exames não acusou nada e ela já descartou o problema no coração e a doença do carrapato, mesmo assim ela ainda não sabe o que é. Devo levar a outro vet. para confirmar o resultado? Ela tambem passou vários remédios como antibióticos e xaropes! Estou muito preocupada, me ajudem!!

Niii Simmons disse...

oii gente! comprei uma cadelinha pinscher 0 na semana passada. ela veio aparentemente bem. a moça que me vendeu nao me deu a carteira de vacinação. no dia seguinte de sua chegada ela começou a ter diarreia e tosse leve, chegou a vomitar. pediram para mim dar probiotico para ela. hoje a diarreia está pouca coisa melhor. mas a tosse parece piorar. ela so fica na cama, desce poucas vezes no chão para urinar e defecar, na maior parte das vezes fica coberta. ontem ela estava sem apetite e não quer tomar agua. o que eu faço?

Nathalia disse...

Olá, Nina.
Leve ela urgente no veterinário de confiança. Um cachorro que tive anteriormente estava assim, mas sem tosse, acabou morrendo e o canil que me vendeu devolveu o dinheiro. Se está sem a carteira de vacinação é muito perigoso, pode ser que não tenham dado nenhuma vacina para ela.
Quando o cachorro está sem animo tem que se preocupar, ainda mais com diarreia...corre pro veterinário! Não quero assustar, mas tenho que ser sincera.
Depois conta como foi...
Bjs

Nathalia disse...

Acho que minha poodle de 5 anos está com a Tosse do Canil, ontem ela começou a tossir muito, parecendo estar engasgada e por vezes colocava pra fora uma gosma branca...levei ontem mesmo ela no vet...ele colheu o sangue dela para exame e hj voltei lá pra ela fazer RX do tórax, pq tb pode ser doença cardíaca, mas ele e até eu mesma tenho quase certeza que é tosse do canil, pq ela apresentou febre, e hj apesar de ter comido toda a ração, parecia estar sem apetite, pq só comeu horas depois do horário habitual e por várias vezes cheirava a ração e não comia, mas por fim ela comeu...o vet receitou o antitussígeno tossicanis e receitou tb Meticorten, e injetou 3 medicamentos ontem mesmo, acho q um deles foi pra dilatar os brônquios (hj ela não tossiu mais), o antibiótico ele ainda não passou, pois quer ter certeza se é mesmo, bom, só vou saber o resultado dos exames mais tarde, mas pelo quadro clínico. qual a sua opinião?

Nathalia disse...

Olá, Nathalia.

Pode ser isso mesmo, mas avançado, pois, o meu filhote não teve febre, mas a tosse e o vomito branco, parecendo estar engasgato, é isso mesmo. O veterinário fez certinho, está cuidando bem. Fique de olho e siga realmente o que o veterinário passou. Se a tosse já melhorou é um ótimo sinal. Fica de olho no apetite dele e no cocô. Se o cocô começar a ficar molhe, parecendo gelatina, vá logo no vet...
Boa sorte!

Bjos

Nathalia disse...

obrigada...é, hj ela apesar de ter enrolado, acabou comendo, mas ainda não fez cocô não.

flavio disse...

cefalexina seria ideal para ttatamento d tossi canis?poderia responder no e-mail canil.palmares@hotmail.com

Anónimo disse...

Tenho um Terrier Paulista de 11 anos que é como filho, irmão, e a uns 2 meses atrás ele teve uma pneumonia que alastrou bastante, pelo que o veterinário falou se tivesse demorado um pouco mais ele não aguentaria, ele não comia, estava com um mau hálito bem forte, tava puro osso, depois de um rigoroso tratamento com antibióticos levantando 3x na madrugada para dar remédios diferentes, levando mordidas "rs" pois ele já estava esperto pelo horário, bom ele melhorou e fez a alegria da casa novamente, me esperando quando chegava do serviço com um gremelin de pelucia pra brincar, ai de uns 10 dias pra cá comecei a reparar que ele está com a respiração meio rápida, e com essas simulações de vomitar que não vomita, pesquisei como de costume e encontrei seu blog e li todos os posts relacionados, ele deve estar assim faz umas 2 semanas, creio que seja a tosse que descreveu, ele está comendo normal, mas mesmo assim parece meio magro, está brincando, alerta, mas vira e meche ele tem essas simulaçoes de vomito. O que devo fazer? Aguardo mais um pouco para ver se é eliminado como descreveu? Eu tenho alguns antibióticos de quando ele estava com pneumonia, acha conveniente eu lhe dar com intervalos maiores para evitar alguma infecção?

Aguardo e Agradeço

Anónimo disse...

Olá, meu cãozinho o Tuty (srd) tem em torno de 5 anos e há 5 dias está com tosse no 3 dia levei ao veterinario eles aplicaram injeções e prescrevero medicamentos, no mesmo dia que ele tomou as vacinas ele teve uma visivel melhora mas no outro dia voltou novamente,retornei com ele ao veterinario é novamente foi aplicado as injeções mas o veterinario pediu pra retornar novamente, o tuty está tristinho,pois dá pra perceber que ele não aguenta mais essa tosse, está comendo normalmente, mas será q ele está piorando pq não melhora ou em torno de 10 dias ele vai melhorar, ah eu estou gravida ah perigo para mim,pois estou proxima dele diariamente?Obrigada.

karol disse...

oi! estou com muitas duvidas se meu cachorro desenvolveu essa tosse do canil.meu cachorro fica louco quando ve a mangueira aberta , e no domingo lavando o terreiro acabei brincando de jogar agua na cadela. logo em seguida ela começou a tossir, e depois ficou normal, no mesmo dia mas no período noturno ela começou a tossir(na verdade nao sei bem se é tosse, mas fazia uns barulhos estranhos, como se estivesse sufocando), minha cachorra passou a madrugada inteira com essa crise de tosse(?), que ainda continua, ha! outra coisa está saindo uma 'agua esbranquiçada" também, o que será que meu cachorro tem?, será tosse de canil?ps-ela não tem contato com nenhum cachorro.
obrigada, karoline

lorena moraes disse...

olá, tenho um yorkshire de 3 meses, que tomou apenas a primeira dose de sua vacina, a proxima será dia 31...mas ontem a noite, ele acordou com uma tosse seca, como se quise vomitar, porém não vomitou, passou a noite assim, e o dia tbm, teve uma leve febre a tarde, mas esta se alimentando e brincando bem...oque pode ser?! agradeço desde já.

za disse...

Olá meu cachorro começou com uma tosse seca que ao fim ele parece que vai vomitar gostaria de saber o que ele deve tomar para melhorar pois não tem clinicas veterinarias funcionando hj pq é carnaval . obrigada

za disse...

Meu cachorro esta tossindo muito e ao fim da tosse parece que vai vomitar me ajude por favor pois hj é carnaval e não tem nenhum funcionando por aqui que medicamento devo dar para meu cachorro. obrigado

Ana disse...

Boa Tarde

já algum tempo pai a 3 4 dias que apareceu a tal tosse no cão o que me deixa bastante preocupada. ele tem as vacinas todas em dia e o pelo dele esta bastante recaido.
gostaria de saber qual e a soluçao para acabar com esta tosse?

Adriana Débora disse...

Eu creio q pelo que li meu poodle ta com esta doença. Neste horário e por ser final de semana não conheço nenhum vet aberto. Posso fazer algo sozinha? Ele ta com esta tosse e vomita aquela gosma espumante. To com dô dele e preocupada pois tenho um filho de 3 anos q gosta dele. Você pode me auxiliar? Sim ele tem quase 10 anos, talvez ele esteja mais afetado.

Adriana Débora disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Salvadorvet disse...

Olá Adriana
Se está em Portugal há de certeza um vetereinário ao pé de si que faça urgências 24 h. mas no entanto o que lhe posso aconselhar noc aso de a tosse ser muito muito intensa é dar um antitússico para crianças na dose para recém nascidos depois ir ao veterinário para ele ser observado e medicado convenientemente. Espero ter ajudado e melhoras ao seu amigo.

Claudia disse...

Tenho uma cadela (S. Bernardo) e outro cão com cerca de 3 meses que estão com estes sintomas. há algum medicamento que lhes possa dar antes de ir ao veterinário? uma vez que não posso ir brevemente..
Dizem que o maxilase é o unico que se pode dar aos animais, mas neste caso, produz algum efeito?

Claudia disse...

(a cadela S Bernardo já tem cerca de 8 anos.. queria tentar que a doença não agravasse uma vez que já tem esta idade)

Artesanet disse...

Eu estava na duvida que minha cadelinha quando começou a tossir estivesse engasgada e dei mercepton a ela.Nao resolveu nada.Ela continuou a tossir ...Embora um veterinario tenha suspeitado da tosse de canil outro amigo veterinario mandou que eu desse antes de qualquer medicamento forte o vermifugo maxverme para ela , para ver como ela reagiria em 24 horas.Se ela nao se aliviar da tosse em 24 horas tera de entrar em antibiotico pois pode ser infecção por bacteria...Ela tem 1 ano e meio.Muito bom o blog e as materias.Parabens

KAMALEOA disse...

Por favor preciso de ajuda...fui adotada por um dálmata que estava largado na rua e que me seguiu até em casa e não quis mais ir embora. ele parou de comer e beber e começou com calafrios e tosse que a princípio pensei que fosse engasgo ou alguma intoxicação. tratei com mercepton e hepatopharm e mantive a hidratação com água de coco. ele recusa a ração mas come arroz com peito de frango, foi quando percebi que ele não vomitava a comida e sim uma espécie de espuma e que o engasgo e vomito era apenas tosse. como ele nunca foi vacinado, quero saber se a vacina dada agora ajuda, ou se posso tratar com algum remédio caseiro e forçar a ingestão de água. moro num lugar que só tem um veterinário que desconfio que não é falso...como posso tratar? algum xarope caseiro????

Aline disse...

Por favor me ajude tenho três cachorros que estão apresentando estes sintomas porem a minha cadelinha esta prenha nos dias de parir já o que eu faço não posso dar a mesma medicação a ela?

Anónimo disse...

Odeio quando tenho ataques de tosse e não posso parar. Meu medico me receitou valtrex e agora estou muito melhor por boa sorte.

Unknown disse...

Ola!!! Olha a minha cachorra começou a latir com dificuldade ,começou a dar tosse so que ela come normal e começa a dar tosse e ela acaba vomitando . O que pode ser me ajude por favor!!!! Jessica

Unknown disse...

Ola!!! Olha a minha cachorra começou a latir com dificuldade ,começou a dar tosse so que ela come normal e começa a dar tosse e ela acaba vomitando . O que pode ser me ajude por favor!!!! Jessica

Unknown disse...

Ola!!! Olha a minha cachorra começou a latir com dificuldade ,começou a dar tosse so que ela come normal e começa a dar tosse e ela acaba vomitando . O que pode ser me ajude por favor!!!! Jessica

Unknown disse...

Ola!!! Olha a minha cachorra começou a latir com dificuldade ,começou a dar tosse so que ela come normal e começa a dar tosse e ela acaba vomitando . O que pode ser me ajude por favor!!!! Jessica

Unknown disse...

Eu preciso de ajuda por favor!!
eu peguei uma cachorrinha vira-lata pra criar porque ela estava sendo mal cuidada. ela tem 8/9 anos por aí.. e hoje ela começou a ter uma tosse estranha, é uma tosse seca e em seguida ela vomita um pouquinho.
será que alguma coisa grave?
gente, o veterinário aqui é mega caro e meu pai não vai me dar todo esse dinheiro. o que eu posso fazer?? para amenizar e deixar a minha cachorrinha melhorar eu preciso de ajuda. agradeço desde já :'(

Unknown disse...

Preciso de ajuda
Minha cadela está prenha e começou com essa tosse de canil
Posso medicar com o antibiótico?