A Nossa Clínica

A Vetcondeixa, fundada em 30 de Dezembro de 1990, localiza-se em Condeixa-a-Nova, dispõe de generosas instalações, moderno equipamento e sofisticados meios auxiliares de diagnóstico.

Disponibiliza um horário de atendimento alargado, (de segunda a sexta da 10:00h as 13:00h e das 15:00h as 20:30h e aos sábados das 10:00h as 13:00h e das 15:00h as 18:00h) e uma equipa de profissionais atenta às necessidades dos clientes que nos visitam.

A nossa essência é a prestação de um serviço de excelência ao nível dos cuidados médicos de animais de companhia.

terça-feira, maio 13, 2008

Gravidez Histérica das Cadelas

Esta linda menina teve uma gravidez normal, mas para ilustrar o artigo não se importou em posar

A gravidez histérica ou a falsa gestação nas cadelas é caracterizada pela exibição de um comportamento maternal e sinais físicos de gestação por uma cadela não grávida entre dois a três meses após o cio.
É causada pela queda dos níveis da progesterona produzida pelos ovários. Curiosamente isto acontece tanto nas cadelas gestantes como nas cadelas que não foram fecundadas, provocando a produção de uma hormona chamada prolactina que é responsável pelo desenvolvimento das glândulas mamárias e do comportamento maternal.
Todas as cadelas sem excepção, 2-3 meses após o cio apresentam algum grau de secreção mamária, sendo nos casos mais exuberantes considerado um problema. O facto de a cadela ter reproduzido no cio anterior não tem nenhuma influência no aparecimento da falsa gravidez e nem a fertilidade futura é afectada.
Observam-se alterações do comportamento como fazer o ninho com trapos, grande agitação, mamar em si própria, bem como uma dilatação abdominal e desenvolvimento das glândulas mamárias. Nos casos mais intensos a cadela pode ficar deprimida, vomitar e mesmo recusar a comida. São descritos casos em que os animais apresentam sinais de parto, mas são raros.
Um dos sinais inequívocos é o facto das mamas se encontrarem bem desenvolvidas e secretarem um fluido seroso acastanhado ou mesmo leite.
Se uma cadela for esterilizada exactamente no período de 2 a 3 meses após o cio, e por serem retirados os ovários, há uma queda brusca da produção de progesterona e como resposta o organismo produz prolactina e então o animal vai exibir estes sinais típicos de uma gravidez histérica, o que poderá confundir os proprietários.
A cadela deve ser submetida a um Rx ou uma ecografia para se descartarem aa possibilidades dela estar mesmo grávida ou que tenha alguma infecção no útero.
Devemos diminuir todos os estímulos na glândula mamária que promovam a lactação como a aplicação de pachos quentes e frios, e nalguns casos temos de aplicar um colar isabelino na cadela para que não mame em si própria, mas por vexes até o roçar do colar nas mamas é suficiente para prolongar a lactação indesejada.
A redução da comida por 3 ou 4 dias poderá ajudar na redução da lactação
Se não medicarmos o animal esta situação usualmente resolve espontaneamente em 2 a 3 semanas, mas nalguns casos pela intensidade dos sintomas, usamos alguns medicamentos que vão suprimir a produção da prolactina, e então os sinais desaparecem ao fim de uma semana.
Se a cadela não é para fins reprodutivos, o ideal será esteriliza-la sanando assim o problema, senão, o aconselhado será cruzá-la no próximo cio, porque a falsa gestação tem tendência a repetir nos cios seguintes, apesar de não estar relacionado com nenhum problema reprodutivo.

Pelos Animais

2 comentários:

Rodrigo Torres disse...

Boa tarde, minha cadela yorkshire em setembro do ano passado ela entrou no cio com 8 meses, logo depois ela teve uma falsa gravidez verifiquei que havia leites nas tetas e coloquei alcool iodado ai sanou, isto foi no ano de 2011. No mes de março deste ano ela entrou no cio no dia 11-03-2012,sangou e tudo mas no dia 18 do mesmo mes coloquei ela com um da mesma raça que ela sendo menor e eles cruzaram dias 18,19,20,22,23,24 do mesmo mes, com 30 dias de coberta ela não apresentava nada de filhotinhos mexendo ai levei-a oa vet, ele falou que era falsa prenhez, tive aquele susto ate chorei mas DEUS sabe o que faz, será????????? QUE NO TERCEIRO CIO DELA ELA VAI TER A MESMA COISA FICAR GRAVIDA PSICOLOGICAMENTE, PRA MIM QUE SO TENHO ELA ESTAR SENDFO DIFICIL DEMAIS POIS QUERIA TER UMS BEBES DESTES PRA EU CUIDAR, ME RESPONDA URGENTE PORQUE ESTAS DUAS FALSA PRENHES UMA SEM CRUZAR E A OUTRO TUDO COMO MANDA O FIGORINO, LEVEI TIVE BASTANTE CUIDADO ATE BRIGAR COM O MARIDO POR CAUSA DELA EU BRIGUEI E AI O QUE DEVO DAR PRA ELA, SUELENE TORRES betosulamor@hotmail.com este e meu E-MAIL e subeto@hotmail.com e meu orkut

Rodrigo Torres disse...

lembrando que na cruza eles demoraram 10minutos mas teve uma vez que ela gritou não sei o que foi so sei que ela gritou e ficou querendo morder o machinho.pode mandar a resposta para o blog do meu filho RODRIGO TORRES