A Nossa Clínica

A Vetcondeixa, fundada em 30 de Dezembro de 1990, localiza-se em Condeixa-a-Nova, dispõe de generosas instalações, moderno equipamento e sofisticados meios auxiliares de diagnóstico.

Disponibiliza um horário de atendimento alargado, (de segunda a sexta da 10:00h as 13:00h e das 15:00h as 20:30h e aos sábados das 10:00h as 13:00h e das 15:00h as 18:00h) e uma equipa de profissionais atenta às necessidades dos clientes que nos visitam.

A nossa essência é a prestação de um serviço de excelência ao nível dos cuidados médicos de animais de companhia.

terça-feira, dezembro 09, 2008

A Iguana Verde

Uma iguana adulta com ar saudável e medindo cerca de 1,5 mt

A foto é de uma iguana sofrendo de doença ósteo-metabólica devido ao mau maneio. Reparem na deformação do mandibular inferior.


A Iguana verde é um género de réptil nativo das zonas tropicais da América Central, do Sul e das Caraíbas e é um dos répteis mais criados em cativeiro, isto porque embora as Iguanas verdes possam atacar quando se sentem ameaçadas, a popularidade deve-se exactamente à sua enorme docilidade, comparada com outros répteis, e a facilidade de adaptação e interacção com o homem. Podem viver 15 a 20 anos em cativeiro.
A iguana possui uma barbela e uma fiada de espinhas que percorrem as suas costas até a cauda e um terceiro olho em cima da cabeça, que é conhecido pelo olho parietal e que parece uma escama transparente, que possui células fotorreceptoras numa estrutura semelhante a uma retina que tem a função de perceber as variações de luminosidade, regulando assim funções sazonais nomeadamente as ligadas à reprodução. Quando novos as iguanas verdes possuem uma coloração verde intensa, e à medida que crescem apresentam ao longo do corpo, listras escuras.
Vivem em árvores, em florestas tropicais húmidas, podendo medir desde 7 cm a 2 metros, sendo a cauda dois terços do seu comprimento. São animais estritamente herbívoros quando adultos e reproduzem-se através da deposição de ovos. Possuem uma excelente visão e podem ver à grande distância.
As iguanas são animais ectotérmicos, ou seja, são incapazes de manter a temperatura corporal constante por mecanismos fisiológicos internos (como fazem os mamíferos e aves), desta forma a temperatura corporal destes animais sofre grande influência da temperatura ambiental, no entanto as iguanas termorregulam procurando ambientes adequadas às suas necessidades de perda ou ganho de temperatura. À medida que as iguanas crescem mudam a pele, substituindo-a por outra e este processo chama-se ecdise, e dura cerca de 2 semanas, e nessas alturas podemos observar uma diminuição do apetite, diminuição das actividades físicas e procura de banhos de imersão. Outra característica destes lagartos é a capacidade de desprenderem parte da cauda como forma de defesa. O segmento de cauda amputada e em movimento distrai o predador enquanto a iguana foge. O órgão sexual do macho é constituído por dois pénis que se chamam hemipénis, e que se encontram alojados interiormente na base da cauda.
Ao planear um terrário para albergarmos uma amiga iguana, cinco factores básicos devem ser analisados:
1.A Temperatura deve ser entre 29 e 32 graus célsius durante o dia e entre 24 e 26 graus à noite. Sendo necessário um gradiente de temperatura, instala-se o sistema de aquecimento em um dos cantos, e por difusão a temperatura no terrário irá decrescer gradativamente; o aquecimento pode ser feito com lâmpada infravermelha, “pedra aquecida” ou outro sistema de aquecimento por contacto corporal, mas atenção ao risco de queimaduras protegendo as lâmpadas.
2.A Humidade deve estar entre os 70 e os 80%, que pode ser conseguida com um vasilhame de água de grande superfície produzindo evaporação e também com pulverizadores e sistemas de gotejamento.
3.A Iluminação respeita um foto período de 12 horas e deve-se providenciar abrigo para quando as iguanas quiserem evitar a luz. Existem lâmpadas fluorescentes específicas para répteis, que emitem também luz ultravioleta que é fundamental para a absorção do cálcio da alimentação, prevenindo uma das patologias mais comuns das iguanas em cativeiro.
4.É aconselhável que o terrário tenha o comprimento e a altura iguais a 2 a 3 vezes o tamanho corporal e a largura 1 a 1,5 o comprimento do corpo. Devem ser providenciados galhos ou troncos assim como prateleiras para que as iguanas possam subir e descansar, visto serem arborícolas no seu ambiente natural
5.O material deverá ser de fácil limpeza, tais como vidro e madeira impermeabilizada. O substrato pode ser de jornal ou pedras suficientemente grandes para não serem ingeridas.
Existem rações específicas para iguanas, mas é mais saudável se forem equilibradas com vegetais como couve-de-bruxelas, nabo, nabiça, dentes-de-leão, trevo, ervas silvestres, além de batata doce, cenouras, cogumelos, alfalfa, feijão verde e outros que devem constituir a parte importante da dieta.
Antes de trazer o nosso amigo parente de dinossáurio para casa é importante pensar em recriar o seu ambiente natural, senão, mais vale vê-lo pachorrento banhando ao sol e comendo as flores de ibiscus algures em Cancun.







Pelos Animais

1 comentário:

RosiCabral disse...

Minha iguana botou um ovo
O que eu faço?