A Nossa Clínica

A Vetcondeixa, fundada em 30 de Dezembro de 1990, localiza-se em Condeixa-a-Nova, dispõe de generosas instalações, moderno equipamento e sofisticados meios auxiliares de diagnóstico.

Disponibiliza um horário de atendimento alargado, (de segunda a sexta da 10:00h as 13:00h e das 15:00h as 20:30h e aos sábados das 10:00h as 13:00h e das 15:00h as 18:00h) e uma equipa de profissionais atenta às necessidades dos clientes que nos visitam.

A nossa essência é a prestação de um serviço de excelência ao nível dos cuidados médicos de animais de companhia.

quinta-feira, janeiro 22, 2009

O Ciclo Reprodutivo das Gatas e das Cadelas


Estro é o período de reprodução dos nossos animais fêmeas. Quando o estro ocorre, dizemos que as cadelas ou as gatas estão no cio.
As cadelas normalmente têm o seu primeiro cio entre os 6 e os 12 meses de idade, mas algumas cadelas de raças grandes, ou seja com mais de 25 kg em adulto, podem não ter o seu primeiro cio até terem 12 ou 14 meses de idade.
O ciclo completo reprodutivo de uma cadela dura cerca de 6 meses com dois períodos de cio em cada ano. Existem variações individuais entre cadelas, mas a cada animal o tempo entre o período de cio tende sempre a ser repetido regularmente.
O ciclo éstrico ou ciclo reprodutivo da cadela pode se dividido em 4 fases:
O Proestro é a fase do ciclo em que a cadela começa com sangramento vaginal. Esta fase normalmente dura 4 a 9 dias e os cães machos mostram-se muito interessados em copular com a fêmea, mas ela não os aceitará para cruzamento.
Na fase seguinte que é o Estro, a cadela já aceita o macho e a fecundação pode ocorrer. O corrimento vaginal nessa altura é mais amarelo do que sanguinolento e normalmente este período dura 4 a 13 dias.
Os dois períodos seguintes do ciclo reprodutivo da cadela que se chamam Diestro e Anestro são duas fases em que a cadela não demonstra sintomas especiais e a falsa gestação normalmente ocorre no Diestro, ou seja cerca de 2 meses após o cio.
Portanto, de uma maneira simplista, o cio de uma cadela dura cerca de 21 dias, sendo os 7 primeiros dias a entrada no cio, os 7 seguintes o cio propriamente dito e os 7 dias finais a saída do cio. Apesar da concepção ter uma grande probabilidade de ocorrer nos 7 dias do meio do cio, a mãe natureza nem sempre segue essas regras, por isso é melhor confinar a cadela longe dos cães durante essas três semanas se não quisermos uma gravidez indesejada.
Sempre que notarem ciclos muito longos ou espaços de tempo muito curtos entre os cios devem consultar um veterinário porque isso pode ser o sinal de problemas graves que estão no início.
As gatas são um pouco diferentes das cadelas. Normalmente elas têm o seu primeiro cio entre os 5 e os 10 meses de idade, com uma média de 6 meses. A gata tem 2 a 4 períodos de cio em cada ano, cada um durando cerca de 15 a 22 dias. Se ela copular com um gato, o cio raramente dura mais de 4 dias, porque a ovulação das gatas é provocada pela cópula contrariamente às cadelas em que é espontânea. Mas se não houver cópula, o cio pode durar 7 a 10 dias e recorrer com intervalos de 15 a 21 dias. É possível numa gata que não copula com um macho, fazer cios com intervalos de 3 a 4 semanas durante a maior parte do ano.
Como não há nenhuma descarga ou inflamação vaginal óbvia nas gatas quando estão no cio, como nas cadelas, as alterações comportamentais são os sinais que nos indicam que ela está no período éstrico.
Uma gata no cio normalmente anda com a cauda para um dos lados, estica as patas de trás elevando os quartos posteriores e mostra-se mais carente do que usualmente. Normalmente passa uma boa parte do tempo rebolando no chão e descansa menos tempo do que o habitual. Os miados da gata são mais agudos e essas cantorias normalmente acontecem 1 a 2 dias antes de ela aceitar o macho.
Uma gata tem o cio 1 a 6 semanas depois de parir, por isso é fácil que possa estar a amamentar uma ninhada enquanto já está gestante de outra.


Pelos Animais

Sem comentários: