A Nossa Clínica

A Vetcondeixa, fundada em 30 de Dezembro de 1990, localiza-se em Condeixa-a-Nova, dispõe de generosas instalações, moderno equipamento e sofisticados meios auxiliares de diagnóstico.

Disponibiliza um horário de atendimento alargado, (de segunda a sexta da 10:00h as 13:00h e das 15:00h as 20:30h e aos sábados das 10:00h as 13:00h e das 15:00h as 18:00h) e uma equipa de profissionais atenta às necessidades dos clientes que nos visitam.

A nossa essência é a prestação de um serviço de excelência ao nível dos cuidados médicos de animais de companhia.

quarta-feira, setembro 02, 2009

Caso interessante de pododermatite felina







Mais um interessante caso clínico de um gato que veio à Vetcondeixa com uma pododermatite plasmocitária, que segundo a literatura é uma doença não muito frequente e por isso trouxemo-lo ao nosso blogue. A compilação é da nossa estagiária Ana Nunes:



"Pododermatite Felina das Células Plasmocíticas

A pododermatite plasmocítica felina é uma doença inflamatória das almofadas plantares. A patogenia não é bem conhecida, mas supõe-se que seja de causa imuno-mediada. Trata-se de uma doença rara em gatos.
É caracterizada por uma inflamação das almofadas plantares, que se tornam mole e esponjosas. As almofadas plantares inflamadas podem ulcerar e sangrar facilmente, o que provoca dor e claudicação.
Para o diagnóstico desta patologia deve ser feita uma citologia aspirativa ou então recorrer a histopatologia cutânea.
As lesões assintomáticas podem regredir espontaneamente sem recorrer a tratamento. Se as lesões já tiverem ulcerado ou forem dolorosas, então pode ser feito um tratamento com glucocorticóides e com um acompanhamento rigoroso da evolução das lesões. Se as lesões sangrarem, então deverá ser feita uma intervenção cirúrgica, com a remoção das almofadas plantares afectadas.
O prognóstico desta doença é bom para a maioria dos gatos afectados. "

7 comentários:

Andreia disse...

Boa Tarde !!
Gostaria de saber se vcs podem me ajudar...eu tenho um salsichinha... só que ele tá com umas bolhas entre as patas e está cada vez pior .... agora está mancando, tem em todas as patinhas e ele tá até ficando meio tristonho, estou passando por uma situação dificil e não tenho dinheiro para levar ao veterinario no momento ...e estou procurando ajuda pra saber o que ele tem...porque dai pelo menos posso tentar medicá-lo em casa, só comprar o remédio é bem mais acessivel pra mim. Se puderem me ajudar agradeceria muito !!
Caso queiram que eu mande uma foto do local com a doença, eu posso tentar enviar a vcs.
Obrigada novamente.

Salvadorvet disse...

Olá Andreia, como deve perceber é quase impossível estabelecer um diagnóstico pela internet, por isso presumo que seja melhor consultar um colega (existem associações de protecção animal que têm colegas que colaboram com preços mais acessíveis), mas no entanto enquanto não consegue que seja observado, e só para reduzir os sintomas, use a pomada Quadriderme no meio das almofadas plantares e para evitar que saia ao andamento do seu salsicha, calce-lhe umas meias por umas duas horas.

Melhores cumprimentos

Aninha disse...

Olá!! Sou veterinária também e estou com um gatinho com suspeita de Pododermatite Plasmocítica. Gostaria de saber, se o Mimo, além da pododermatite, também apresentou algum problema gastrointestinal ou renal.
Agradeço a atenção
beijos

Salvadorvet disse...

Olá Aninha

Felizmente não observamos doença renal ou gástrica no nosso Mimo. Agora ele está bem e não tem tido mais problemas nas patas.
Beijos

Unknown disse...

Boa noite, meu gatinho está com algo parecido segue o link para verificar se é a mesma doença. https://drive.google.com/file/d/1oOZeRQ0ZKYNkTTV29sj2njb3BcAiwkI6/view?usp=drivesdk

Obrigada

Unknown disse...

Olá meu gatinho está igual da foto,:(
Será que vai ser preciso cirurgia,?estou colocando spray terracortryl,e dando maxicam para ele tomar.

Unknown disse...

Olá minha gata está com umas feridas nas 4 patas e está fedendo muito lavei no veterinário gastei quase 500 e n tenho condições no momento de levar de novo pois estou grávida e sem dinheiro pq fui demitida da empresa só que os antibióticos na veia e em comprimido n adiantaram usei pomada tbm oque eu posso fazer