A Nossa Clínica

A Vetcondeixa, fundada em 30 de Dezembro de 1990, localiza-se em Condeixa-a-Nova, dispõe de generosas instalações, moderno equipamento e sofisticados meios auxiliares de diagnóstico.

Disponibiliza um horário de atendimento alargado, (de segunda a sexta da 10:00h as 13:00h e das 15:00h as 20:30h e aos sábados das 10:00h as 13:00h e das 15:00h as 18:00h) e uma equipa de profissionais atenta às necessidades dos clientes que nos visitam.

A nossa essência é a prestação de um serviço de excelência ao nível dos cuidados médicos de animais de companhia.

segunda-feira, março 22, 2010

Cesareana da Ovelha


Uma destas tardes tivemos uma urgência obstétrica com uma ovelha que não conseguia parir, ou seja, tinha muitas contracções e anorexia, com prolapso da vagina tal eram as contracções. Diagnosticamos uma toxémia de gestação das ovelhas e isso significava que havia risco de vida para a mãe se prolongássemos a gestação e então decidiu-se provocar o parto medicamente, que não funcionou. Dois dias depois e já estando esgotado o tempo de espera decidimos fazer uma cesariana, e na clínica porque era mais fácil em termos de meios, pessoal e higiene, comparando com o ambiente no estábulo. A ovelha foi transportada na nossa ambulância até às nossas instalações em Condeixa.

A preparação cirúrgica da improvisada "sala de cirurgia para grandes animais", com o "Diário de Coimbra" a forrar o chão em redor.

No momento que acedíamos à cavidade abdominal, para extrair do útero o borrego ainda vivo, mas muito debilitado e precoce, como atestam as imagens em baixo em que se tenta a reanimação e oxigenoterapia



O borrego ainda muito precoçe não tinha capacidade de respirar pelos pulmões devido à imaturidade da parede alveolar onde se dão as trocas gasosas e que permitem verdadeiramente a respiração. Infelizmente o borrego não resistiu.
Ainda há dias fomos visitar a mãe para tirar os pontos e ela encontrava-se já recuperada e alegre a pastar a erva verde que renasceu nesta Primavera. :)



Pelos Animais

1 comentário:

Mariana Flores disse...

Vocês são de facto incríveis...

Deixei uma palavrinha no blog (http://fancyratsportugal.wordpress.com/ratz-por-ca/) com o link da VetCondeixa junto à foto do Fivela. Sem vocês não tínhamos aguentado tanto tempo.

Dr.Salvador, eu sei que se naquele dia lhe tivéssemos dado oxigénio o Fivela podia ter sobrevivido... não há dia que não me lembre, e ainda não me perdoei por isso. Muito obrigada por tudo!...