O Peúga veio à consulta para o controle de uma otite que o assaltou. Já está melhor e muito em breve já não precisa fazer mais a medicação local, mas a limpeza dos ouvidas deverá ser regular para o resto da vida contribuindo para a prevenção das doenças auriculares. :)
Lembram-se do Neco que esteve internado com gastroenterite parasitária? Ele já teve alta e este é o momento em que a dona o abraça para o levar de volta ao lar aonde vão enchê-lo de miminhos para compensar este período em que ele esteve longe da família. Volta daqui a uns dias para pôr as vacinas em ordem evitando que alguma doença volte a agarrá-lo. Força Neco!
O Roger é um boxer meiguíssimo e os donos notaram que ele começou a andar com a cabeça inclinada para um lado e a abanar muito, e que tinha também um alto na cabeça. A dona que é enfermeira ficou muito apreensiva não fosse um tumor e correu para a clínica para vermos o Roger, antes que fosse tarde demais. Bom, a notícia foi uma agradável surpresa, porque o Roger não tinha mais que uma otite (inflamação do ouvido médio) que comprime o nervo simpático causando essa posição da cabeça. O alto na cabeça é devido à posição porque os ossos parecem mais proeminentes de um lado do que do outro. Agora aguardamos que ele regresse para controle e esperamos ter a boa notícia breve que ele já não abana a cabeça.
A Lucky é uma cadela conimbricense muito agitada em ambientes novos ou perante a presença de estranhos com seringas nas mãos. Uma vez fui vê-la ao domicílio e era tanta a sua agitação, correria e fuga que acabou por partir uma grande e antiga jarra chinesa. Mas o amor dos donos por ela é tão grande que suplantou a dedicação que têm à arte e à antiga jarra chinesa. Hoje veio à clínica fazer o rappel das vacinas, mas mesmo com todos os biscoitos, carinhos e ausência de bata não conseguiram mantê-la completamente tranquila, estando sempre pronta a pular da marquesa perante qualquer movimento menos previsto. Por fim cedeu e tudo correu tranquilamente. A não ser quando ela passa pela a rua que se tem de ter muito cuidado porque tal é a sua ânsia de partir que pode sair disparada para o meio da estrada. E por fim descobrimos acidentalmente que o dono e eu nascemos na mesma ilha :)
O Juvé é um caniche muito agitado e brincalhão, de uma actividade tão intensa e indescritível que os donos conscientes decidiram castrá-lo com o nosso apoio. É verdade que nos países mais a Norte, os cães que não são para reproducção são castrados aos seis meses à semelhança do que acontece com os gatos. Isso revela sempre um sentido de consciência cívica superior ao que estamos habituados. Além de contribuir para a redução das populações caninas errantes, sem donos e em sofrimento, diminui também as doenças dos cães, contribuindo para o bem estar da população canina em geral. O Juvé hoje veio tirar os pontos e a cicatriz está excelente, mas o difícil foi aturar o colar isabelino com tamanha agitação. Bem haja!
O Junior veio acompanhar a consulta da Peúga. Muito tímido não quis posar de frente para a foto :)
O David tem uma dermatite a dermatófitos e porque ainda é jovem foi feita uma primeira abordagem da sua doença através da aplicaçao tópica de medicamentos, que não resultaram em pleno. Agora voltou à consulta e resolvemos fazer um ataque mais a fundo recorrendo a medicamentos sistémicos para debelaram rapidamente o seu problema de pele que deixa a dona muito preocupada. A dona é uma pessoa muito consciente que tem contribuido para a protecção dos animais abandonados, como quando ocorreu uma crise em Condeixa quando descobrimos alguns cães presos num barracão sem comida, comendo os colegas mortos de fome. Nessa altura ela deu todo o apoio a ponto de ficar com uma das cadelas maltratadas e hoje é uma linda companheira dos outros animais que ela possui.
A Missy veio fazer as vacinas anuais e parte da família acompanhou-a nessa jornada. Pensamos que isso reduz a apreensão que alguns animai manifestam em ambientes não habituais aonde circulam seringas e estetoscópios com batas à mistura. Portou-se lindamente, sem manifestar nervosismo, e até posou para uma fotografia
a solo.
Zara
A Zara já é uma velha conhecida nossa, tendo sido operada há algum tempo à glândula salivar mandibular. A dona adora a Zara, que foi encontrada abandonada há já um bom tempo. Hoje são unha com carne e veio porque uma fístula abriu na zona ventral à zona operada e , o que poderá ser a presença de resquícios das glândulas salivares. Instituimos uma terapêutica médica para evitar um nova cirurgia. Hoje ela veio com um amigo novo que foi salvo das cheias que houve me Coimbra.
O Bowie não veio hoje à nossa consulta, mas estando a atravessar o jardim em Condeixa, encontrei os donos e não resisti a fotografá-lo para postar no blog. Até breve Bowie :)
Sem comentários:
Enviar um comentário