A Nossa Clínica

A Vetcondeixa, fundada em 30 de Dezembro de 1990, localiza-se em Condeixa-a-Nova, dispõe de generosas instalações, moderno equipamento e sofisticados meios auxiliares de diagnóstico.

Disponibiliza um horário de atendimento alargado, (de segunda a sexta da 10:00h as 13:00h e das 15:00h as 20:30h e aos sábados das 10:00h as 13:00h e das 15:00h as 18:00h) e uma equipa de profissionais atenta às necessidades dos clientes que nos visitam.

A nossa essência é a prestação de um serviço de excelência ao nível dos cuidados médicos de animais de companhia.

quarta-feira, outubro 25, 2006

S.Bernardo Maltratado






Recebemos uma denúncia de maus tratos a um S.Bernardo em S.Martinho do Bispo em Coimbra meses atrás e na altura fomos lá "meter o nariz" como é o nosso hábito nessas situações (doa a quem doer) e descobrimos um animal amoroso cheio de feridas e abandonado num espaço sujo e pequeno, sem carinho e vivendo à custa do que os vizinho lhe davam porque o dono pouco o ligava. Após denunciarmos o caso à Médica Veterinária da Câmara de Coimbra, ela foi célere no atendimento ao nosso pedido e foi vistoriar o lugar, mas o dono que já estava de sobreaviso tratou logo de dar banho ao cão e apresentou um documento de um colega meu que indicava que o cão estava a ser tratado das suas mazelas. Em conversa com a Veterinária Camarária, ela disse-me que no momento que foi ver o animal, ele já estava em condições minimamente aceitáveis e que se soubesse de alguma alteração para lhe comunicar. Agora o céu caiu outra vez para o nosso amigo que está em péssimas condições nesses dias de chuva como as fotos atestam. Contactei a minha colega outra vez que se mostrou disponível e deslocou-se ao local, mas parece que a lei não lhe dá muita margem de manobra e como as burocracias são mais do que muitas o animal vai ficar aí até que a justiça dos homens decida que este dono não pode continuar na posse do cão. Não conseguimos ainda entender porque é que ele insiste em continuar na posse do S.Bernardo se nem sequer tem tempo para passeá-lo ou mesmo pôr-lhe comida ou água no prato. Pensamos que uma conduta destas encaixa-se perfeitamente num quadro de um comportamento patológico de destruir e torturar. Se esta situação durar muito mais tempo já não haverá nada a fazer. Dentro de nós há uma profunda frustração com as demoras infinitas enquanto que o cão desfaz-se debaixo do telhado de zinco e no meio da lama nestes dias de temporal. Que culpa têm os animais dos pecados dos homens?
"Virá o dia em que a matança de um animal será considerada crime. Tanto quanto o assassinato de um homem." Leonardo da Vinci

3 comentários:

13 disse...

Bem hajam pelo vosso papel social! Vou continuar a visitar-vos sempre... no blog e na clínica!
Salvador, a Pituxa manda lambidelas!

Salvadorvet disse...

Olá 13 :). Faz uma festinha na Pituxa por mim.
Formiguinha eu sei bem o que querias dizer...estava prestes a aplicar a artigo da Constituição que prevê a desobediência civil, quando por ordem das autoridades o irresponsável "dono" foi obrigado a meter o cão dentro de casa, devido às diversas pressões que existiam. Como é óbvio não resolveu nada, porque o cão daqui a dias estará nas mesmas condições. Infelizmente já não estava acessível durante a madrugada. "Há sempre alguém que resiste, há sempre alguém que diz não!".

MoonMood disse...

Para mudar a lei, ha que enfrentá la, desafiá la e pôr a nu as suas fraquezas ate às ultimas consequências.
"Quando os que mandam perdem a vergonha, os que obedecem perdem o respeito." (Cardeal de Retz)

beijinhos revolucionários
:) pelos animais!