A Nossa Clínica

A Vetcondeixa, fundada em 30 de Dezembro de 1990, localiza-se em Condeixa-a-Nova, dispõe de generosas instalações, moderno equipamento e sofisticados meios auxiliares de diagnóstico.

Disponibiliza um horário de atendimento alargado, (de segunda a sexta da 10:00h as 13:00h e das 15:00h as 20:30h e aos sábados das 10:00h as 13:00h e das 15:00h as 18:00h) e uma equipa de profissionais atenta às necessidades dos clientes que nos visitam.

A nossa essência é a prestação de um serviço de excelência ao nível dos cuidados médicos de animais de companhia.

quinta-feira, julho 03, 2008

A Leishmaniose


A Leishmaniose canina é uma doença incontornável no panorama das doenças que afectam os cães na zona da bacia do Mondego, sendo endémica nesta região. Afecta geralmente cães com mais de um ano de idade. Além disso é uma zoonose, ou seja, é transmissível ao homem, principalmente às pessoas imunodeficientes.
O agente responsável por esta doença é a Leishmania, um protozoário que é transmitido normalmente entre o animal infectado e o são por um mosquito que é conhecido por mosca de areia, apesar de não ser mosca nenhuma, mas sim um mosquito muito pequenino que se chama Phlebotomus perniciosus, pelo nome, um mau mosquito.
O simples contacto entre um animal infectado e um são não transmite a doença, a não ser que se misture o sangue dos dois animais, que é o que o mosquito faz. Este mosquito reproduz-se em solos húmidos contendo matéria orgânica e durante os meses quentes do ano. A sua actividade normalmente restringe-se a um raio de cerca de 1Km da zona de reprodução e ataca os nossos animais ao crepúsculo, que segundo a wikipédia, naqueles instantes em que o céu próximo ao horizonte no poente ou no nascente toma uma cor gradiente, entre o azul do dia e o escuro da noite.
A Leishmania ao entrar no corpo do cão através da picada do mosquito e ser fagocitado pelos glóbulos brancos, vai-se multiplicar dentro deles e destruí-los provocando no animal a doença. O período de incubação pode ir de 3 meses a muitos anos.
Os sintomas observados num cão afectado pela Leishmaniose são vários e que podem aparecer isolados ou em conjunto
Desde a simples descamação da pele (caspa),
Peladas à volta dos olhos que se estendem ao nariz e às orelhas,
Feridas que demoram a cicatrizar principalmente nos membros,
Conjuntivite,
Unhas muito crescidas, apesar de o animal passear em terreno que normalmente desgasta as unhas
Hipertrofia dos gânglios linfáticos, Sangramento pelo nariz,
Artrite em vários membros, Falta de apetite, Emagrecimento progressivo, Animais que passam a beber muito mais água que o normal ( quando já há insuficiência renal) ,Diarreia e Anemia.
O diagnóstico da doença normalmente é feito através de análises do sangue. Existem uns testes rápidos semelhantes aos testes da gravidez, mas que depois deverão ser confirmados através de uma análise laboratorial mais precisa.
A doença no cão não tem cura,
Mas tem controlo se o animal ainda não tiver lesões irreversíveis de órgãos importantes como os rins e o fígado.
Mas mesmo depois de controlada a doença o animal deverá periodicamente efectuar análises, e além disso há uma medicação que será feita em toda a sua vida restante.
O tratamento é feito ou através de injecções subcutâneas diárias de Glucantime durante um mês ou pela administração do Milteforam através da comida também diariamente por um mês. Ao mesmo tempo o seu amigo de quatro patas deverá receber todos os dias comprimidos de allopurinol (que em medicina humana servem para tratar a gota mas também impede a Leishmania de se multiplicar nos cães), por toda a vida em maior ou menor dose consoante o estado da doença.
Não existe uma prevenção cem por cento eficaz contra a Leishmaniose visto ainda não haver uma vacina na Europa para esta doença.
O que se deve fazer é aplicar um repelente de mosquitos no animal como a coleira Scalibor que apresenta uma duração de 6 meses e as pipetas mensais de Pulvex e Advantix. Os animais afectados devem também usar um repelente para evitar a sua reinfecção e também que infectem os outros.
Aconselhamos o despiste anual da Leishmaniose ao seu companheiro canino quando ele vai fazer as suas vacinas anuais, porque a chave para o combate da doença está no seu diagnóstico precoce, mesmo antes de apresentar sintomas, para poder ser controlada, porque senão será tarde demais para um amigo que nos dá muitas alegrias.
Por fim, depois de todo esse quadro negro posso vos dizer que temos muitos pacientes que têm a Leishmaniose controlada e boa qualidade de vida, apesar de sua provecta idade, como é o caso do Lord, um pastor alemão em que ele e o dono são os melhores amigos.


Pelos Animais

3 comentários:

magna disse...

CAROS AMIGOS

É MARAVILHOSO SABER QUE PODEMOS SALVAR NOSSO MELHOR AMIGO DE UMA DOENÇA TÃO DEVASTADORA.
HÁ POUCOS DIAS DESCOBRI QUE MEU CÃO É PORTADOR DE LEISHMANIOSE, E O VETERINÁRIO ORIENTOU O ESQUEMA DE MILTEFORAM COM ALOPURINOL. INFELIZMENTE O MILTEFORAM NÃO É COMERCIALIZADO NO BRASIL, MEU PAÍS DE ORIGEM. POR FAVOR, AJUDEM-ME A SALVAR MEU AMIGO, INFORMANDO-ME SE POSSO DE ALGUMA FORMA ADQUIRIR O MEDICAMENTO DE FORMA QUE ELE SEJA ENVIADO ATÉ MEU PAÍS. É MUITO IMPORTANTE PARA MIM.
GRATA.

Salvadorvet disse...

Olá. Envie-nos um email para salvadorvet@gmail.com e poderemos combinar a melhor forma de lhe permitir adquirir o medicamento em Portugal e recebê-lo no Brasil para poder tratar o seu amigo. Melhores cumprimentos :)

Maria Lua disse...

Obrigado pela partilha de tão importante informação.
:-)