A Nossa Clínica

A Vetcondeixa, fundada em 30 de Dezembro de 1990, localiza-se em Condeixa-a-Nova, dispõe de generosas instalações, moderno equipamento e sofisticados meios auxiliares de diagnóstico.

Disponibiliza um horário de atendimento alargado, (de segunda a sexta da 10:00h as 13:00h e das 15:00h as 20:30h e aos sábados das 10:00h as 13:00h e das 15:00h as 18:00h) e uma equipa de profissionais atenta às necessidades dos clientes que nos visitam.

A nossa essência é a prestação de um serviço de excelência ao nível dos cuidados médicos de animais de companhia.

quinta-feira, junho 25, 2009

Foxy Lady

Uma dessas noites recebemos uma chamada de uma estudante de medicina veterinária, que tinha encontrado uma jovem raposa, muito fragilizada, e que se deixava agarrar com muita facilidade, o que normalmente não acontece. Quando atendemos a Vulpes vulpes encontramos um animal desidratado, fêmea, jovem (terá nascido poucos meses antes) quase comatoso, com algumas feridas que poderiam ter sido de um atropelamento ligeiro, visto que foi encontrada na berma da estrada desfalecida. Iniciamos imediatamente a fluidoterapia e com alguns exames complementares ao sangue observamos a sua desidratação que foi prontamente corrigida. Por ecografia concluímos que não teria lesões internas e depois de medicada com antibióticos de longa acção e analgésicos /anti-inflamatórios e desparasitada interna e externamente, e após receber alguns fluidos por via intravenosa ela começou a despertar com muita actividade , o que não nos permitiu fazer um rx, mas as suspeitas de fractura foram ultrapassadas pela actividade que demonstrou. Contactados os biólogos da SPVS de Quiaios, deslocaram-se prontamente à nossa clínica em Condeixa onde foram buscar a raposinha que está em recuperação no centro em Quiaios e muito brevemente volta para a sua natureza, que noticiaremos aqui :)
A raposinha logo após a atendermos na Vetcondeixa a receber soro na veia


O açaime é importante nestes animais ao serem tratados, porque ao acordarem não estando habituados ao contacto humano têm o instinto natural de atacarem como meio de defesa


"A raposa é o carnívoro selvagem com maior distribuição e abundância do mundo. Tem um focinho esguio, rematado por umas orelhas longas e pontiagudas, e uma cauda espessa e vistosa com cerca de 50 cm de comprimento. A pelagem é castanho-avermelhada, e as patas estão dotadas de garras não retrácteis. O corpo e a cabeça apresentam um comprimento que pode variar entre 60 a 90 cm, e um peso entre 5 a 10 kg. As fêmeas são sensivelmente menores que os machos.
É um animal com uma actividade essencialmente crepuscular e uma dieta quase exclusivamente carnívora. Dela fazem parte pequenos mamíferos - coelhos, lebres, ouriços-cacheiros -, aves, peixes, insectos, e ocasionalmente frutos silvestres e cultivados. Os desperdícios humanos são também procurados em épocas de maior carência, sendo por isso comum aproximarem-se de lixeiras próximas de centros urbanos. Consome cerca de 500 g de alimento por dia. O que não caça e não come no próprio dia esconde para consumo superior. Chega a ter cerca de 20 esconderijos de comida, conseguindo lembrar-se de todos eles. Nas zonas rurais, por vezes assalta os galinheiros, tendo o hábito de matar em excesso, o que lhe vale uma má fama entre essas comunidades. Vive em grupos, formado por um macho adulto e várias fêmeas.
A época de acasalamento ocorre em Janeiro/Fevereiro e os nascimentos verificam-se na Primavera, tendo a gestação uma duração de cerca de dois meses. A ninhada - uma por ano - é geralmente composta por 4 a 5 crias. Utiliza tocas escavadas e protegidas pela vegetação, construídas por ela própria ou aproveitando as de texugos ou coelhos. Vive um máximo de 9 anos. " fonte wikipedia


Pelos Animais

1 comentário:

Maria Lua disse...

É lindíssima!
E tão raro já se ver em terras lusas...
Obrigado pela partilha.
:-)