A Nossa Clínica

A Vetcondeixa, fundada em 30 de Dezembro de 1990, localiza-se em Condeixa-a-Nova, dispõe de generosas instalações, moderno equipamento e sofisticados meios auxiliares de diagnóstico.

Disponibiliza um horário de atendimento alargado, (de segunda a sexta da 10:00h as 13:00h e das 15:00h as 20:30h e aos sábados das 10:00h as 13:00h e das 15:00h as 18:00h) e uma equipa de profissionais atenta às necessidades dos clientes que nos visitam.

A nossa essência é a prestação de um serviço de excelência ao nível dos cuidados médicos de animais de companhia.

sábado, novembro 24, 2007

Reflexões Sobre o Arrojamento em Massa de Golfinhos Cabeça–de-Melão na Ilha da Boavista, Cabo Verde


Sábado, 17 de Novembro de 2007
Porto de Mindelo, Ilha de S.Vicente, Cabo Verde.
O Submarino nuclear americano, USS Annapolis (SSN760) de 109,73 mt de comprimento, faz-se ao mar em missão de patrulhamento e recolha de informações sobre o tráfico de estupefacientes e emigração ilegal.

Domingo, 18 de Novembro de 2007
Morro de Areia, Ilha da Boavista, Cabo Verde
265 Golfinhos Cabeça-de-Melão (Peponocephala electra) avançam desorientados em direcção à praia, encobertos pela escuridão da madrugada, arrojam-se um a seguir ao outro e morrem em agonia na areia.
Foram todos enterrados, não se fizeram necrópsias nem recolheram amostras de nenhum dos animais arrojados.
Nos dias seguintes ocorreram outros arrojamentos, em menor número e também não há registo de recolha de amostras nem necrópsia de nenhum dos animais.

Os golfinhos cabeça-de-melão são cetáceos que se alimentam de lulas e para isso descem a grandes profundidades (“deep divers”), e se forem “bombardeados” pelos sonares utilizados pelos militares, que são muito potentes comparados com os sons da natureza, desorientam as suas capacidades de ecolocalização ( procuram as presa por ecolocalização nas profundezas) e em pânico procuram a superfície rapidamente, sofrendo por isso um síndrome igual ao dos mergulhadores que emergem antes do tempo de descompressão, causando libertação de azoto nos tecidos, com consequente embolia gasosa e gorda e inúmeras hemorragias pelos órgãos internos, nomeadamente no cérebro e ouvidos.

A utilização de sonares em manobras militares já coincidiu várias vezes com arrojamentos massivos de cetáceos que mergulham em profundidade em que apresentaram lesões semelhantes às encontradas na “doença do mergulhador”. Alguns Exemplos:
- Grécia 1996
- Bahamas, 2000
- Fuertventura, Ilhas Canárias, 2002
- Açores, 2003
- Florida Keys, 2005
- Baia de Hanaley, Hawai, 2004

É difícil avaliarmos o real impacto dos sonares na vida marinha, porque ultrapassa grandemente o número de animais que arrojam nas praias. Muitos morrem nas profundezas e nunca chegam à nenhuma costa e além disso os que sobrevivem apresentam alterações comportamentais que poderão por em causa a própria sobrevivência da espécie, visto que são espécies que utilizam o som com meio de comunicação e em todas as actividades da sua existência, desde a procura de comida à corte e reprodução, e foram observados cetáceos que alteraram os sons que produziam após terem sido submetidos à violência de sonares militares.
É muito importante que consigamos convencer os militares a introduzirem restrições na utilização de sonares de curta e média frequência porque estão a destruir e a causar sofrimento em espécies que fazem parte da maravilhosa riqueza da biodiversidade que povoa o nosso planeta.
Penso que poderemos chegar a um consenso em proveito da natureza. Cabo Verde tem de ser compensado por esta catástrofe ecológica causada pelo mau planeamento militar e a compensação deverá ser, a meu ver, em apoio ao estudo da natureza para que estas tristezas nunca mais habitem as nossas águas.
Não tenho dúvidas porque os factos são muito coincidentes. O USS Annapolis deveria sair do seu silêncio para esclarecer os factos, nomeadamente comunicando a sua rota nesse dia e a utilização de sonares. E já agora deveria ser investigados junto dos russos e dos americanos se em 2003, na altura dos arrojamentos em Santa Luzia e no Maio se nenhum submarino “amigo” estaria em voltas aqui do nosso querido arquipélago.
Ps. Oiçam o testemunho de Pierce Brosnan em http://www.nrdc.org/media/docs/051019.mp3.
Pela Natureza
Por Cabo Verde
Salvador St.Aubyn Mascarenhas
Médico Veterinário





Pelos Animais

3 comentários:

Rainbow disse...

Ai!
Dói tanto!
Fiquei imensamente triste... magoada... acho que nem sei bem a palavra para descrever...
:(
:(
Tristeza!
Força e obrigado pelo teu trabalho ao divulgares e chamares a atenção para um assunto destes!
Bjs coloridos (mas tristes!)

Unknown disse...

É com maior tristeza que deparo com uma cena tão desconfortante desse no meu lindo pais, pergunto, onde estão as autoridades Marítima deste pais, o que eles fazem,quais são seus encargos quanto autoridades: E triste e Vergonhosa o que vi,espero não voltar a ver estas cenas no meu pais nunca mais

Unknown disse...

É com maior tristeza que deparo com uma cena tão desconfortante desse no meu lindo pais, pergunto, onde estão as autoridades Marítima deste pais, o que eles fazem,quais são seus encargos quanto autoridades: E triste e Vergonhosa o que vi,espero não voltar a ver estas cenas no meu pais nunca mais