A Nossa Clínica

A Vetcondeixa, fundada em 30 de Dezembro de 1990, localiza-se em Condeixa-a-Nova, dispõe de generosas instalações, moderno equipamento e sofisticados meios auxiliares de diagnóstico.

Disponibiliza um horário de atendimento alargado, (de segunda a sexta da 10:00h as 13:00h e das 15:00h as 20:30h e aos sábados das 10:00h as 13:00h e das 15:00h as 18:00h) e uma equipa de profissionais atenta às necessidades dos clientes que nos visitam.

A nossa essência é a prestação de um serviço de excelência ao nível dos cuidados médicos de animais de companhia.

terça-feira, janeiro 23, 2007

A Foquinha Perdida



Na semana passada um foca cinzenta macho cerca de um mês de vida arrojou no Porto de Leixões. A SPVS foi chamada ao local e encontraram uma foca bebé cinzenta visivelmente debilitada e fraca que foi prontamente transportada para o Centro de Recuperação em Quiaios. Avaliamos o seu estado físico e constatamos que estava emaciada e muito pouco activa. Após o exame físico e recolha de sangue para análises hematológicas, a foca bebé “Renato”foi entubada por via oral e administraram-se electrólitos e glicose para combater a hipoglicémia e a desidratação observadas, resultantes do tempo que esteve perdido do seu habitat natural. Pouco tempo depois de ser entubada, ganhando novas forças, a foquinha já corria aos saltinhos atrás de nós tentando nos morder, num gesto de defesa perante um mundo estranho.

A foca cinzenta (Halichoerus grypus) recém nascida neste momento pesa cerca de 15kg e terá cerca de um mês de vida, depois dos seus 11 meses de gestação, que é a altura em que deixam de mamar e começam a alimentar-se de sólidos, e portanto vão para o mar à procura de peixe, sendo por vezes arrastados pelas correntes marítimas contrárias às rotas de migração, e como não têm capacidade para nadar durante muito tempo por serem bebés acabam por se perder. O peso de um macho adulto poderá ir até cerca de 220Kg aos 11 anos de vida. A foca cinzenta normalmente habita por todo o litoral do norte da Europa e da América.

Agora ele já está a ser alimentada com uma papa feita à base de peixe, vitaminas e medicamentos que consideramos necessários para a sua recuperação. Se tudo correr bem, a recuperação do “Renato” deverá demorar cerca de seis meses, e depois será transportado para um dos seus habitats habituais, onde após um período de adaptação num centro próximo será libertado finalmente para junto dos seus pares.

segunda-feira, janeiro 15, 2007

Aspectos Médicos e Nutricionais da Reabilitação do Nazaré


Aspectos Médicos e Nutricionais da Reabilitação do Nazaré em poster
aqui.

sábado, janeiro 13, 2007

Disparos Culturais


Uma urgência como esta faz-nos pensar em várias coisas que estão erradas, profundamente erradas. Muitos animais que não têm um dono que os leve a uma clínica como este ou que fazem parte de uma classe de animais ditos "silvestres" (que significa que não têm dono nem nunca terão e como perante a lei um animal é um objecto, logo se não têm dono ninguém poderá reclamar a sua "danificação" ou destruição) sofrem, desesperam e morrem numa autêntica chacina ao longo de quase todo o ano. Este cão foi baleado por uma caçadeira numa zona que é permitido aos caçadores caçarem a seu bel prazer. Existem suspeitas que os caçadores terão baleado o cão só porque presumiram que ele competia com eles na caça aos coelhos. Mas isso é um mero pormenor, porque incontáveis são os casos de cães, gatos, aves de rapina, texugos, lontras, baleados à queima roupa e deixados a agonizarem enquanto o sangue lhes escorre do corpo. Como quase ninguém reclama por medo da culpa morrer solteira, a chacina sobre os animais há de persistir enquanto alguns saem de camuflado e espingarda em riste numa espécie de playstation real com sangue de um lado e tiros de outro, com a permissividade da sociedade e da cultura, que se diz de brandos costumes.

Domicílio em Coimbra

Este filme é um pequeno excerto do início de uma consulta ao domicílio ao Bobby em Coimbra, que tem uma dona que faz tudo que pode pelo seu amigo. O Bobby não consegue ficar sozinho em casa e a dona quando tem que ir a algum sítio leva-o à vizinha da frente e passa lá o tempo que ela estiver ausente. Confidenciou-nos que uma vez teve de ser internada e o Bobby, desesperado pela sua ausência, rasgou completamente os lençóis da sua caminha carinhosamente instalada ao pé da televisão. Uma deliciosa história de ternura entre o Bobby e a dona.


boby cbr
Colocado por Salvadorvet

Pomba na Ponte

A Pomba no carro durante o transporte para a Vetcondeixa
Embaixo, pouco tempo após a sua chegada à clínica
Depois de tratada, já com o papo cheio



Nestas duas fotos do mesmo Rx podemos observar o ombro do lado direito fora do sítio

Esta tarde ao atravessar a nova ponte Rainha Santa em Coimbra, quando voltava para Condeixa após uma visita ao domicílio, consegui vislumbrar uma pomba no meio da via, que caminhava sem levantar voo, mesmo com a perigosa aproximação dos carros. Arriscadamente encostei-me na berma da ponte com os quatro piscas interrompendo o trânsito na faixa momentaneamente e saí a correr do carro voltando triunfantemente com a pomba na mão, que eu exibia aos desesperados automobilistas dos carros que eu parara o passo. A pomba sangrava de uma ferida na base da cauda, apresentava algumas escoriações na patas e tinha uma anilha de pombo correio. Após observação concluímos que terá batido nalgum cabo que lhe terá provocado essas lesões e com Rx verificamos que tem uma luxação da cabeça do úmero que não foi possível resolver porque os ligamentos estavam todos rasgados. Na segunda feira contactaremos o dono e decerto que sendo uma ave de boa genética irá querer conservá-la para reprodução. Ela está a recuperar e come bem. De contrario arranjaremos alguém que queira recolhê-la apesar da pomba já não poder voar. Garanto-vos que não lhe vai faltar comida e água fresca. Afinal não são só rosas nos dá a Rainha, e neste mundo conturbado um símbolo da paz vem mesmo a calhar. :)

Gatos & Cães

A Talita chegou de urgência de 50 Km de distância porque a dona adora-o e queria que fizessemos tudo para ver se ele estava bem após um acidente com a porta do carro. Felizmente que não tinha nenhuma fractura nem nenhuma lesão interna. Claudicava ligeiramente do membro anterior esquerdo, mas com analgésicos e anti inflamatórias rapidamnete começou a melhorar esperamo-lo na proxíma semana para avaliação.
Este nosso amigo bebé Grand Dannois veio com a queixa de vómitos e diarreia, mas o teste de parvovirose felizmente deu negativo e tudo não passava de um sobrecrescimento bacteriano intestinal, que foi rapidamente controlado com antibióticos e hidratado com soro na veia. Para a semana ele e a restante ninhada vão fazer a primovacinação porque mais vale prevenir que remediar. Quem poderia deixar uma fofura dessas sem vacinas? :)

Eros é um gato que já consumiu algumas das suas sete vidas. Explico: o Eros teve um terrível acidente há uns anos e quando chegou à clínica estava a extinguir-se exangue e pela ecografia realizada imediatamente após a sua admissão de urgência, detectou-se uma hemorragia interna grave com fractura do rim esquerdo. Cirurgia rápida de urgência e controlamos a hemorragia, mas tivemos de retirar um dos rins. E também no desespero de ele estar quase sem sangue tivemos de recorrer a uma experiência desesperada; transfusão de sangue com sangue de cão! e com muitos corticóides à mistura ele conseguiu aguentar e hoje está fantástico. Anualmente vem para controlarmos a sua função renal que continua impecável (o organismo para compensar aumentou o tamanho do rim único! ).

A Gigi é uma gatinha que veio à sua primeira consulta e foi vacinada contra as doenças que afectam os gatos como a coriza, a panleucopénia felina e a leucose, e além disso foi desparasitada internamente e externamente. O que ela adorou mesmo foi a latinha que lhe demos como prémio por ela se ter portado fabulosamente bem .:)

sexta-feira, janeiro 12, 2007

A Teka e o Cairo


A Teka é uma gatinha muito simpática como a dona, e hoje veio terminar o seu programa de primo vacinação, ficando assim protegida contra as doenças mais vulgares dos felinos. Ela portou-se melhor do que um cão nas vacinas; é que normalmente os cães não se manifestam quando apanham uma vacina por via sub-cutânea ( que é a via utilizada geralmente) e os gatos não é bem assim, por mais fina que seja a agulha e a delicadeza que se penetra a pele (que é mais dura que a dos cães). Mas a Teka ficou na sua, olhando e cheirando o ambiente, enquanto injectávamos o conteúdo da seringa para debaixo da sua pele, para serem libertados lentamente os princípios activos da vacina para que vão estimular o seu sistema imunitário a produzir anticorpos contra os vírus e as bactérias.

O Cairo é um jovem Grand Dannois que temos seguido desde que ele foi gerado. Ele veio à nossa consulta com a queixa de dor ao abrir a boca e ao mexer o pescoço, e sempre a tremer com dores que os donos não conseguiam determinar a exacta origem. Após observação cuidadosa do Cairo, localizamos a dor ao nível da região cervical. Por uma questão de raça, os Grand dannois são atreitos a uma síndrome que se chama Síndrome de Wobler ou de Instabilidade Cervical. Fez-se a terapêutica indicada de urgência com anti inflamatórios e então até hoje não voltou a manifestar mais sintomas. :)

Ectima Contagioso

Fomos chamados a um rebanho de ovelhas, e constatamos que quase todo o rebanho estava a ser atacado pelo vírús do Ectima Contagioso, que é uma doença em que há aprecimento de vesículas a nível dos lábios, dos genitais, dos tetos e dos pés, que apesar de se autocontrolar em poucas semanas e geralmente não matar os adultos, provoca o emagrecimento e pode provocar a morte dos borregos por estes não poderem alimentar por causa das feridas na boca e também as mães não os deixam mamar porque também têm lesões nas mamas. Após isso, medicamos com antibióticos para evitarem infecções secundárias e analgésicos aos mais afectados, assim como dar biberão aos borregos. Prescrevemos também uma pomada de vaselina iodada para aplicação directa nas lesões. O proprietário deu-nos notícias que já estão melhores. O mesmo rebanho tinha sido acometido pela mesmam doença há três anos, que é o tempo médio de protecção pós esta doença nas ovelhas.


ectima
Colocado por Salvadorvet

O Video do Hamster

Um hamster dourado com diarreia e apatia , queixava-se a dona, que tem uma ligação admirável com as duzentas gramas de doçura e pêlo, que confidenciou-nos dormir com ele e ficar sempre muito triste sempre que ele apresenta alguma maleita. Após hidratação, medica-mo-lo e há dias telefonou-nos para nos dar a boa notícia que o hamster já estava de novo com a sua luxuriante actividade . :)


A Insofismável Hiperactividade do Marquês

O Marquês é um cachorro que veio à consulta no seu programam de primovacinação e desparasitações, mas porque tem uma admirável hiperactividade foi-nos impossível fotografá-lo e então só tivemos a solução de filmá-lo em toda a sua pujança Duracell. :)



marquês
Colocado por Salvadorvet

Prolapso Rectal Num Gatinho






Este gatinho cruzado de Siamês veios à nossa consulta com prolapso do recto, que posteriormente viemos a descobrir que terá sido devido à irritação intestinal causada por parasitas. Depois de tranquilizado resolvemos o prolapso e fez-se uma sutura em bolsa de tabaco á volta do ânus, com espaço suficiente para passarem as fezes amolecidas por um laxante. Após alguns dias veio para que retirássemos os pontos, tendo sido desparasitado anteriormente. E tudo acabou bem :)

Chinchiladas

a chegada à sala de consultas

os compridos incisivos superiores

o aparar dos dentes sobrecrescidos

logo após resolvermos o problema ela ensaia comer pedaços de ração próprios para chinchilas e que garantem um bom desgaste dentário


Tivemos hoje uma chinchila de 8 anos que se babava muito, emagrecia a olhos vistos e lacrimejava e não conseguia comer a comida habitual, mastigando só maçãs é bebendo água normalmente. Suspeitamos que tivesse algum problema com os dentes (que crescem permanentemente), resultando num pouco ou nenhum desgaste dos mesmos, causando assim traumatismos na boca. Ao observarmos o interior da boca, vislumbramos logo que os incisivos superiores tinham crescido tanto que faziam um arco para dentro da boca ate penetrarem no palato, causando dor e consequentemente a salivação. Imediatamente aparamos os dentes e quase logo a nossa nossa amiga chinchila ensaiou uma refeição com uma amostra de ração que lhe oferecemos para comemorar a sua "nova" dentadura . Para prevenir essa situação é importante oferecer uma ração adequada que tenha sido formulada de modo a causar um eficaz desgaste dos dentes e/ou proporcionar feno para que os dentes gastem-se convenientemente. Para observarmos os dentes molares, e porque a entrada da boca é muito pequena, tivemo de usar o otoscópio (o aparelho que serve para observar os ouvidos). :)

Parvovirose





Este super fofo Serra da Estrela bebé veio á nossa clínica com vómitos e diarreia com sangue, ainda sem vacinas e desparasitação. Após recolher a sua história, suspeitamos de uma Parvovirose que é uma gastroenterite hemorrágica que afecta os cachorros não vacinados e que é muito grave. Fizemos um teste rápido que se vê numa das fotos que confirmou as nossas suspeitas. O nosso amigo foi logo internado e espantosamente em três dias e meio ficou recuperado e após desparasitado, já está de volta ao lar. Volta daqui a uma semana para ser vacinado para que não apanhe mais doenças que podem ser protegidas eficazmente pelas vacinas. :)

Garfield



O Garfield é um gato tão meigo e tão simpático e lindo que nos despertou a simpatia desde o início. Ele chegou pelas mãos da sua nova dona porque terá sido abandonado pelos antigos donos que eram vizinhos da actual protectora que é muito amiga dos animais e já nossa conhecida há alguns anos bons. Garfield foi o nome que sugerimos e pegou! Chegou sem nome e com uma infecção urinária que lhe causava tanta irritação na bexiga que estava constantemente a urinar com sangue. Ficou um dia hospitalizado a soro para aumentar a sua diurese e juntamente com os antibióticos e uma ração que acidifica a urina expulsar as bactérias que se encontram alojadas na sua bexiga. E então não resistimos a filmar os mimos que lhe demos e que ele se dispôs logo a responder com boas ronronadelas. :)



Garfield
Colocado por Salvadorvet

Gatas da Agir



Nas fotos estão duas gatinhas recolhidas pela Associação Agir pelos Animais (dentro das transportadoras, no momento que voltavam para o lar de adopção) e que foram operadas pela Vetcondeixa, com oferta da nossa arte, num gesto que pretendemos contribuir para a redução dos animais abandonados e sensibilizar os donos a cuidarem dos seus animais como eles merecem :).

as