A Nossa Clínica

A Vetcondeixa, fundada em 30 de Dezembro de 1990, localiza-se em Condeixa-a-Nova, dispõe de generosas instalações, moderno equipamento e sofisticados meios auxiliares de diagnóstico.

Disponibiliza um horário de atendimento alargado, (de segunda a sexta da 10:00h as 13:00h e das 15:00h as 20:30h e aos sábados das 10:00h as 13:00h e das 15:00h as 18:00h) e uma equipa de profissionais atenta às necessidades dos clientes que nos visitam.

A nossa essência é a prestação de um serviço de excelência ao nível dos cuidados médicos de animais de companhia.

terça-feira, fevereiro 26, 2008

O Vitelo da Ruça



Temos imagens da vitela da Ruça para mostrar, agora que já tem dois meses de vida. A dona confidenciou-nos que ela vai ficar para fazer companhia à mãe na produção do leite para o queijo :)

sábado, fevereiro 23, 2008

O Diagnóstico da Gestação da Ruça

A dona Delminda e a sua vaquinha


A "Ruça"




Antes havia muitas vacas no nosso concelho e era usual chamarem-nos para alguma consulta, mas alguns anos depois de algumas políticas agrícolas mal geridas quase que acabaram a pequenas explorações rurais onde os animais são tratados pelo nome com carinho e os donos contam-nos toda a sua história não só clínica mas também da vivência afectiva do animal, e confesso que dificilmente disponibilizar-me-ia a dar assistência a uma exploração intensiva de animais onde estes são reduzidos ao economicismo puro. Neste dia uma senhora, cliente desde o início do nosso estabelecimento na região, chamou-nos para verificarmos se a vaquinha estava "cheia" (grávida) ou não para ela depois poder tomar as devidas providências, no caso de estar gestante positivo que seria deixar de a ordenhar aos sete meses de gestação (secá-la) até o termo do parto que são aos nove meses de gestação ou se estivesse "vazia" provavelmente voltar a inseminá-la. Fizemos esse filme para poder transmitir o ambiente delicioso da vida campestre da prática veterinária de província.







Pelos Animais

sexta-feira, fevereiro 22, 2008

Humor entre Cães

Encontrei aqui uma série de curiosidades sobre cães misturadas com fotos cheias de humor de conversas entre Whipets e trouxe para partilhar convosco:

Sabia que se o seu cão faz "whow whou" ao inves de "au au" ele deve ser francês? Cada país tem uma forma diferente de escrever o som emitido por um cão:
Alemanha - vow vow
Argentina - gua gua
Brasil - au au
Colômbia - gau gau
Estados Unidos - ruf ruf
Japão - won won
Rússia - guf guf
Tailândia - hong hong
Vietname - go go


Sabia que em 1988, um caniche provocou 3 mortes ao cair de uma varanda em Buenos Aires, na Argentina? Uma pessoa levou com o caniche na cabeça, a segunda foi atropelada por um autocarro quando via o cão a cair e a terceira faleceu de ataque cardíaco ao assistir à insólita cena.

Sabia que a frase “ O cão é o melhor amigo do homem ” é da autoria do advogado George Graham Vest e foi proferida em tribunal referindo-se a um cão de nome Old Drum? O caso ocorreu nos Estados Unidos em 1870 quando o animal foi abatido por um vizinho e o seu dono contratou Vest como advogado. O seu veemente discurso ficou na história e o canídeo viu-se homenageado numa estátua de bronze na cidade de Warrensbourg, onde tudo aconteceu. A história deste julgamento encontra-se ainda imortalizada no cinema, tendo como protagonista um cão que dá pelo nome de Ajax.






Sabia que a família CANIDAE inclui lobos, chacais, coiotes e cães?

Sabia que o cão dá sempre várias voltas no sítio onde vai defecar?




Sabia que estudos realizados pelos psicólogos Glyn Collis e June McNicholas, da Universidade de Warwick, demonstram que pessoas acompanhadas por um cachorro têm cerca de dez vezes mais chances de fazer amizades do que se estivessem sozinhas? O curioso é que as chances, diz o estudo, aumentam se o animal for mal encarado.



Sabia que quando um cão cheira o rabo a outro está a tentar identificar o companheiro? É pelo cheiro que os cães conseguem passar e receber informações importantíssimas, como posição hierárquica, medo, auto-confiança e ansiedade. Quando os cães são confiantes levantam o rabo ao alto e comprimem a glândula anal libertando um cheiro intenso. Já os tímidos e inseguros tentam cobrir o cheiro, enfiando os rabinhos entre as pernas.







Sabia que o rafeiro alentejano e o serra da estrêla foram considerados pela lei italiana como potencialmente perigosos?












Pelos Animais

A Porca Joana Teve Bebés

Um dia desses fomos chamados de urgência porque a porca Joana teve porquinhos surpreendendo o dono que não estava espera que ela desse à luz tão cedo. Mobilizaram rapidamente um espaço para ela estar com os seus bebés, mas a chamada tinha a ver com o facto de ela estar sem apetite e febril. Prontamente medicada após diagnosticarmos uma metrite pós parto devido à retenção placentária. Os bácorozinhos estavam a mamar e cheios de genica continuaram o seu labor, e apesar da doença a Joana nunca deixou de produzir leite e tivemos o cuidado de usar medicamentos que não afectassem nem os bácoros nem a sua produção de leite. Vejam o filme :)




Pelos Animais

O Gato Luca


O gato Luca veio à consulta com as donas, que apesar de ainda estarem muito sentidas com o passamento da Lua transbordam de carinho pelo Luca :)


Pelos Animais

O Maravilhoso Mundo da Medicina Exótica e Selvagem





Uma tartaruga marinha em recuperação é pesada e recolhemos sangue para análise

O sangue da tartaruga com os seus característicos glóbulos vermelhos com núcleo contrariamente aos mamíferos que não têm núcleo

Uma iguana de Leiria vem à nossa consulta


A iguana tinha uma personalidade bem vincada

E depois de algumas insistência lá nos permitiu que recolhêssemos algum sangue e observar ao microscópio, e observamos os seus característicos glóbulos vermelhos nucleados alguns glóbulos brancos


Uma tartaruga marinha boba (Caretta caretta ) com um papiloma na carapaça que foi removido depois cirurgicamente




Um papagaio cinzento com "picacismo" em que lhe restava uma última pena vermelha; um dos desafios mais frustrantes da medicina com psitacídeos, mas neste caso está a melhorar com as melhorias ambientais introduzidas :)








A Martinha :)



Uma falsa coral com prolapso da cloaca


A golfinha Martinha após arrojamento ainda apresentava lesões



Uma cegonha que nos foi entregue e que estava magra e com patologias pulmonares agora quase recuperada
A Martinha a nadar



Um ganso que tinha partido a asa




Este não é uma espécie considerada selvagem, até que nos arranhe ;)




Uma grande e maravilhosa Iguana verde





Nos braços do dono







A observação língua da iguana verde por entre os seus sopros de aviso ;)



Pelos Animais

Homenagem à Lua

Fomos chamados já a Lua tinha partido para os verdes prados onde todos os nossos cães um dia hão de passear livremente e correr felizes entre o sol e borboletas de todas as cores. Felizmente ela não sofreu na sua partida, mas deixou uma dona muito saudosa e inconsolável. Conhecemos a Lua desde pequenina e sabemos o quanto ela era amada. Agora na sua casa o gato Luca tenta desesperadamente preencher o espaço que ela deixou. Exprimimos aqui a nossa homenagem ao amor que ela dedicou à dona Alda e o indescritível carinho que a dona tinha por ela. A Lua ainda vive, porque as boas recordações ficam para sempre e fazem-nos viver. As fotos abaixo testemunham a grande ligação entre a Alda e a Lua :)




Pelos Animais

terça-feira, fevereiro 05, 2008

Bowie

O Bowie é um golden retriever muito lindo e que já foi pai com uma ajudinha nossa (servimos de intermediário entre ele e a cadela porque não tinham bom entendimento e por isso optou-se por inseminação artificial). Mas na madrugada do dia de carnaval a dona ao chegar à casa encontrou-o apático e com vómitos repetidos. Telefonou para o nosso número de urgência e depois veio à nossa clínica nessa madrugada. Ao toque rectal detectamos uma diarreia hemorrágica. Com o diagnóstico de Gastroenterite Hemorrágica, e que tem um bom prognóstico nos cães adultos, lá foi ele para casa a soro e medicação porque a dona entende do assunto e tinha disponibilidade para ele no feriado. Correu tudo bem e hoje ele apareceu na nossa clínica para mostrar-nos que em pouco tempo voltou à sua boa forma. Por estes dias vai comendo uma ração que ajuda os intestinos a recuperarem mais rapidamente e a dona que o adora muito vai repondo a ração anterior de forma progressiva. Boa Bowie.
O Bowie e a sua dona

O Bowie antes de ir para casa

Pelos Animais

sábado, fevereiro 02, 2008

Apelo Urgente


Recebemos este urgente apelo da Cláudia que passamos a publicar:



GATO CABEÇUDO, ZAROLHO E VELHO PROCURA VAGA NUM LAR.



Esta é a História do gato Tomé, uma história horrível da qual ele não foi o único protagonista.

Depois de ver o que vi, cheirar o que cheirei, passar o que passei para proteger o Tomé e os seus 16 amigos decidi que é uma historia que não pode deixar de ser contada….alem disso, quem sabe…não será a forma de encontrar melhores dias para o Tomésinho, que continua á espera de uma casa desde Maio.



Era uma vez, numa Vila dos arredores de Coimbra, uma senhora muito pobre que tem muita pena dos animais, por isso, sempre que encontra um, leva-o para aquilo a que chama casa……

Tentando ajudar esta senhora nas suas dificuldades deparei-me com a casa dos horrores: 14 gatos e 3 cães a viverem dentro de 14 m2, sem uma única janela, entrada de ar ou de luz, nem um único caixote de areia. Decidi ajudar aqueles animais e com muita paciência consegui contornar a dita senhora que confiou em mim e me deixou ir busca-los.

Nesse dia, em que tive de entrar no espaço, entrou-me um cheiro nauseabundo ate aos ossos, o chão estava coberto de xixi de gato e quase que não se podia meter um pé sem pisar um cocó.

Os animais estavam todos muito magros.

Os cães eram mansos, dois de porte pequeno e um pastor alemão.

Os gatos foram apanhados com caixas, atiravam-se contar as paredes e emitiam sons estranhos como UHUHUHUHUHUU.

Eram 9 fêmeas e estavam todas prenhas. Os 14 felinos foram esterilizados e vieram para Coimbra, ficaram alojados na garagem de uma amiga minha, um espaço habitável, com cozinha e muita luz. Diariamente alimentei-os, limpei as areias e não lhes podia tocar, cheguei ate a ser mordida…

Sempre que eu entrava uns escondiam-se, outros atiravam-se contar as paredes e emitiam sons como fantasmas…chamei-lhes os meus gatos poltergheist.

A minha ideia era encontrar uma quinta, onde eles pudessem viver de forma selvagem mas sempre com muita comidinha, mas o tempo foi passando e essa oportunidade não apareceu.

Como não podiam ficar eternamente na casa da minha amiga tive de os transferir para uma casa abandonada, fechada com redes onde pelo menos era possível a entrada de ar e de luz e ali permaneceram até há cerca de 1 semana.

O tempo passou e de Maio até agora os meninos poltergheist tornaram-se meninos de sofá e aos poucos foram adoptados e ate ao momento tiveram todos muita sorte pois vou tendo noticias frequentemente e fotos regulares no meu e-mail.

No entanto o Tomésinho ficou e por isso encontrei-lhe uma Camila de acolhimento temporário. No entanto, também ele tem direito a saber o que é o afecto de um lar e por isso não vou desistir ate encontrar uma casa para ele.

È um gato grande, daqueles cabeçudos!!! Tem mais de 6 anos mas uns dentes tão brancos que o veterinário ate perguntou se eram lavados!!!!

É praticamente cego de um olho devido a um traumatismo, pode ter sido sequela de um choque ou doença.

E neste contexto é um GATARRAO DE SONHO, Mia a pedir mimos, se me meter de joelhos e o chamar vem perto de mim, abraça-me e dá turrinhas…

É uma ternura e faz isso a toda a gente. Na Família Temporária estão encantados com ele, mas são estudantes estrangeiros em erasmos e por isso os seus dias naquela casa também estão contados.

Se não pode adoptar o Tomé ajude-me a divulga-lo e proporcionar-lhe o resto de uma vida confortável onde nunca mais sinta fome, frio ou falta de festinhas que tanto gosta.

Para adoptar 964403740 ou claudia.Sequeira@netvisao.PT




Pelos Animais

sexta-feira, fevereiro 01, 2008

A Martinha Golfinha Cresce e Brinca

A Martinha brinca :)

A jovem golfinha comum que arrojou em S.Martinho do Porto em Setembro do ano passado e que foi salva pela SPVS continua a crescer e já come só comida sólida (ainda que tenha de ser dado à boca) e por isso já se livrou das íncomodas intubações gástricas. A menina mamífera marinha já brinca com as bóias e interage com os seus amigos de duas patas, numa estratégia necessária para que ela se sinta confortável nesse seu "cativeiro" forçado essencial para a sua reabilitação e para que possa nuns breves meses voltar ao mar e cavalgar as ondas com os seus pares atrás dos cardumes de arenques. Neste filme observamos as suas inteligentes brincadeiras. Pena é que neste país não haja fundos disponibilizados para o fabuloso e dedicado trabalho da SPVS, que neste momento bate todos os recordes da Península Ibérica na recuperação de golfinhos arrojados. Já houve promessas de financiamento de piscinas e centros modernos de reabilitação, o que seria uma tremenda mais valia para Portugal, aproveitando a sua impressionante orla marítima, mas que à última da hora foram para outros projectos considerados "mais importantes". Mas felizmente que há vontade e luta e espírito de sacríficio, e até lá as Martinhas não hão de sucumbir devido à negligência propositada e interesses menos cristalinos. A bem dos Animais e da Natureza.




O Estado Interessante da Bianca

A Bianca junto à dona extremosa


Um destes dias recebo um telefonema aflito de uma cliente dona zelosa das suas gatas transmitindo a crescente preocupação perante estranhos sintomas que a sua jovem felina Bianca apresentava; que fazia uns ruídos estranhos , vocalizações inusitadas que paravam logo que ela fosse afagada, rebolando de seguida pelo chão ronronando alegremente. Então pedimos à nossa interlocutora que se conseguisse filmar era interessante. Conseguiu enviar-nos dois clips elucidativos. Fomos lá observar a menina gata e coincidentemente ela apresentava alguma inflamação das tonsilas palatinas (amígdalas) tenso sido medicada com um antibiótico que não possui contraindicações de maior, e porque relacionamos os ruidos com uma sensação de mal estar que viria da garganta e que surpreenderia a menina. Uns dias depois recebemos outro telefonema da mesma dona que nos informava que a Bianca parecia que tinha a barriga um pouco maior, mas sem certezas. Sugerimos logo uma ecografia na nossa clínica e assim foi. As probabilidades dela engravidar eram nulas ou quase, visto que o único gato da casa encontrava-se quase sempre num quarto espaçoso, sem acesso às gatas, a não ser nalguns momentos que ia para a sala, mas sempre sob vigilância das donas, isso porque ele é FIV positivo.


Surpresa das surpresas, a bianca está grávisa e bem! uma distração que o Sancho aproveitou :), mas também houve a preocupação de verificar se a Bianca teria contraído FIV nessa aventura, apesar de que os gatos não serem infectados geralmente deste modo, sendo principalmente pela saliva e pelas arranhadelas com troca de sangue. O teste realizado neste dia deu negativo, mas teremos de retestar a menina daqui a uns meses, após o parto, para assegurarmos a sua seronegatividade, que nos parece que vai acontecer.


Concluímos que o estranho comportamento da Bianca é consequência do movimento dos bebés na sua barriguinha porque como jovem mãe não está habituada a tais revoluções na intimidade do seu belo corpo felino, assustadando-se vocaliza, mas logo depois ao ser afagada reconhece que é da sua natureza de mãe e ronrona a transmitir tranquilidade a ela e aos bebés, presumimos. :)

Os filmes da Bianca:


Pelos Animais

Retratos de Família e Amigos :)












Pelos Animais