A Nossa Clínica

A Vetcondeixa, fundada em 30 de Dezembro de 1990, localiza-se em Condeixa-a-Nova, dispõe de generosas instalações, moderno equipamento e sofisticados meios auxiliares de diagnóstico.

Disponibiliza um horário de atendimento alargado, (de segunda a sexta da 10:00h as 13:00h e das 15:00h as 20:30h e aos sábados das 10:00h as 13:00h e das 15:00h as 18:00h) e uma equipa de profissionais atenta às necessidades dos clientes que nos visitam.

A nossa essência é a prestação de um serviço de excelência ao nível dos cuidados médicos de animais de companhia.

segunda-feira, outubro 30, 2006

Terminaram as Férias da Nana


A Nana volta para a casa depois de umas férias magníficas na Vetcondeixa, uma espécie de campo de trabalho de socialização acelerada e mapa das descobertas secretas. Além de agora ter conhecimento de todos os cantos da casa e ter aprendido todo o tipo de saltos, fugas e mil e uma maneiras de se esconder em ambientes diversos tais como prateleiras de medicamentos ou monte de livros de registos também agora é capaz de se dar com todo o tipo de animais. O medo inicial que tinha pelos cães ou pessoas estranhas transformou-se numa necessidade absoluta de tocar e cheirar tudo que parece vivo. Mesmo a tartaruga boba que esteve na clínica há dias mereceu uma especial atenção da Nana que investigou olfactivamente todo a caixa de água que trazia o quelónio. Mas a Nana volra para a casa onde vai reencontrar um incomensurável afecto dos donos que transpiram já uma inescondível saudade. Nós também ficamos com muitas saudades das suas ronronadelas e traquinices. Até breve Nana!

domingo, outubro 29, 2006

Cães e Gatos

O Peúga veio à consulta para o controle de uma otite que o assaltou. Já está melhor e muito em breve já não precisa fazer mais a medicação local, mas a limpeza dos ouvidas deverá ser regular para o resto da vida contribuindo para a prevenção das doenças auriculares. :)


Lembram-se do Neco que esteve internado com gastroenterite parasitária? Ele já teve alta e este é o momento em que a dona o abraça para o levar de volta ao lar aonde vão enchê-lo de miminhos para compensar este período em que ele esteve longe da família. Volta daqui a uns dias para pôr as vacinas em ordem evitando que alguma doença volte a agarrá-lo. Força Neco!


O Roger é um boxer meiguíssimo e os donos notaram que ele começou a andar com a cabeça inclinada para um lado e a abanar muito, e que tinha também um alto na cabeça. A dona que é enfermeira ficou muito apreensiva não fosse um tumor e correu para a clínica para vermos o Roger, antes que fosse tarde demais. Bom, a notícia foi uma agradável surpresa, porque o Roger não tinha mais que uma otite (inflamação do ouvido médio) que comprime o nervo simpático causando essa posição da cabeça. O alto na cabeça é devido à posição porque os ossos parecem mais proeminentes de um lado do que do outro. Agora aguardamos que ele regresse para controle e esperamos ter a boa notícia breve que ele já não abana a cabeça.


A Lucky é uma cadela conimbricense muito agitada em ambientes novos ou perante a presença de estranhos com seringas nas mãos. Uma vez fui vê-la ao domicílio e era tanta a sua agitação, correria e fuga que acabou por partir uma grande e antiga jarra chinesa. Mas o amor dos donos por ela é tão grande que suplantou a dedicação que têm à arte e à antiga jarra chinesa. Hoje veio à clínica fazer o rappel das vacinas, mas mesmo com todos os biscoitos, carinhos e ausência de bata não conseguiram mantê-la completamente tranquila, estando sempre pronta a pular da marquesa perante qualquer movimento menos previsto. Por fim cedeu e tudo correu tranquilamente. A não ser quando ela passa pela a rua que se tem de ter muito cuidado porque tal é a sua ânsia de partir que pode sair disparada para o meio da estrada. E por fim descobrimos acidentalmente que o dono e eu nascemos na mesma ilha :)

O Juvé é um caniche muito agitado e brincalhão, de uma actividade tão intensa e indescritível que os donos conscientes decidiram castrá-lo com o nosso apoio. É verdade que nos países mais a Norte, os cães que não são para reproducção são castrados aos seis meses à semelhança do que acontece com os gatos. Isso revela sempre um sentido de consciência cívica superior ao que estamos habituados. Além de contribuir para a redução das populações caninas errantes, sem donos e em sofrimento, diminui também as doenças dos cães, contribuindo para o bem estar da população canina em geral. O Juvé hoje veio tirar os pontos e a cicatriz está excelente, mas o difícil foi aturar o colar isabelino com tamanha agitação. Bem haja!

O Junior veio acompanhar a consulta da Peúga. Muito tímido não quis posar de frente para a foto :)
O David tem uma dermatite a dermatófitos e porque ainda é jovem foi feita uma primeira abordagem da sua doença através da aplicaçao tópica de medicamentos, que não resultaram em pleno. Agora voltou à consulta e resolvemos fazer um ataque mais a fundo recorrendo a medicamentos sistémicos para debelaram rapidamente o seu problema de pele que deixa a dona muito preocupada. A dona é uma pessoa muito consciente que tem contribuido para a protecção dos animais abandonados, como quando ocorreu uma crise em Condeixa quando descobrimos alguns cães presos num barracão sem comida, comendo os colegas mortos de fome. Nessa altura ela deu todo o apoio a ponto de ficar com uma das cadelas maltratadas e hoje é uma linda companheira dos outros animais que ela possui.


A Missy veio fazer as vacinas anuais e parte da família acompanhou-a nessa jornada. Pensamos que isso reduz a apreensão que alguns animai manifestam em ambientes não habituais aonde circulam seringas e estetoscópios com batas à mistura. Portou-se lindamente, sem manifestar nervosismo, e até posou para uma fotografia a solo.

Zara
A Zara já é uma velha conhecida nossa, tendo sido operada há algum tempo à glândula salivar mandibular. A dona adora a Zara, que foi encontrada abandonada há já um bom tempo. Hoje são unha com carne e veio porque uma fístula abriu na zona ventral à zona operada e , o que poderá ser a presença de resquícios das glândulas salivares. Instituimos uma terapêutica médica para evitar um nova cirurgia. Hoje ela veio com um amigo novo que foi salvo das cheias que houve me Coimbra.

O Bowie não veio hoje à nossa consulta, mas estando a atravessar o jardim em Condeixa, encontrei os donos e não resisti a fotografá-lo para postar no blog. Até breve Bowie :)

sábado, outubro 28, 2006

O Senhor dos Pombos



O Senhor dos Pombos
Colocado por Salvadorvet


Em Condeixa há um Sr. que passa as tardes a alimentar os pombos por um desígnio que ainda não nos apercebemos. Ou talvez não haja desígnio nenhum. O que interessa é que durante as tardes ele diverte-se a espalhar milho às aves que vêm em revoada logo que ele se senta.

sexta-feira, outubro 27, 2006

Em PLeno Sec XXI!!!

Vejam este vídeo clicando aquiDolphin massacre in Japan

Baby Swimmer

A Nana e a Água


As Férias da Nana na Vetcondeixa
Vídeo enviado por Salvadorvet

A Nana é uma gata super super querida, com uma actividade fabulosa.Brinca com tudo o que mexe começando pelas tampas das garrafas a um fio de água que escorre de uma torneira. Uma delícia que passou as férias na Vetcondeixa.

Caretta caretta








A tartaruga Caretta caretta teve de vir á clínica fazer um Rx e recolha de sangue, para verificarmos o seu estádo hígido. O Prof. Vingada da S.P.V.S. segura nela para fazermos o disparo do Rx de modo a poder observar -lhe os pulmões, que como se vê na chapa, têm alguma opacidade (infiltreações), resultante do facto de ela ter ficado presa numa rede e ter "respirado"alguma água. Além disso decobrimos um "grumo" que de início pensávamos ser bicos de lulas que ela teria comido no seu estômago, mas depois informaram-nos que no dia seguinte ela defecou um grumo de conchas de crustáceos, o que é estranho porque não faz parte da sua dieta habitual. Após esses procedimentos iniciamos antibioterapia e aguardamos o resultado das análises sanguíneas.

A Alta do Max




O Max tinha sido internado há dois dias com uma gastroenterite, e encontrava-se muito desidratado e prostrado. Após dois dias de fluidoterapia e medicação, recuperou as força e já no segundo dia já comia quase como antes de estar doente. Hoje o dono veio buscá-lo e depois de desparasitado voltou para casa, ainda com lguma medicação e daqui a uma semana inicia mos o protocolo vacinal para que estas mazelas não perturbem ao seu percurso existêncial. Muito agitado, como se quer um cachorro saudável, O Max finta a nossa objectiva e a autofocagem :)

Caleidoscópio Vet


O Rex é um braque alemão super meigo que foi encontrado abandonado e que depois de muitas diligências os actuais donos descobriram o anterior, mas este já não estava interessado em tê-lo de volta. Então, e porque têm muitos cães e também devido à natureza de liderança que o Rex possui, para evitar confrontos com os outros cães foi decidido castrar o rex. A cirurgia correu fabulosamente bem e rápida. Esta foto é de antes da cirurgia e a de baixo é a a seguir, em que o Rex ao acordar da cirurgia parece ainda mais activo do que antes, a querer subir para mim para me lamber.

O Picacio foi mordido por um outro cão na zona lombar e segundo os donos teria alguma dificuldade em locomover-se-se. Chamada de urgência e prontamente foi atendido. Tinha um bom furo na zona lombar provocado pelos dentes de um pastor alemão, mas que felizmente não tinha atingido nenhuma zona que afectasse a locomoção, e a dificuldade que sentia era devido ás dores. Feita a desinfecção, administramos e receitamos antibióticos, porque como se sabe a boca dos carnívoros é pejada de bactérias, e por isso há sempre um risco acrescido de infecção nessas situações. Saiu já com menos dores à custa de um analgésico injectável e daqui a uma semana vem de Soure para vermos se está tudo bem.

Este é o neco que está com um ar muito infeliz. O Neco tem uma gastroenterite parasitária e por isso ficou internado para que controlássemos os vómitos e a diarreia, recebendo fluidos e alimentação pela veia enquanto não recuperasse. Ele está a melhorar rapidamnete e pensamos que amanhã já terá alta. A Nana, a gata que está de férias adora ir meter-se com ele na sua jaula, enfiando a patinha pelos espaços das grades, a tal ponto que tivemos de proibí-la de entrar naquela zona enquanto o Neco estiver menos bem.






A Lassie estava com uma ligeira otite e imenso tártaro nos dentes. Após uma limpeza radical dos ouvidos e aplicação de antibiótico local foi destarterizada e aproveitamos para lhe cortar as unhas também. Explicamos aos donos que ela precisa de uma higiene diária dos dentes com uma pasta e escova próprias, senão daqui a poucos meses ela teria voltar e ser submetida a nova tranquilização e destarterização por ultra-sons. O tártaro nos dentes dos animais provoca periodontite que por sua vez, além da queda dos dentes, há o risco das bactérias se disseminarem pelo sangue até o coração , rins, articulações, etc, provocando lesões irreversíveis nesses orgãos.

Ao fim do dia fomos à casa do Valdemar da Associação AGIR dar uma olhadela nalguns gatos que estavam menos bem. O Valdemar é um benfeitor que acorre a qualquer hora e a qualquer lugar sempre que o assunto é um gato em perigo. Este Bosque da Noruega está bem de saúde, mas foi atraído pelo cheiro que os meus gatos deixaram em mim e fez-me uma delicada inspecção olfactiva antes que eu observasse os seus outros amigos.

Tucha




A Tucha foi a cadela que vagueava pelas ruas de Condeixa, excanzelada e que vivia à custa da boa vontade de algumas pessoas que a alimentavam e davam de beber. O seu destino periclitante de homeless terminou quando descobri estas adoráveis donas que a receberam e que hoje vieram para que retirássemos os pontos da cirurgia de esterilização a que ela foi submetida há cerca de dez dias. Está toda activa e agora continua ainda com mais força a sua actividade de escavar o jardim. E como não podia deixar de ser, durante essa sua deslocação à Condeixa, aproveitou para visitar a sua benfeitora de quando ela andava na rua e o reencontro foi emocionante.

quarta-feira, outubro 25, 2006

Wild Medicine









Recebemos um alerta da SPVS pelo fim da tarde: Uma Tartaruga de Couro (Dermochelys coriacea) de mais de 500Kg (é a maior tartaruga marinha, podendo atingir 900 Kg), foi apanhada por um arrastão e o corpo (ou seja, está morta) encontra-se na docapesca de Aveiro e vamos fazer a necrópsia. Já tinhamos colaborado na recuperação de uma tartaruga da mesma espécia que foi libertada com sucesso, e porque não são todos os dias que encontramos uma destas, tinha a curiosidade de ver como era a anatomia interna sem ser através dos livros ou de fotografias. Mas de qualquer modo não havia pressas e fui beber um cafezinho primeiro. Nova chamada: está viva! Afinal a tartaruga está viva! dizia o Prof. Vingada. Nova correria, carro na autoestrada e já estamos em Aveiro, mas entretanto já sairam com ela da docapesca e encontramo-la já a ser transportada em cima de um camião. Estava muito debilitada e o único movimento eram os dos olhos ao serem tocados. Tinha metido muita água nos pulmões enquanto esteve presa na rede do arrastão; estava em apneia (parava de respirar) com dispneias (respiração acelerada, descontrolada) intercaladas, que é típico destes animais quando tem dificuldades respiratórias. Transportada até às instalações da SPVS, ond está também nosso baby Nazaré, iniciamos a tentativa de recuperar a tartaruga, que saiu gorada devido ao estado muito debilitado e da inúmeras lesões que ela apresentava como se pode ver. Era uma fêmea e estava cheia de ovas. :(
A Lei de Murphy aqui funcionou, disse-nos a Marisa, bióloga da SPVS, ao telefone; temos mais uma tartaruga que foi apanhada numa rede. Neste caso foi feliz. Era uma juvenil Caretta caretta ou tartaruga careta ou boba que se encontrava em estado razoável e agora só falta fazer umas análises para decidirmos se ela já pode voltar ao mar donde sempre viveu e vai voltar. :)

Houve também um ganso patola com uma ferida perfurante, que felizmente não atingiu os sacos aéreos como se temia. Inspeccionada a ferida prescrevemos antibióticos e desinfecção regular da lesão com betadine bastante diluido em soro fisiológico. Pelas notícias recebidas a ferida já se fechou na sua abertura para o exterior. O patola come bem e anda bem. Só falta agora um dias desses irmos ao mar aberto e soltar a tartaruga e o patola, como já experienciamos anteriormente. Foi uma sensação de satisfação plena. Rara nestes dias de hoje. :)

S.Bernardo Maltratado






Recebemos uma denúncia de maus tratos a um S.Bernardo em S.Martinho do Bispo em Coimbra meses atrás e na altura fomos lá "meter o nariz" como é o nosso hábito nessas situações (doa a quem doer) e descobrimos um animal amoroso cheio de feridas e abandonado num espaço sujo e pequeno, sem carinho e vivendo à custa do que os vizinho lhe davam porque o dono pouco o ligava. Após denunciarmos o caso à Médica Veterinária da Câmara de Coimbra, ela foi célere no atendimento ao nosso pedido e foi vistoriar o lugar, mas o dono que já estava de sobreaviso tratou logo de dar banho ao cão e apresentou um documento de um colega meu que indicava que o cão estava a ser tratado das suas mazelas. Em conversa com a Veterinária Camarária, ela disse-me que no momento que foi ver o animal, ele já estava em condições minimamente aceitáveis e que se soubesse de alguma alteração para lhe comunicar. Agora o céu caiu outra vez para o nosso amigo que está em péssimas condições nesses dias de chuva como as fotos atestam. Contactei a minha colega outra vez que se mostrou disponível e deslocou-se ao local, mas parece que a lei não lhe dá muita margem de manobra e como as burocracias são mais do que muitas o animal vai ficar aí até que a justiça dos homens decida que este dono não pode continuar na posse do cão. Não conseguimos ainda entender porque é que ele insiste em continuar na posse do S.Bernardo se nem sequer tem tempo para passeá-lo ou mesmo pôr-lhe comida ou água no prato. Pensamos que uma conduta destas encaixa-se perfeitamente num quadro de um comportamento patológico de destruir e torturar. Se esta situação durar muito mais tempo já não haverá nada a fazer. Dentro de nós há uma profunda frustração com as demoras infinitas enquanto que o cão desfaz-se debaixo do telhado de zinco e no meio da lama nestes dias de temporal. Que culpa têm os animais dos pecados dos homens?
"Virá o dia em que a matança de um animal será considerada crime. Tanto quanto o assassinato de um homem." Leonardo da Vinci

terça-feira, outubro 24, 2006

A Alta do Rufus



Este é o Rufus, um simpático Labrador que esteve internado alguns dias com uma gastroenterite hemorrágica. A sua recuperação foi tão espectacular que surpreendeu tudo e todos, incluindo vets e dono. Agora, hoje, no dia da sua alta, o frenesim era tão intenso que dificilmente conseguimos fotografá-lo como atestam as imagens. Brevemente ele virá nos fazer uma visita para pormos em ordem o seu esquema vacinal e ficar protegido das principais maleitas que afectam os cães jovens. Boa Rufus!

Diário Animal

A Milu é uma gata muito, super, demais meiga. Ela foi esterilizada havia 3 dias, mas entretanto arrancou o penso e os donos vieram muito apreensivos com o receio que algum ponto tivesse arrebentado. Mas tudo estava muito bem e só pusemos um penso novo à Milu e ela só volta agora ao fim de uma semana para vermos se está tudo bem e tirar-lhe o colar isabelino ("funil") e restituir-lhe a sua visão lateral. O dono confessou-nos que ela ao chegar à casa quando voltava da clínica após a cirurgia começou a percorrer a casa com intensa actividade e a comer com apetite devorador.:)

Recebemos uma chamada de urgência durante a tarde da dona da Suka que se queixava que a cadela deitava sangue pela vagina havia algum tempo e que bebia muita água e pouco comia. A dona solicitou-nos uma deslocação ao domicílio com provável transporte da Suka se fossse necessário. De imediato acorremos à casa da Suka e avaliamos a situação que exigia uma ecografia, que fizemos na clínica e veio a confirmar o nosso diagnóstico de piómetra (infecção purulenta intrauterina). Devido à idade e aos antecedentes, seria arriscado fazer tentativas não cirúrgicas porque poderíamos permitir lesões irreversíveis durante esse tempo e optamos por uma cirurgia de urgência que correu muito bem. Amanhã de manhã a Suka tem alta e só volta depois para mudar o penso na zona da sutura.

O nosso amigo Max veio pelos braços do dono bastante desidratado com vómitos e diarreia. Sendo um cachorro de 5 meses está susceptível a determinadas viroses que provocam gastroenterites hemorrágicas. Devido ao seu estado de saúde delicado e apesar do prognóstico ser bom, optampos por interná-lo e agora ele está a soro com líquidos que lhe vão repor o equilíbrio de água e sais minerais no organismo bem como alimentá-lo. Hoje ao fim do dia já abanava a cauda e esperamos que dentro em breve ele volte para o seu lar na companhia dos seus amigos de sempre.

A Melissa veio mudar o penso de uma sutura na zona do flanco devido a um acidente que ela sofreu. Além disso mudamos os antibióticos orais para injectáveis porque ela não estava a tolerá-los muito bem e tinha uma manifesta redução do apetite. A dona possui muitos gatos e cães e confessou-nos que os seus animais estiveram a passar por uma maré de azar e que aconteceram muitas tropelias, e até um gatinho partiu uma pata e teve de ser submetido a uma operação ortopédica na clínica com a aplicação de uma cavilha intramedular. A Melissa volta depois para controle e nessa altura esperamos encontrá-la com o apetite mais regularizado. Apesar de tudo o peso dela manteve-se.


Esta é a Nana e está a passar férias na Clínica, uma excepção à regra que cumprimos à regra. A Nana está permanentemente solta durante o dia e é super curiosa explorando todos os recantos da casa. Hoje quando estávamos numa cirurgia alguém abriu a porta para entrar e ela de um salto já estava dentro do teatro operatório, entrando de seguida a nossa assistente Ângela que teve de tirá-la da sala antes que ela quisesse subir para a marquesa para espreitar literalmente para dentro da Suka que operamos hoje de urgência com sucesso. É muito meiga mas hoje não estava dada a fotografias e por isso a expressão contrariada de quem sabe que há melhores dias para bater uma chapa.